Trabalho docente: uma proposta de reflexão por meio do grupo operativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano Pereira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFZG
Resumo: A escola deve ser por excelência o local em que o professor possa exercer suas funções, mas para isso é necessário uma organização voltada para os processos educativos, incluindo a preocupação do bem estar social, físico e mental do docente. A partir dessa perspectiva o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção que tem por objetivo propor a criação de um espaço para reflexão do docente sobre sua prática profissional, na Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira, localizada no município de Belo Horizonte. O mesmo visa sensibilizar os docentes sobre a importância do acompanhamento psicossocial como possibilidade de minimizar o adoecimento pelo estresse laboral. Para embasar esse projeto foi realizada uma revisão bibliográfica onde utilizou-se livros e artigos científicos que versassem sobre o trabalho docente; cotidiano escolar; desvalorização docente; profissão docente; saúde dos professores; adoecimento docente; condições de trabalho; grupos operativos. Além disso, foram utilizadas publicações do Ministério da Saúde, livros técnicos, dissertação de mestrado e módulos do CEFPEPS. O projeto de intervenção será operacionalizado por meio de grupos operativos, os quais acontecerão nos dias da reunião pedagógica mensal da escola. Os temas abordados são: baixos salários, precarização das condições de trabalho, falta de comprometimento dos discentes nas atividades pedagógicas, falta de apoio familiar nas questões referentes ao ensino/aprendizagem dos alunos. Os participantes poderão contribuir com temas que julgarem pertinentes. Pretende-se criar um espaço onde o professor possa compartilhar questões do cotidiano escolar e das políticas públicas para a área da educação que afetam o seu fazer diário com a finalidade de minimizar riscos e agravos à saúde docente.
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