Profissão docente: visões de licenciandos de ciências biológicas em diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Reis de Pinho Tavares
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85KJV6
Resumo: A formação de professores tem sido objeto de intensas pesquisas no campo da educação. Paralelamente, houve um grande avanço no estudo dos processos de ensino aprendizagem entre estudantes do ensino básico em programas de educação formal, com uma crescente valorização do papel das interações discursivas. Porém, pouco se sabe acerca desses processos quando se trata de professores em formação inicial. O presente trabalho buscou caracterizar as visões de licenciandos acerca da profissão docente em dois contextos distintos: na sala de aula de uma disciplina de estágio curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e em entrevistas individuais. Acreditamos que essa disciplina seria um espaço privilegiado para pesquisas por representar um momento de confluência entre experiências acadêmicas e experiências na escola. Primeiramente, buscamos identificar e descrever as concepções acerca da profissão docente e o trabalho docente construídas por licenciandos no contexto da sala de aula de uma disciplina de estágio supervisionado que era a primeira experiência formal de contato com o contexto escolar no curso de licenciatura em ciências biológicas. Além disso, pretendemos contrastar tais concepções sobre a profissão e o trabalho docente com aquelas construídas em contextos externos à sala de aula da disciplina, após o mapeamento e descrição das idéias centrais apresentadas em um episódio e em entrevistas individuais. Inicialmente, definimos e construímos marcadores para identificar o tipo de interação que buscávamos: o discurso argumentativo. A descrição das concepções dos licenciandos em diferentes contextos investigados foi feita a partir da análise do episódio e das entrevistas. Tal análise centrou-se em identificar as principais idéias e temas que os licenciandos e o professor formador traziam para entrevistas individuais e também para a interação em sala de aula. Além disso, examinamos o episódio sob a perspectiva de autores que discutem a argumentação, sendo eles Billig (1987), McKerrow (1990) e Kuhn (1992). Nas entrevistas, os professores em formação destacaram a concepção do professor como alguém que sabe alguma coisa. Dentro do paradigma dos saberes docentes, deram ênfase ao saber relativo ao contexto, permeando aspectos como as interações professor-aluno bem como o conhecimento sobre esse aluno. O conhecimento de conteúdo assumiu uma posição secundária dentro do universo dos professores. A desvalorização do professor é um aspecto que emerge em ambos os contextos, entrevistas e episódio em sala de aula. A discussão os seguintes referenciais saberes docentes, identidade e desenvolvimento profissional.
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Acreditamos que essa disciplina seria um espaço privilegiado para pesquisas por representar um momento de confluência entre experiências acadêmicas e experiências na escola. Primeiramente, buscamos identificar e descrever as concepções acerca da profissão docente e o trabalho docente construídas por licenciandos no contexto da sala de aula de uma disciplina de estágio supervisionado que era a primeira experiência formal de contato com o contexto escolar no curso de licenciatura em ciências biológicas. Além disso, pretendemos contrastar tais concepções sobre a profissão e o trabalho docente com aquelas construídas em contextos externos à sala de aula da disciplina, após o mapeamento e descrição das idéias centrais apresentadas em um episódio e em entrevistas individuais. Inicialmente, definimos e construímos marcadores para identificar o tipo de interação que buscávamos: o discurso argumentativo. A descrição das concepções dos licenciandos em diferentes contextos investigados foi feita a partir da análise do episódio e das entrevistas. Tal análise centrou-se em identificar as principais idéias e temas que os licenciandos e o professor formador traziam para entrevistas individuais e também para a interação em sala de aula. Além disso, examinamos o episódio sob a perspectiva de autores que discutem a argumentação, sendo eles Billig (1987), McKerrow (1990) e Kuhn (1992). Nas entrevistas, os professores em formação destacaram a concepção do professor como alguém que sabe alguma coisa. Dentro do paradigma dos saberes docentes, deram ênfase ao saber relativo ao contexto, permeando aspectos como as interações professor-aluno bem como o conhecimento sobre esse aluno. O conhecimento de conteúdo assumiu uma posição secundária dentro do universo dos professores. A desvalorização do professor é um aspecto que emerge em ambos os contextos, entrevistas e episódio em sala de aula. A discussão os seguintes referenciais saberes docentes, identidade e desenvolvimento profissional.Teacher education has been intensively investigated. In parallel, there was a great development in the study of processes of teaching and learning at schools with a growing recognition of the importance of discursive interaction. However, we know little about these processes when we turn our attention to teacher education. This study aims to characterize the views of preservice teachers about their profession in two distinct contexts: in a classroom of student teaching and during individual interviews. The research took place in a discipline in which prospective biology teachers have their first formal contact with school context. This is a key discipline in preservice teacher education because it represents a moment where both academic and school experiences occur. First, we try to identify and describe the conceptions about teacher profession and teacher work in the classroom context. Furthermore, we intend to differentiate these conceptions about teacher profession and teacher work in different contexts. We mapand describe the central ideas present in a classroom interaction episode and in the individual interviews. To do that, we define and create makers to identify the kind of discourse interaction that we are looking for the argumentative discourse. The description of teacher conceptions in these distinct contexts was elaborated based on the analyses of classroom interaction episode and in the individual interviews. This analyses involved identifying central ideas from prospective teachers and the teacher educator. Moreover, we examine the classroom episode from the perspective of authors that adopted an argumentation framework- Billig (1987), McKerrow (1990) e Kuhn (1992). In the individual interviews, the conception of teacher as knower was identified. Teacher devaluation was identified in both contexts, interviews and classroom interaction. The discussion accosts this references teacher knowledge, professional development and teacher identity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiencias BiologicasEducaçãoProfessores FormaçãoProfissão docenteCiências biológicasProfissão docente: visões de licenciandos de ciências biológicas em diferentes contextosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000674.pdfapplication/pdf1200292https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85KJV6/1/1000000674.pdfea6c779bfe22f381ffd9240aa9521e35MD51TEXT1000000674.pdf.txt1000000674.pdf.txtExtracted texttext/plain271716https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85KJV6/2/1000000674.pdf.txt2c5fe3f7a2edb87bdb9e0c3364cd2009MD521843/FAEC-85KJV62019-11-14 08:53:17.899oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85KJV6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:53:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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