Mobilidade internacional discente: perfis e motivações do estudante estrangeiro na UFMG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TJTD |
Resumo: | No diálogo com os estudos sobre a internacionalização do ensino superior e com as abordagens sociológicas acerca da mobilidade internacional discente, buscou-se traçar o perfil social e acadêmico dos estudantes estrangeiros matriculados na UFMG por meio de convênios e acordos internacionais em nível de graduação no ano de 2017. Buscou-se ainda investigar os motivos por eles declarados para a participação em programas de mobilidade internacional. A pesquisa fundamentou-se em dados secundários obtidos junto à Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, assim como em dados primários resultantes da aplicação de questionário (N=92) e da realização de entrevistas com um pequeno grupo de alunos estrangeiros (N=8). No que concerne ao perfil dos estudantes estrangeiros, verificou-se uma predominância de estudantes do sexo masculino, com idade variando majoritariamente entre 21 e 24 anos, sem atividade remunerada e provenientes, em sua maioria, dos países ditos do Sul, com prevalência dos continentes da África e da América Latina/Caribe. Quanto às áreas do conhecimento, verificou-se uma prevalência feminina nas Ciências Humanas, Letras e Artes. No plano das motivações, os resultados evidenciaram que os estudantes oriundos de países desenvolvidos ditos do Norte consideram a estadia no exterior como uma oportunidade de desenvolvimento de disposições de autonomia pessoal e de descoberta de outras culturas, além de propiciar o aprimoramento da proficiência em outro idioma. Já os estudantes vindos de países menos desenvolvidos, buscam, na experiência de mobilidade internacional, sobretudo, uma ocasião de qualificação acadêmica e de ampliação de suas condições futuras de empregabilidade. Para esses últimos, o valor e a reputação do diploma emitido pela UFMG em seus países de origem foram fatores mobilizadores importantes na decisão de partir para o exterior. |
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Maria Alice de Lima Gomes NogueiraMiriam Lucia dos Santos JorgeCatarina Barbosa Torres GomesClaudio Marques Martins NogueiraMarina Alves AmorimEber Feliciano de Oliveira2019-08-10T13:56:11Z2019-08-10T13:56:11Z2018-08-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TJTDNo diálogo com os estudos sobre a internacionalização do ensino superior e com as abordagens sociológicas acerca da mobilidade internacional discente, buscou-se traçar o perfil social e acadêmico dos estudantes estrangeiros matriculados na UFMG por meio de convênios e acordos internacionais em nível de graduação no ano de 2017. Buscou-se ainda investigar os motivos por eles declarados para a participação em programas de mobilidade internacional. A pesquisa fundamentou-se em dados secundários obtidos junto à Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, assim como em dados primários resultantes da aplicação de questionário (N=92) e da realização de entrevistas com um pequeno grupo de alunos estrangeiros (N=8). No que concerne ao perfil dos estudantes estrangeiros, verificou-se uma predominância de estudantes do sexo masculino, com idade variando majoritariamente entre 21 e 24 anos, sem atividade remunerada e provenientes, em sua maioria, dos países ditos do Sul, com prevalência dos continentes da África e da América Latina/Caribe. Quanto às áreas do conhecimento, verificou-se uma prevalência feminina nas Ciências Humanas, Letras e Artes. No plano das motivações, os resultados evidenciaram que os estudantes oriundos de países desenvolvidos ditos do Norte consideram a estadia no exterior como uma oportunidade de desenvolvimento de disposições de autonomia pessoal e de descoberta de outras culturas, além de propiciar o aprimoramento da proficiência em outro idioma. Já os estudantes vindos de países menos desenvolvidos, buscam, na experiência de mobilidade internacional, sobretudo, uma ocasião de qualificação acadêmica e de ampliação de suas condições futuras de empregabilidade. Para esses últimos, o valor e a reputação do diploma emitido pela UFMG em seus países de origem foram fatores mobilizadores importantes na decisão de partir para o exterior.In the dialogue between the studies on the internationalization of higher education and the sociological approaches to international student mobility, we sought to outline the social and academic profile of foreign students enrolled at UFMG through international agreements and exchange programs at the undergraduate level in the year 2017. It was also sought to further investigate the reasons they declared for participation in international mobility programs. The research was based on secondary data obtained from the UFMG International Relations Office, as well as on primary data resulting from the application of a questionnaire (N=92) and interviews with a small group of foreign students (N=8). Regarding the profile of foreign students, there was a predominance of male students, ranging in age mainly from 21 to 24 years old, with no gainful activity, mostly from the "South" countries, with the prevalence of continents of Africa and Latin America / Caribbean. As for the areas of scientific knowledge, there was a female prevalence in Human Sciences, Languages and Arts. In terms of motivations, the results showed that students from developed countries from the "North" consider the stay abroad as an opportunity to develop dispositions of personal autonomy and discovery of other cultures, as well as a means to improve the proficiency in another language. On the other hand, students coming from less developed countries seek in the experience of international mobility, above all, an opportunity for academic qualification and expansion of their future conditions of employability. For the latter, the value and reputation of the diploma issued by the UFMG in their countries of origin were important mobilizing factors in the decision to go abroad.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducacao e globalizacaoProgramas de intercambio de estudantesEducaçãoEnsino superiorIntercâmbio educacionalEstudantes universitáriosMobilidade Internacional DiscenteInternacionalização do Ensino SuperiorMobilidade internacional discente: perfis e motivações do estudante estrangeiro na UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeber_f._oliveira___disserta__o_mestrado___final.pdfapplication/pdf3810441https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5TJTD/1/eber_f._oliveira___disserta__o_mestrado___final.pdf08c859f95ae4ff35445578db1bf770bdMD51TEXTeber_f._oliveira___disserta__o_mestrado___final.pdf.txteber_f._oliveira___disserta__o_mestrado___final.pdf.txtExtracted texttext/plain263094https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5TJTD/2/eber_f._oliveira___disserta__o_mestrado___final.pdf.txt0bbc121995e7c74a2a9ce97c9c4accc2MD521843/BUOS-B5TJTD2019-11-14 03:44:46.976oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B5TJTDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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