Desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções nocontexto do autismo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Barbosa Sobrinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95
Resumo: Este trabalho se configura como um estudo de caso de um aluno portador de espectro do autismo, e teve por objetivo investigar seu desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções no contexto escolar, uma instituição da Rede Municipal de Belo Horizonte. A pesquisa partiu dos pressupostos da pesquisa-ação, e utilizou a observação como instrumento de investigação. Os dados foram analisados em diálogo com as contribuições de autores como Cunha, Santos e Vigotski. Pudemos concluir que uma criança portadora de autismo pode aprender e se desenvolver no contexto de uma escola regular desde que seja realizada uma intervenção docente coerente com suas especificidades. No caso em foco, a demonstração de afeto, pela professora, e a descoberta de que o aluno tinha preferência pelo desenho e pela pintura, constitui-se como importante elo de socialização e de abertura a novos conhecimentos.
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