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Marlusa GoslingJuliana Maria Magalhaes ChristinoJoão Albino Matos da SilvaMariana de Freitas CoelhoMaria Margarida Teixeira Custódio dos SantosLuciana Alves Rodas Vera2019-08-09T12:03:56Z2019-08-09T12:03:56Z2018-04-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3FP6PA economia compartilhada tem afetado diversas áreas como o Turismo por meio de organizações como o AirBnb e o CouchSurfing. O objetivo desta tese foi entender as motivações das pessoas para adotarem práticas de compartilhamento e de consumo colaborativo no âmbito do turismo. Após a realização da etapa qualitativa do estudo, foi incorporado outro objetivo ao estudo devido aos novos aspectos observados no trabalho de campo: entender a percepção de cocriação dos consumidores na utilização destas plataformas. Para alcançar tal objetivo, desenvolveu-se um estudo comparativo entre Brasil e Portugal sobre a economia compartilhada no contexto do turismo. O trabalho teve duas etapas (uma qualitativa e outra quantitativa), cuja coleta de dados foi realizada no Brasil e em Portugal. A etapa qualitativa envolveu entrevistas em profundidade com consumidores brasileiros e portugueses do AirBnb e do CouchSurfing, e análise de conteúdo. Os resultados da etapa qualitativa no Brasil relacionada ao CouchSurfing foram que a Economia de Custos, a Expectativa de Experiências Culturais Compartilhadas, a Expectativa de Construção de Vínculos Sociais, a Confiança, o Grau de Identificação entre Pares e a Utilidade Percebida foram os fatores principais motivadores para a utilização. Por outro lado, o medo de sofrer algum tipo de violência ou assédio, o receio de ser inconveniente com o host e o receio de falta de privacidade emergiram nas entrevistas e foram agrupados na categoria Risco Percebido. Outro resultado foi a categoria Percepção de Cocriação de Valor, na qual os consumidores relataram o que perceberam como cocriação de valor por meio das experiências com os anfitriões. Os resultados obtidos com as entrevistas realizadas em Portugal com consumidores de CouchSurfing foram que a Expectativa de Experiências Culturais Compartilhadas, a Expectativa de Construção de Vínculos Sociais, o Grau de Identificação entre Pares, a Confiança, a Influência Social e o Momento no ciclo de vida foram os fatores principais de motivação para a utilização. Já em relação aos resultados obtidos a partir das entrevistas com os consumidores do AirBnb do Brasil, notou-se que a Economia de Custos, a Expectativa por Experiências Culturais Compartilhadas, a Utilidade Percebida, e a Confiança foram os fatores principais para a utilização deste tipo de serviço. Também emergiu da etapa qualitativa do estudo a categoria Percepção de Cocriação. As entrevistas realizadas com os utilizadores do AirBnb de Portugal indicaram que a Economia de Custos, a Expectativa de Experiências Culturais Compartilhadas, a Utilidade Percebida, a Confiança e as Facilidades no Uso da plataforma foram os fatores principais para este tipo de consumo. A etapa quantitativa consistiu na realização de um survey com consumidores dessas plataformas. O modelo foi analisado por meio de Análise Fatorial Exploratória e Modelagem de Equações Estruturais. Os principais resultados da etapa quantitativa no que diz respeito à amostra do CouchSurfing do Brasil foram que a Expectativa de Desempenho, a Expectativa de Experiências Culturais Compartilhadas e de Construção de Vínculos Sociais, a Perspectiva Anti-Indústria e a Percepção de Cocriação têm relação com a Propensão para o Uso. Em relação à amostra do CouchSurfing de Portugal, os fatores motivadores foram a Expectativa de Desempenho, o Grau de Identificação entre Pares, a Percepção de Cocriação e a Perspectiva Anti-Indústria. Na amostra do AirBnb do Brasil, os fatores motivadores relacionados à Propensão ao Uso foram a Confiança, a Economia de Custos, a Expectativa de Desempenho, a Expectativa de Experiências Culturais Compartilhadas e de Construção de Vínculos Sociais, a Percepção de Cocriação e a Perspectiva Anti-Indústria. Em relação aos resultados da amostra do AirBnb de Portugal, notou-se que os fatores motivadores relacionados à Propensão ao Uso foram as Condições Facilitadoras, a Economia de Custos, a Expectativa de Desempenho, a Expectativa de Experiências Culturais Compartilhadas e de Construção de Vínculos Sociais, a Perspectiva Anti-Indústria e a Percepção de CocriaçãoThe sharing economy has affected several areas such as Tourism through organizations such as AirBnb and CouchSurfing. The objective of this thesis was to understand the motivations of the people to adopt practices of sharing and collaborative consumption in the scope of tourism. After completing the qualitative step of the study, another objective was incorporated into the study due to the new aspects observed in the fieldwork: to understand the perception of co-creation of the consumers in the use of these platforms. To achieve this goal, a comparative study was developed between Brazil and Portugal on the shared economy in the context of tourism. The work had two stages (one qualitative and another quantitative), whose data collection was performed in Brazil and Portugal. The qualitative phase involved indepth interviews with Brazilian and Portuguese consumers of AirBnb and CouchSurfing, and content analysis. The results of the qualitative step in Brazil related to CouchSurfing were that the Cost Economics, the Expectation of Shared Cultural Experiences, the Expectation of Friendship, Confidence, the Degree of Identification between Peers and Perceived Utility were the main motivating factors for use. On the other hand, the fear of suffering some type of violence or harassment, the fear of being inconvenient with the host and the fear of lack of privacy emerged in the interviews and were grouped in the Perceived Risk category. Another result was the Perception of Co-Creation of Value category, in which consumers reported what they perceived as co-creation of value through experiences with hosts. The results obtained with the interviews carried out in Portugal with consumers of CouchSurfing were that the Expectation of Shared Cultural Experiences, the Expectation of Friendship, the Degree of Identification between Peers, Confidence, Social Influence and Moment in the Life Cycle were the main motivation factors for the use. Regarding the results obtained from the interviews with AirBnb consumers in Brazil, it was noticed that the Cost Economics, the Expectation for Shared Cultural Experiences, Perceived Utility, and Confidence were the main factors for the use of this type of service. Also, the category of Co-creation Perception emerged from the qualitative stage of the study. The interviews conducted with AirBnb users from Portugal indicated that Cost Savings, Expectations of Shared Cultural Experiences, Perceived Usefulness, Trust and Facilities in the use of the platform were the main factors for this type of consumption. The quantitative step consisted of a survey with consumers of these platforms. The model was analyzed through Exploratory Factor Analysis and Modeling of Structural Equations. The main results of the quantitative stage with regard to the CouchSurfing sample from Brazil were that the Performance Expectation, the Expectation of Shared Cultural Experiences and the Construction of Social Links, the Anti-Industry Perspective and Co-creation Perception are related with the Propensity for Use. In relation to the CouchSurfing sample from Portugal, the motivating factors were the Performance Expectation, the Peer Identification Degree, the Co-creation Perception, and the AntiIndustry Perspective. In the AirBnb sample from Brazil, the motivating factors related to the Propensity for Use were Confidence, Cost Savings, Performance Expectations, Expectations of Shared Cultural Experiences and Social Bonding, Co-creation Perception and Antiindustry perspective. Regarding the results of the AirBnb sample from Portugal, it was noted that the motivating factors related to the Propensity for Use were the Facilitating Conditions, Cost Savings, Performance Expectations, Expectations of Shared Cultural Experiences and Construction of Social Bonds, the Anti-industry Perspective and the Perception of CocreationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTurismo BrasilComportamento do consumidorTurismo PortugalEconomia compartilhadaTurismoConsumo colaborativoAirbnbCouchsurfingCompartilhamentoCompartilhamento e consumo colaborativo no contexto do turismo: um estudo comparativo Brasil-Portugal sobre os antecedentes do comportamento do consumidor em plataformas de economia compartilhadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___luciana___vers_o_final.pdfapplication/pdf6938057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3FP6P/1/tese___luciana___vers_o_final.pdf81d9483322f9f3bfa257a13517141d2bMD51TEXTtese___luciana___vers_o_final.pdf.txttese___luciana___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain986946https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3FP6P/2/tese___luciana___vers_o_final.pdf.txtd457d975915d1221dc6a93a2e1999bf5MD521843/BUOS-B3FP6P2019-11-14 05:36:34.825oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B3FP6PRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:36:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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