A universidade, a história e o historiador : o itinerário intelectual de Francisco Iglésias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Soares Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50230
Resumo: This thesis sought to, trough the study of the Francisco Iglésias intellectual itinerary between 1940 and 1990, recover the historical dynamics that had led to institutionalization of historical knowledge as a social science inside the university. We questioned the historian métier, with their notions and practices, inside the Brazilians universities in order to have a better understanding of what it means to write history in this “place”, after all, his objects, his methods and his techniques came from there. Besides, we tried to comprehend how Francisco Iglésias has incorporated the “discourse on language” of university historical knowledge and how these efforts had influenced his writings and his relationships with the historian’s community.
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spelling A universidade, a história e o historiador : o itinerário intelectual de Francisco IglésiasHistoriografiaFrancisco IglésiasHistória intelectualHistória - TesesHistoriadores - TesesHistoriografia - TesesIglésias, Francisco, 1923-1999This thesis sought to, trough the study of the Francisco Iglésias intellectual itinerary between 1940 and 1990, recover the historical dynamics that had led to institutionalization of historical knowledge as a social science inside the university. We questioned the historian métier, with their notions and practices, inside the Brazilians universities in order to have a better understanding of what it means to write history in this “place”, after all, his objects, his methods and his techniques came from there. Besides, we tried to comprehend how Francisco Iglésias has incorporated the “discourse on language” of university historical knowledge and how these efforts had influenced his writings and his relationships with the historian’s community.Através do estudo do itinerário intelectual do historiador Francisco Iglésias entre as décadas de 1940 e 1990, esta tese buscou reaver uma parte da dinâmica histórica que levou à disciplinarização do conhecimento histórico como uma ciência social dentro da universidade. Interrogamos as noções e as práticas do ofício de historiador na universidade brasileira com o objetivo de ter uma melhor compreensão do que quer dizer fazer história neste “lugar”. Daí emergiram os objetos, os métodos, os conceitos, as técnicas e os horizontes teóricos que presidiram os modelos historiográficos nos quais Francisco Iglésias se apoiou. Como se configurou o percurso intelectual e discursivo que permitiu o seu credenciamento na restritiva ordem do discurso universitário sobre a História e em que medida ele se afastou, criou ou ampliou os princípios de coerção impostos por esta ordem através de sua escrita da história e de sua relação com a comunidade de historiadores são algumas das questões que procuramos responder.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIAPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGJosé Carlos Reishttp://lattes.cnpq.br/0668531706514549João Antônio de Paulahttp://lattes.cnpq.br/3668034142106367Marieta de Moraes FerreiraKátia Gerab BaggioRebeca Contijo TeixeiraAlessandra Soares Santos2023-02-20T14:36:04Z2023-02-20T14:36:04Z2013-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/50230porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-20T14:36:04Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50230Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-20T14:36:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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