spelling |
Amanda Marcia dos Santos ReinaldoEliana Aparecida VillaAdriano Pereira da Silva2019-08-11T07:41:15Z2019-08-11T07:41:15Z2015-06-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFZGA escola deve ser por excelência o local em que o professor possa exercer suas funções, mas para isso é necessário uma organização voltada para os processos educativos, incluindo a preocupação do bem estar social, físico e mental do docente. A partir dessa perspectiva o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção que tem por objetivo propor a criação de um espaço para reflexão do docente sobre sua prática profissional, na Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira, localizada no município de Belo Horizonte. O mesmo visa sensibilizar os docentes sobre a importância do acompanhamento psicossocial como possibilidade de minimizar o adoecimento pelo estresse laboral. Para embasar esse projeto foi realizada uma revisão bibliográfica onde utilizou-se livros e artigos científicos que versassem sobre o trabalho docente; cotidiano escolar; desvalorização docente; profissão docente; saúde dos professores; adoecimento docente; condições de trabalho; grupos operativos. Além disso, foram utilizadas publicações do Ministério da Saúde, livros técnicos, dissertação de mestrado e módulos do CEFPEPS. O projeto de intervenção será operacionalizado por meio de grupos operativos, os quais acontecerão nos dias da reunião pedagógica mensal da escola. Os temas abordados são: baixos salários, precarização das condições de trabalho, falta de comprometimento dos discentes nas atividades pedagógicas, falta de apoio familiar nas questões referentes ao ensino/aprendizagem dos alunos. Os participantes poderão contribuir com temas que julgarem pertinentes. Pretende-se criar um espaço onde o professor possa compartilhar questões do cotidiano escolar e das políticas públicas para a área da educação que afetam o seu fazer diário com a finalidade de minimizar riscos e agravos à saúde docente.The school must be par excellence where the teacher can perform their functions, but this requires an organization dedicated to the educational processes, including concern for the welfare, mental and physical. From this perspective the present work presents a proposal for intervention which aims to propose the creation of a space for reflection on professional practice teacher, at Municipal School Monsignor Arthur de Oliveira, located in the municipality of Belo Horizonte. The same aims to raise awareness among teachers about the importance of psychosocial accompaniment as possibility to minimize the illness by stress. To support this project was performed a literature review where we used books and scientific articles on the teaching work; School every day; teaching devaluation; teaching profession; health of teachers; teacher illness; working conditions; operating groups. In addition, the Ministry of health, technical books, and dissertation and CEFPEPS modules used publications. The intervention project will be operationalized through operating groups, which will happen in the days of the pedagogical school's monthly meeting. The topics covered are: low salaries, precarious working conditions, lack of commitment of the students in the pedagogical activities, lack of family support on issues related to the teaching/learning of students. Participants can contribute with themes they consider pertinent. The aim is to create a space where the teacher can share everyday issues and public policy in the area of education that affect your do with the purpose of minimizing risks and harms to health.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeProfessorTrabalhoProfissãoDoençaSaúdeTrabalho docente: uma proposta de reflexão por meio do grupo operativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALadriano_pereira_da_silva.pdfapplication/pdf6757981https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFZG/1/adriano_pereira_da_silva.pdf0495e9ff6eab885f2ccd67f2bc96156eMD51TEXTadriano_pereira_da_silva.pdf.txtadriano_pereira_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain28556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFZG/2/adriano_pereira_da_silva.pdf.txtd7b48d293267366b4671d0a6bf725cf6MD521843/BUBD-9ZWFZG2019-11-14 11:42:47.159oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFZGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:42:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|