Currículo na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQLA |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar o sentido e significado do currículo no processo de ensino aprendizagem do aluno da educação infantil, perceber o papel do professor reflexivo e analisar a escola como um espaço para o desenvolvimento uma proposta curricular contextualizada. A pesquisa foi realizada a partir de leituras e levantamentos teórico bibliográficos e tendo como principal fonte o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho do Céu. O resultado dessa pesquisa aponta que o currículo precisa ser construído coletivamente e a partir da realidade vivenciada pelos alunos e que para além de um instrumento norteador do aprendizado de regras e normas ele também possa contribuir para a formação de um cidadão crítico eatuante desde os primeiros anos escolares. |
id |
UFMG_2a31b13e99020bedd62213994a64e449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLQLA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliandra da Costa MendesLivia Maria Fraga VieiraEdna Santana Magalhaes2019-08-11T22:48:09Z2019-08-11T22:48:09Z2013-10-16http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQLAEste trabalho tem como objetivo identificar o sentido e significado do currículo no processo de ensino aprendizagem do aluno da educação infantil, perceber o papel do professor reflexivo e analisar a escola como um espaço para o desenvolvimento uma proposta curricular contextualizada. A pesquisa foi realizada a partir de leituras e levantamentos teórico bibliográficos e tendo como principal fonte o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho do Céu. O resultado dessa pesquisa aponta que o currículo precisa ser construído coletivamente e a partir da realidade vivenciada pelos alunos e que para além de um instrumento norteador do aprendizado de regras e normas ele também possa contribuir para a formação de um cidadão crítico eatuante desde os primeiros anos escolares.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosPlanejamento educacionalEducação de criançasEscolas Organização e administraçãoProfessor reflexivoEducação InfantilCurrículoCurrículo na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_edna_santana_magalhaes.pdfapplication/pdf177189https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLQLA/1/tcc_edna_santana_magalhaes.pdf0e4ef300bff6a1c6662613af1db6549eMD51TEXTtcc_edna_santana_magalhaes.pdf.txttcc_edna_santana_magalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain56214https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLQLA/2/tcc_edna_santana_magalhaes.pdf.txtab11d49c5629a8a6c39bb6e695929fb0MD521843/BUBD-9LLQLA2019-11-14 09:05:30.035oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLQLARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:05:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo na Educação Infantil |
title |
Currículo na Educação Infantil |
spellingShingle |
Currículo na Educação Infantil Edna Santana Magalhaes Professor reflexivo Educação Infantil Currículo Currículos Planejamento educacional Educação de crianças Escolas Organização e administração |
title_short |
Currículo na Educação Infantil |
title_full |
Currículo na Educação Infantil |
title_fullStr |
Currículo na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Currículo na Educação Infantil |
title_sort |
Currículo na Educação Infantil |
author |
Edna Santana Magalhaes |
author_facet |
Edna Santana Magalhaes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Edna Santana Magalhaes |
contributor_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor reflexivo Educação Infantil Currículo |
topic |
Professor reflexivo Educação Infantil Currículo Currículos Planejamento educacional Educação de crianças Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos Planejamento educacional Educação de crianças Escolas Organização e administração |
description |
Este trabalho tem como objetivo identificar o sentido e significado do currículo no processo de ensino aprendizagem do aluno da educação infantil, perceber o papel do professor reflexivo e analisar a escola como um espaço para o desenvolvimento uma proposta curricular contextualizada. A pesquisa foi realizada a partir de leituras e levantamentos teórico bibliográficos e tendo como principal fonte o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho do Céu. O resultado dessa pesquisa aponta que o currículo precisa ser construído coletivamente e a partir da realidade vivenciada pelos alunos e que para além de um instrumento norteador do aprendizado de regras e normas ele também possa contribuir para a formação de um cidadão crítico eatuante desde os primeiros anos escolares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T22:48:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T22:48:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQLA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQLA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLQLA/1/tcc_edna_santana_magalhaes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLQLA/2/tcc_edna_santana_magalhaes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e4ef300bff6a1c6662613af1db6549e ab11d49c5629a8a6c39bb6e695929fb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589279379619840 |