Efeitos do envolvimento do aprendiz na aquisição de habilidades motoras com conhecimento de resultados autocontrolado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RUFS8 |
Resumo: | Fornecer ao aprendiz controle sobre algum dos aspectos da prática tem sido demonstrado como benéfico para a aquisição de habilidades motoras. Dentre as possibilidades de controle está o fornecimento de CR, que tem mostrado em diversos estudos ser superior quando comparado a seus respectivos grupos pareados. Em virtude dos variados estudos que reportaram tais resultados, recentemente muita atenção tem sido voltada para uma melhor compreensão destes benefícios, através da proposição e testagem de hipóteses explanativas. Neste sentido este trabalho buscou investigar a hipótese do envolvimento através de um grupo pareado que era avisado antecipadamente do momento do recebimento do CR (GA), além dos tradicionais grupos autocontrolado (GAUT) e Yoked (GY). Foi utilizada uma tarefa de posicionamento manual de uma bola de tênis com sequência e tempo-alvo pré-definidos nas fases de aquisição, retenção e transferência. Participaram deste experimento 30 indivíduos de ambos os sexos (n=10), com faixa etária entre 18 e 35 anos. As análises conduzidas demonstraram que o GA e o GAUT foram superiores ao GY no teste de transferência. Também foram aplicados questionários que demonstraram a preferência do recebimento de CR após o que eram consideradas boas tentativas. A análise destas tentativas, entretanto, não corroborou o declarado nos questionários, já que não foi encontrada diferença significativa na comparação com as tentativas sem CR. Uma vez que o GA apresentou desempenho tão bom quanto o do GAUT, e não teve possibilidades de individualizar o seu recebimento de informações em função de suas necessidades, corroboram-se, portanto, os efeitos do envolvimento e maior engajamento no processamento de informações no autocontrole de CR na aquisição de habilidades motoras. |
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Rodolfo Novellino BendaUmberto Cesar CorreaGuilherme Menezes LageLucas Savassi Figueiredo2019-08-13T16:29:29Z2019-08-13T16:29:29Z2014-10-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RUFS8Fornecer ao aprendiz controle sobre algum dos aspectos da prática tem sido demonstrado como benéfico para a aquisição de habilidades motoras. Dentre as possibilidades de controle está o fornecimento de CR, que tem mostrado em diversos estudos ser superior quando comparado a seus respectivos grupos pareados. Em virtude dos variados estudos que reportaram tais resultados, recentemente muita atenção tem sido voltada para uma melhor compreensão destes benefícios, através da proposição e testagem de hipóteses explanativas. Neste sentido este trabalho buscou investigar a hipótese do envolvimento através de um grupo pareado que era avisado antecipadamente do momento do recebimento do CR (GA), além dos tradicionais grupos autocontrolado (GAUT) e Yoked (GY). Foi utilizada uma tarefa de posicionamento manual de uma bola de tênis com sequência e tempo-alvo pré-definidos nas fases de aquisição, retenção e transferência. Participaram deste experimento 30 indivíduos de ambos os sexos (n=10), com faixa etária entre 18 e 35 anos. As análises conduzidas demonstraram que o GA e o GAUT foram superiores ao GY no teste de transferência. Também foram aplicados questionários que demonstraram a preferência do recebimento de CR após o que eram consideradas boas tentativas. A análise destas tentativas, entretanto, não corroborou o declarado nos questionários, já que não foi encontrada diferença significativa na comparação com as tentativas sem CR. Uma vez que o GA apresentou desempenho tão bom quanto o do GAUT, e não teve possibilidades de individualizar o seu recebimento de informações em função de suas necessidades, corroboram-se, portanto, os efeitos do envolvimento e maior engajamento no processamento de informações no autocontrole de CR na aquisição de habilidades motoras.Providing the learner control over some of the practice aspects has been demonstrated as beneficial towards motor skill acquisition. Amongst the possibilities of self-control is the schedule of KR, which has shown in several studies advantages over its respective externally controlled Yoked groups. Due to these positive results, recently much attention has turned to better understanding such benefits, through proposing and testing of explanatory hypothesis. Thus, in this study we sought to pair the learner higher involvement induced by the self-control in a Yoked group, which was notified in advance about the KR trials (GA), besides the traditional self-controlled group (GAUT) and Yoked group (GY). The task consisted of transporting one tennis ball in a specified sequence and within a time constraint, in three phases: acquisition, retention and transfer. Thirty undergraduate volunteers of both sexes, aged 18 to 35, all novice in the task, participated of this study. The conducted analysis showed that GA and GAUT were superior to GY in transfer test. The participants also filled out questionnaires which confirmed the preference for receiving KR after what they thought were good trials. The analysis of such trials failed to find the reported data in the questionnaire, once there was no difference in the comparison of trials with and without KR. Considering that GA has shown to be as competent as GAUT, and was not able to individualize KR according to its needs, it is corroborated, therefore, the effects of task involvement and deeper information processing in the self-control of KR in motor skill acquisition.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação físicaAprendizagem motoraEnvolvimento do aprendizConhecimento de resultadosAutocontroleEfeitos do envolvimento do aprendiz na aquisição de habilidades motoras com conhecimento de resultados autocontroladoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlucas_savassi_figueiredo___disserta__o.pdfapplication/pdf1791607https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RUFS8/1/lucas_savassi_figueiredo___disserta__o.pdf3eaaa45c2097bbb65e770d41a19d5fa7MD51TEXTlucas_savassi_figueiredo___disserta__o.pdf.txtlucas_savassi_figueiredo___disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain152278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RUFS8/2/lucas_savassi_figueiredo___disserta__o.pdf.txt48179e9511e49db868a260880b81d426MD521843/BUOS-9RUFS82019-11-14 15:22:05.976oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RUFS8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:22:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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