Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFX |
Resumo: | Os acidentes de trânsito são um problema grave em todo o mundo. Somente no município de Belo Horizonte e no ano de 2012, segundo dados da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), ocorreram 15.254 acidentes de trânsito, envolvendo 26.660 veículos e 33.742 pessoas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as características das variáveis relacionadas aos acidentes de trânsito no município de Belo Horizonte no ano de 2012, estudar o risco de ferimento em indivíduo que se envolveu em acidente de trânsito em função das características desse indivíduo e também estudar o risco de fatalidade em acidente de trânsito em função das características do acidente. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pela BHTRANS e os métodos utilizados foram as Tabelas de Frequências Cruzadas, Teste Qui-quadrado de Pearson, Razão de Chances e seus respectivos Intervalos de Confiança. Os principais resultados foram: Grande parte dos envolvidos (73,67%) é do sexo masculino; o percentual de condutores dentre os envolvidos foi de 77,67% e 56,00% dos envolvidos apresentaram ferimentos. Na faixa etária de 16 a 30 anos, a chance de ferimento dos envolvidos em acidentes de trânsito representa apenas 5% da chance de ferimento dos envolvidos na faixa etária de 01 a 15 anos; entre os envolvidos de 31 a 45 anos e de 46 a 96 anos, a chance de ferimento representa 2% da chance de ferimento dos grupos das crianças (01 a 15 anos). Destacamos os tipos de acidentes com maior chance de ocorrência de fatalidade em relação ao tipo abalroamento/colisão de veículo com vítima: atropelamento com vítima chance igual a 6 vezes; choque mecânico com vítima chance igual a 3 vezes e capotamento/queda de veículo com vítima com chance quase 3 vezes em relação a referência. |
id |
UFMG_288e2561962b0460fd9f823905c99a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AANMFX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ilka Afonso ReisEla Mercedes Medrano de ToscanoEdna Afonso ReisClaudio dos Reis2019-08-11T20:44:10Z2019-08-11T20:44:10Z2015-09-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFXOs acidentes de trânsito são um problema grave em todo o mundo. Somente no município de Belo Horizonte e no ano de 2012, segundo dados da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), ocorreram 15.254 acidentes de trânsito, envolvendo 26.660 veículos e 33.742 pessoas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as características das variáveis relacionadas aos acidentes de trânsito no município de Belo Horizonte no ano de 2012, estudar o risco de ferimento em indivíduo que se envolveu em acidente de trânsito em função das características desse indivíduo e também estudar o risco de fatalidade em acidente de trânsito em função das características do acidente. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pela BHTRANS e os métodos utilizados foram as Tabelas de Frequências Cruzadas, Teste Qui-quadrado de Pearson, Razão de Chances e seus respectivos Intervalos de Confiança. Os principais resultados foram: Grande parte dos envolvidos (73,67%) é do sexo masculino; o percentual de condutores dentre os envolvidos foi de 77,67% e 56,00% dos envolvidos apresentaram ferimentos. Na faixa etária de 16 a 30 anos, a chance de ferimento dos envolvidos em acidentes de trânsito representa apenas 5% da chance de ferimento dos envolvidos na faixa etária de 01 a 15 anos; entre os envolvidos de 31 a 45 anos e de 46 a 96 anos, a chance de ferimento representa 2% da chance de ferimento dos grupos das crianças (01 a 15 anos). Destacamos os tipos de acidentes com maior chance de ocorrência de fatalidade em relação ao tipo abalroamento/colisão de veículo com vítima: atropelamento com vítima chance igual a 6 vezes; choque mecânico com vítima chance igual a 3 vezes e capotamento/queda de veículo com vítima com chance quase 3 vezes em relação a referência.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaCurvas de frequênciaAcidentes de trânsito Belo Horizonte(MG)ProbabilidadesRazão de chancesAnálise descritiva e exploratória de dadoTabelas de frequênciasAcidente de trânsitoAnalíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_reisabril_2504.pdfapplication/pdf1226010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/1/monografia_final_reisabril_2504.pdfb826c01e482e28c5e4c9a923bd8bc84dMD51TEXTmonografia_final_reisabril_2504.pdf.txtmonografia_final_reisabril_2504.pdf.txtExtracted texttext/plain102419https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/2/monografia_final_reisabril_2504.pdf.txtcf85031f5886fcad5e5b923fab805d45MD521843/BUOS-AANMFX2019-11-14 07:20:05.487oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AANMFXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:20:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte |
title |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte Claudio dos Reis Razão de chances Análise descritiva e exploratória de dado Tabelas de frequências Acidente de trânsito Estatística Curvas de frequência Acidentes de trânsito Belo Horizonte(MG) Probabilidades |
title_short |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte |
title_full |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte |
title_sort |
Analíse dos acidentes de trânsito ocorridos em 2012 na acidente de Belo Horizonte |
author |
Claudio dos Reis |
author_facet |
Claudio dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ilka Afonso Reis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ela Mercedes Medrano de Toscano |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Edna Afonso Reis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudio dos Reis |
contributor_str_mv |
Ilka Afonso Reis Ela Mercedes Medrano de Toscano Edna Afonso Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Razão de chances Análise descritiva e exploratória de dado Tabelas de frequências Acidente de trânsito |
topic |
Razão de chances Análise descritiva e exploratória de dado Tabelas de frequências Acidente de trânsito Estatística Curvas de frequência Acidentes de trânsito Belo Horizonte(MG) Probabilidades |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Estatística Curvas de frequência Acidentes de trânsito Belo Horizonte(MG) Probabilidades |
description |
Os acidentes de trânsito são um problema grave em todo o mundo. Somente no município de Belo Horizonte e no ano de 2012, segundo dados da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), ocorreram 15.254 acidentes de trânsito, envolvendo 26.660 veículos e 33.742 pessoas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as características das variáveis relacionadas aos acidentes de trânsito no município de Belo Horizonte no ano de 2012, estudar o risco de ferimento em indivíduo que se envolveu em acidente de trânsito em função das características desse indivíduo e também estudar o risco de fatalidade em acidente de trânsito em função das características do acidente. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pela BHTRANS e os métodos utilizados foram as Tabelas de Frequências Cruzadas, Teste Qui-quadrado de Pearson, Razão de Chances e seus respectivos Intervalos de Confiança. Os principais resultados foram: Grande parte dos envolvidos (73,67%) é do sexo masculino; o percentual de condutores dentre os envolvidos foi de 77,67% e 56,00% dos envolvidos apresentaram ferimentos. Na faixa etária de 16 a 30 anos, a chance de ferimento dos envolvidos em acidentes de trânsito representa apenas 5% da chance de ferimento dos envolvidos na faixa etária de 01 a 15 anos; entre os envolvidos de 31 a 45 anos e de 46 a 96 anos, a chance de ferimento representa 2% da chance de ferimento dos grupos das crianças (01 a 15 anos). Destacamos os tipos de acidentes com maior chance de ocorrência de fatalidade em relação ao tipo abalroamento/colisão de veículo com vítima: atropelamento com vítima chance igual a 6 vezes; choque mecânico com vítima chance igual a 3 vezes e capotamento/queda de veículo com vítima com chance quase 3 vezes em relação a referência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T20:44:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T20:44:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AANMFX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/1/monografia_final_reisabril_2504.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AANMFX/2/monografia_final_reisabril_2504.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b826c01e482e28c5e4c9a923bd8bc84d cf85031f5886fcad5e5b923fab805d45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676884460699648 |