Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudio dos Reis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFX
Resumo: Os acidentes de trânsito são um problema grave em todo o mundo. Somente no município de Belo Horizonte e no ano de 2012, segundo dados da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), ocorreram 15.254 acidentes de trânsito, envolvendo 26.660 veículos e 33.742 pessoas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as características das variáveis relacionadas aos acidentes de trânsito no município de Belo Horizonte no ano de 2012, estudar o risco de ferimento em indivíduo que se envolveu em acidente de trânsito em função das características desse indivíduo e também estudar o risco de fatalidade em acidente de trânsito em função das características do acidente. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pela BHTRANS e os métodos utilizados foram as Tabelas de Frequências Cruzadas, Teste Qui-quadrado de Pearson, Razão de Chances e seus respectivos Intervalos de Confiança. Os principais resultados foram: Grande parte dos envolvidos (73,67%) é do sexo masculino; o percentual de condutores dentre os envolvidos foi de 77,67% e 56,00% dos envolvidos apresentaram ferimentos. Na faixa etária de 16 a 30 anos, a chance de ferimento dos envolvidos em acidentes de trânsito representa apenas 5% da chance de ferimento dos envolvidos na faixa etária de 01 a 15 anos; entre os envolvidos de 31 a 45 anos e de 46 a 96 anos, a chance de ferimento representa 2% da chance de ferimento dos grupos das crianças (01 a 15 anos). Destacamos os tipos de acidentes com maior chance de ocorrência de fatalidade em relação ao tipo abalroamento/colisão de veículo com vítima: atropelamento com vítima chance igual a 6 vezes; choque mecânico com vítima chance igual a 3 vezes e capotamento/queda de veículo com vítima com chance quase 3 vezes em relação a referência.
id UFMG_288e2561962b0460fd9f823905c99a52
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AANMFX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ilka Afonso ReisEla Mercedes Medrano de ToscanoEdna Afonso ReisClaudio dos Reis2019-08-11T20:44:10Z2019-08-11T20:44:10Z2015-09-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFXOs acidentes de trânsito são um problema grave em todo o mundo. Somente no município de Belo Horizonte e no ano de 2012, segundo dados da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), ocorreram 15.254 acidentes de trânsito, envolvendo 26.660 veículos e 33.742 pessoas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as características das variáveis relacionadas aos acidentes de trânsito no município de Belo Horizonte no ano de 2012, estudar o risco de ferimento em indivíduo que se envolveu em acidente de trânsito em função das características desse indivíduo e também estudar o risco de fatalidade em acidente de trânsito em função das características do acidente. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pela BHTRANS e os métodos utilizados foram as Tabelas de Frequências Cruzadas, Teste Qui-quadrado de Pearson, Razão de Chances e seus respectivos Intervalos de Confiança. Os principais resultados foram: Grande parte dos envolvidos (73,67%) é do sexo masculino; o percentual de condutores dentre os envolvidos foi de 77,67% e 56,00% dos envolvidos apresentaram ferimentos. Na faixa etária de 16 a 30 anos, a chance de ferimento dos envolvidos em acidentes de trânsito representa apenas 5% da chance de ferimento dos envolvidos na faixa etária de 01 a 15 anos; entre os envolvidos de 31 a 45 anos e de 46 a 96 anos, a chance de ferimento representa 2% da chance de ferimento dos grupos das crianças (01 a 15 anos). Destacamos os tipos de acidentes com maior chance de ocorrência de fatalidade em relação ao tipo abalroamento/colisão de veículo com vítima: atropelamento com vítima chance igual a 6 vezes; choque mecânico com vítima chance igual a 3 vezes e capotamento/queda de veículo com vítima com chance quase 3 vezes em relação a referência.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaCurvas de frequênciaAcidentes de trânsito Belo Horizonte(MG)ProbabilidadesRazão de chancesAnálise descritiva e exploratória de dadoTabelas de frequênciasAcidente de trânsitoAnalíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_reisabril_2504.pdfapplication/pdf1226010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/1/monografia_final_reisabril_2504.pdfb826c01e482e28c5e4c9a923bd8bc84dMD51TEXTmonografia_final_reisabril_2504.pdf.txtmonografia_final_reisabril_2504.pdf.txtExtracted texttext/plain102419https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/2/monografia_final_reisabril_2504.pdf.txtcf85031f5886fcad5e5b923fab805d45MD521843/BUOS-AANMFX2019-11-14 07:20:05.487oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AANMFXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:20:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
title Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
spellingShingle Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
Claudio dos Reis
Razão de chances
Análise descritiva e exploratória de dado
Tabelas de frequências
Acidente de trânsito
Estatística
Curvas de frequência
Acidentes de trânsito Belo Horizonte(MG)
Probabilidades
title_short Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
title_full Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
title_fullStr Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
title_sort Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
author Claudio dos Reis
author_facet Claudio dos Reis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ilka Afonso Reis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ela Mercedes Medrano de Toscano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Edna Afonso Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudio dos Reis
contributor_str_mv Ilka Afonso Reis
Ela Mercedes Medrano de Toscano
Edna Afonso Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Razão de chances
Análise descritiva e exploratória de dado
Tabelas de frequências
Acidente de trânsito
topic Razão de chances
Análise descritiva e exploratória de dado
Tabelas de frequências
Acidente de trânsito
Estatística
Curvas de frequência
Acidentes de trânsito Belo Horizonte(MG)
Probabilidades
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Estatística
Curvas de frequência
Acidentes de trânsito Belo Horizonte(MG)
Probabilidades
description Os acidentes de trânsito são um problema grave em todo o mundo. Somente no município de Belo Horizonte e no ano de 2012, segundo dados da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), ocorreram 15.254 acidentes de trânsito, envolvendo 26.660 veículos e 33.742 pessoas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as características das variáveis relacionadas aos acidentes de trânsito no município de Belo Horizonte no ano de 2012, estudar o risco de ferimento em indivíduo que se envolveu em acidente de trânsito em função das características desse indivíduo e também estudar o risco de fatalidade em acidente de trânsito em função das características do acidente. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pela BHTRANS e os métodos utilizados foram as Tabelas de Frequências Cruzadas, Teste Qui-quadrado de Pearson, Razão de Chances e seus respectivos Intervalos de Confiança. Os principais resultados foram: Grande parte dos envolvidos (73,67%) é do sexo masculino; o percentual de condutores dentre os envolvidos foi de 77,67% e 56,00% dos envolvidos apresentaram ferimentos. Na faixa etária de 16 a 30 anos, a chance de ferimento dos envolvidos em acidentes de trânsito representa apenas 5% da chance de ferimento dos envolvidos na faixa etária de 01 a 15 anos; entre os envolvidos de 31 a 45 anos e de 46 a 96 anos, a chance de ferimento representa 2% da chance de ferimento dos grupos das crianças (01 a 15 anos). Destacamos os tipos de acidentes com maior chance de ocorrência de fatalidade em relação ao tipo abalroamento/colisão de veículo com vítima: atropelamento com vítima chance igual a 6 vezes; choque mecânico com vítima chance igual a 3 vezes e capotamento/queda de veículo com vítima com chance quase 3 vezes em relação a referência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T20:44:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T20:44:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFX
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/1/monografia_final_reisabril_2504.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/2/monografia_final_reisabril_2504.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b826c01e482e28c5e4c9a923bd8bc84d
cf85031f5886fcad5e5b923fab805d45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676884460699648