spelling |
Marcello Peixoto BaxCassio de Castro Pinheiro2019-08-12T05:07:08Z2019-08-12T05:07:08Z2012-06-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98NH7EA gestão da informação e do conhecimento em ambientes organizacionais contribuem para amenizar diferentes aspectos que afetam o desenvolvimento da organização como o desenvolvimento de atividades, a aprendizagem organizacional, as praticas organizacionais, entre outros aspectos que influenciam o dia-a-dia das organizações. O ambiente organizacional necessita de condições que amenizem a complexidade dos processos existentes, por esse motivo, a gestão da informação e do conhecimento se tornam essenciais, pois vão alem do campo de visão do ambiente organizacional. Entre outras iniciativas, a Gestão do Conhecimento prega que boa parte do conhecimento organizado no âmbito de uma empresa não deve ficar isolado eacessível exclusivamente a um grupo ou um setor dessa empresa. Com efeito, se o setor em questão for estratégico, este cenário poderia colocar em risco os negócios. Deve-se considerar que tal conhecimento pertence à empresa como um todo, compondo o seu capital intelectual. Em busca de seguir tais preceitos, o setor de Gerência de Planejamento e Desempenho (GPD) da Empresa de Processamento de Dados do Estado de MG (Prodemge), decidiu criar uma proposta de uso de umSistema de Informação para o controle da configuração de ativos de TI, por meio de um produto conhecido como CMDB (Configuration Management Database Banco de Dados de gerenciamento de Configuração) com o objetivo de reunir informações relevantes sobre a configuração dos ativos de TI que compõem o seu Data Center. Afinalidade é a de poder gerenciar em uma única base esses ativos, facilitando a coleta dos dados e interagindo com as diversas ferramentas de monitoração e Service Desk da empresa. O trabalho concluiu, entre outros pontos, que a documentação adequada passara a permitir a identificação correta das dependências e relacionamentos entre os itens de configuração que compõem os ativos. Por exemplo, a recuperação e auxilio às equipes de atendimento e suporte na interpretação de um alarme registrado pelas ferramentas de monitoração. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de entrevistas semiestruturadas com gerentes e analistas técnicos da Diretoria deProdução da PRODEMGE.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTecnologia da informação Gestão do conhecimento Gestão da informação ProdemgeGestão de tecnologia da informaçãoGestão do conhecimentoGerenciamento de configuraçãoSoftware CMDBGestão da informação e conhecimento: proposta de uso de um sistema de informação para controle da configuração de ativos de tiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_gei_20120_b__gestao_da_informacao_e_conhecimento.pdfapplication/pdf636739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98NH7E/1/monografia_final_gei_20120_b__gestao_da_informacao_e_conhecimento.pdf35759324d5ef605d10b1c2b3b7e0a565MD51TEXTmonografia_final_gei_20120_b__gestao_da_informacao_e_conhecimento.pdf.txtmonografia_final_gei_20120_b__gestao_da_informacao_e_conhecimento.pdf.txtExtracted texttext/plain51159https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98NH7E/2/monografia_final_gei_20120_b__gestao_da_informacao_e_conhecimento.pdf.txtacb2646582d041d504ae9d3a819f743fMD521843/BUOS-98NH7E2019-11-14 10:14:14.141oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98NH7ERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:14:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|