A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Roberto Célio Valadão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1131
http://hdl.handle.net/1843/75858
Resumo: Where does the need for pedagogical practices based on problematization and investigation in Geography classes come from? This article aims to highlight specific issues, pointed out by experts in Geography teaching, that lead us to reflect on how essential it is to establish a pedagogical approach aligned with the development of geographic reasoning in schools. In our view, the development of geographic reasoning in geography classes has a problematizing and investigative perspective, that is, it enables pedagogical practices that value significant knowledge, as indicated by experts. Because of this, we understand that the questions and themes chosen and categorized by us in this article and listed as relevant, even if organized in a small collection, present initial indications of the ideas that underlie the importance of developing geographic reasoning in the classroom.
id UFMG_e162683d3c2d5e08dfc46bc3096fbf18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/75858
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográficoThe problematization in geography classes and its importance in the development of geographic reasoningGeografia - Estudo e ensinoPedagogiaLógicaGeografia, Estudo e EnsinoPedagogiaLógicaWhere does the need for pedagogical practices based on problematization and investigation in Geography classes come from? This article aims to highlight specific issues, pointed out by experts in Geography teaching, that lead us to reflect on how essential it is to establish a pedagogical approach aligned with the development of geographic reasoning in schools. In our view, the development of geographic reasoning in geography classes has a problematizing and investigative perspective, that is, it enables pedagogical practices that value significant knowledge, as indicated by experts. Because of this, we understand that the questions and themes chosen and categorized by us in this article and listed as relevant, even if organized in a small collection, present initial indications of the ideas that underlie the importance of developing geographic reasoning in the classroom.De onde surge a necessidade de práticas pedagógicas alicerçadas na problematização e na investigação nas aulas de Geografia? Este artigo tem como objetivo destacar questões específicas, apontadas por especialistas do ensino de Geografia, que nos remetem a reflexões sobre o quão fundamental é o estabelecimento de um giro pedagógico alinhado segundo o desenvolvimento do raciocínio geográfico na escola. No nosso ponto de vista, o desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia tem perspectiva problematizadora e investigativa, ou seja, possibilita práticas pedagógicas que valorizam o conhecimento significativo, tal qual apontado por especialistas. Em virtude disso, compreendemos que as questões e os temas escolhidos e categorizados por nós neste artigo e elencados como relevantes, mesmo que organizados em uma pequena coletânea, apresentam indícios iniciais das ideias que fundamentam a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIAUFMG2024-08-30T20:22:44Z2024-08-30T20:22:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p113123182962http://hdl.handle.net/1843/75858porCaderno de GeografiaLúcio Antônio Leite Alvarenga BotelhoRoberto Célio Valadãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-30T20:22:45Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/75858Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-30T20:22:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
The problematization in geography classes and its importance in the development of geographic reasoning
title A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
spellingShingle A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
Geografia - Estudo e ensino
Pedagogia
Lógica
Geografia, Estudo e Ensino
Pedagogia
Lógica
title_short A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
title_full A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
title_fullStr A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
title_full_unstemmed A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
title_sort A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico
author Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
author_facet Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
Roberto Célio Valadão
author_role author
author2 Roberto Célio Valadão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
Roberto Célio Valadão
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Pedagogia
Lógica
Geografia, Estudo e Ensino
Pedagogia
Lógica
topic Geografia - Estudo e ensino
Pedagogia
Lógica
Geografia, Estudo e Ensino
Pedagogia
Lógica
description Where does the need for pedagogical practices based on problematization and investigation in Geography classes come from? This article aims to highlight specific issues, pointed out by experts in Geography teaching, that lead us to reflect on how essential it is to establish a pedagogical approach aligned with the development of geographic reasoning in schools. In our view, the development of geographic reasoning in geography classes has a problematizing and investigative perspective, that is, it enables pedagogical practices that value significant knowledge, as indicated by experts. Because of this, we understand that the questions and themes chosen and categorized by us in this article and listed as relevant, even if organized in a small collection, present initial indications of the ideas that underlie the importance of developing geographic reasoning in the classroom.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-30T20:22:44Z
2024-08-30T20:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1131
23182962
http://hdl.handle.net/1843/75858
url https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1131
http://hdl.handle.net/1843/75858
identifier_str_mv 23182962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caderno de Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829659414790144