Os intercambistas do Programa Minas Mundi: perfil, motivações e experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarah Luana Vieira Vilaça
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQQMB
Resumo: A tese aborda o fenômeno da internacionalização dos estudos universitários viabilizada por uma grande universidade pública brasileira e o faz sob o prisma das perspectivas teóricas da Sociologia da Educação, na medida em que se interessa pelos grupos sociais que se beneficiam de certos bens educacionais, pelas razões que os levam a buscá-los e pelos efeitos de uma experiência internacional na formação da juventude universitária contemporânea. O modo de aproximação do tema do internacional no ensino superior se faz do ponto de vista das motivações e práticas dos beneficiários dessas oportunidades institucionais de mobilidade, dos efeitos da experiência de mobilidade internacional na vida do graduando, considerando o tipo de projeto formulado pelos jovens e vislumbrando o intercâmbio na perspectiva das experiências identitárias e da formação do sujeito cosmopolita. A escolha do campo empírico recaiu sobre o Programa Minas Mundi de mobilidade acadêmica para graduandos da UFMG. Um questionário foi aplicado aos 171 estudantes que participaram do referido Programa em seu edital 2014, visando à identificação do perfil social e acadêmico dos intercambistas. Além disso, foram realizadas duas entrevistas semidiretivas com 25 desses estudantes (uma antes e outra depois do intercâmbio), totalizando 50 entrevistas. Os resultados obtidos indicaram a existência de dois grupos de beneficiários do Programa Minas Mundi, com condições sociais e acadêmicas distintas. Os dois grupos também se distinguem quanto à motivação para o intercâmbio, a qual oscila entre os fatores de ordem mais pragmática e imediata (para os estudantes socialmente desfavorecidos) e uma motivação mais voltada para aspectos identitários e de realização pessoal (caso dos estudantes socialmente favorecidos). Contudo, no que tange aos efeitos da experiência internacional, os dois grupos se aproximam na aquisição de disposições cosmopolitas e nas metamorfoses identitárias experimentadas, com destaque para a oportunidade de autoconhecimento e de desenvolvimento do sentimento de autonomia, contribuindo assim para o ritual de passagem para a vida adulta.
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O modo de aproximação do tema do internacional no ensino superior se faz do ponto de vista das motivações e práticas dos beneficiários dessas oportunidades institucionais de mobilidade, dos efeitos da experiência de mobilidade internacional na vida do graduando, considerando o tipo de projeto formulado pelos jovens e vislumbrando o intercâmbio na perspectiva das experiências identitárias e da formação do sujeito cosmopolita. A escolha do campo empírico recaiu sobre o Programa Minas Mundi de mobilidade acadêmica para graduandos da UFMG. Um questionário foi aplicado aos 171 estudantes que participaram do referido Programa em seu edital 2014, visando à identificação do perfil social e acadêmico dos intercambistas. Além disso, foram realizadas duas entrevistas semidiretivas com 25 desses estudantes (uma antes e outra depois do intercâmbio), totalizando 50 entrevistas. Os resultados obtidos indicaram a existência de dois grupos de beneficiários do Programa Minas Mundi, com condições sociais e acadêmicas distintas. Os dois grupos também se distinguem quanto à motivação para o intercâmbio, a qual oscila entre os fatores de ordem mais pragmática e imediata (para os estudantes socialmente desfavorecidos) e uma motivação mais voltada para aspectos identitários e de realização pessoal (caso dos estudantes socialmente favorecidos). Contudo, no que tange aos efeitos da experiência internacional, os dois grupos se aproximam na aquisição de disposições cosmopolitas e nas metamorfoses identitárias experimentadas, com destaque para a oportunidade de autoconhecimento e de desenvolvimento do sentimento de autonomia, contribuindo assim para o ritual de passagem para a vida adulta.The thesis investigates the phenomena of the internationalization of university students, as made viable by one of Brazils large public universities, and does so in light of the theoretical perspectives of the Sociology of Education, to the degree in which it is of interest to the social groups that benefit from such educational offerings; the reasons which lead them to seek these opportunities; and the effects an international experience has upon the formation of the contemporary university youth. The method of approach towards the subject of internationalization of university studies is conducted from the viewpoint of the motivating factors and practices of the beneficiaries of such institutional mobility opportunities through the effects of the experience of institutional mobility upon the life of the graduate, taking into account the type of project formulated by the young people involved and by highlighting the exchange from the perspective of the identity experiences and the shaping of the cosmopolitan subject. The choice of the empirical field fell to the program of academic mobility, Minas Mundi, for graduates of UFMG (the Federal University of Minas Gerais). A questionnaire was responded to 171 students who participated in the aforementioned program as cited in its 2014 review, with the aim of identifying the social and educational profile of the exchange-program candidates. Further to this, two semi-directed interviews were held with 25 of these students (one prior to, and the other following the exchange), comprising 50 interviews in total. The results indicated the existence of two groups of beneficiaries of the Minas Mundi Program, each with differing social and academic conditions. The two groups were further distinguished by their motivation towards the exchange program, which oscillated between more immediate and pragmatic factors (for students from a lower social standing) to motivations involving more the aspects of personal identity and realization (for students from higher social classes). Nevertheless, in terms of the international experience, both groups proved similar in respect of acquiring a cosmopolitan disposition and in the metamorphosis of identity they experienced, with a highlight on the opportunity of self recognition and understanding and on the development of the sense of autonomy, thus contributing to the rites of passage towards adult life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProgramas de intercambio de estudantesEducaçãoEnsino superiorGlobalizaçãoIntercâmbio educacionalIntercâmbio estudantilMobilidade internacional discenteInternacionalização dos estudosOs intercambistas do Programa Minas Mundi: perfil, motivações e experiênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado_sarah_vilaca.pdfapplication/pdf1761271https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQQMB/1/tese_doutorado_sarah_vilaca.pdf182106e16c81637524390e16bcc32670MD51TEXTtese_doutorado_sarah_vilaca.pdf.txttese_doutorado_sarah_vilaca.pdf.txtExtracted texttext/plain450180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQQMB/2/tese_doutorado_sarah_vilaca.pdf.txt104d1dea0cab171383bf6b7a9da0dd38MD521843/BUOS-AQQQMB2019-11-14 05:53:05.91oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQQMBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:53:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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