O autismo pela ótica da diferença: respeito às singularidades nos processos de construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15354 |
Resumo: | Este trabalho analisa a história da educação no Brasil - abarcando a modalidade de educação especial -, conceitua o autismo e explora - com base nas políticas públicas - a perspectiva de inclusão. O objetivo é realizar associações entre a organização social e a educação, mostrando os problemas de uma divisão de classes que instaura padrões a serem seguidos, produzindo mecanismos de exclusão, perpetuando - através de uma visão limitada de educação - estigmas e rótulos. As abordagens teórica e metodológica foram abarcadas por pesquisas bibliográficas junto a uma entrevista com uma mãe de criança com autismo e uma experiência de estágio em uma escola da rede privada de Niterói, com uma criança diagnosticada com transtorno de espectro autista. Portanto, concluo que o profissional do âmbito educacional deve ter sua formação guiada para exercício de um olhar sensível às diferenças dos sujeitos e para reflexões acerca de suas próprias práticas de ensino. Assim, haverá condições necessárias para um trabalho que possa ser construído em conjunto com os estudantes, transformando a escola em um ambiente educacional mais democrático, solidário e alteritário |
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