Importância da organização curricular na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hionara de Oliveira Muniz Leão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQMK5
Resumo: O presente trabalho de conclusão foi realizado no Centro Municipal Passinhos do Saber, localizada à Rua José Bernardes Lobato, nº 340, no de Lagoa da Prata-MG, tem como temática a construção de um currículo adequado às necessidades da Educação Infantil, bem como o entorno em que essa instituição escolar se insere. A construção ou adaptação dos currículos escolares, de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs), nas escolas e em especial na educação infantil, possui um papel fundamental na conquista da autonomia e da aprendizagem dos meninos e meninas, nas tomadas de decisões de todos os envolvidos e em toda organização do espaço escolar. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a importância da organização curricular na educação infantil, no âmbito de ampliar os conhecimentos a cerca do assunto, percebendo assim a seriedade de ter tal documento incluso nas normas da escola, assim, explicitados no Projeto Político Pedagógico, determinando tarefas especificas para a concretização de objetivos previstos dentro das necessidades e interesses das crianças, deixando um pouco de ser objeto de contemplação para se tornar real nos espaços escolares. Por fim, vislumbrando que, um currículo coerente com a realidade da sua comunidade e suas necessidades, se faz sobretudo, sob o olhar de uma Gestão Democrática.
id UFMG_7bc2c1d8e6db93b5a06c31432a0330fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQMK5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Importância da organização curricular na educação infantilProfessorCurrículo da educação infantilDiversidadeEducação de crianças CurrículosEscolas Organização e administraçãoO presente trabalho de conclusão foi realizado no Centro Municipal Passinhos do Saber, localizada à Rua José Bernardes Lobato, nº 340, no de Lagoa da Prata-MG, tem como temática a construção de um currículo adequado às necessidades da Educação Infantil, bem como o entorno em que essa instituição escolar se insere. A construção ou adaptação dos currículos escolares, de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs), nas escolas e em especial na educação infantil, possui um papel fundamental na conquista da autonomia e da aprendizagem dos meninos e meninas, nas tomadas de decisões de todos os envolvidos e em toda organização do espaço escolar. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a importância da organização curricular na educação infantil, no âmbito de ampliar os conhecimentos a cerca do assunto, percebendo assim a seriedade de ter tal documento incluso nas normas da escola, assim, explicitados no Projeto Político Pedagógico, determinando tarefas especificas para a concretização de objetivos previstos dentro das necessidades e interesses das crianças, deixando um pouco de ser objeto de contemplação para se tornar real nos espaços escolares. Por fim, vislumbrando que, um currículo coerente com a realidade da sua comunidade e suas necessidades, se faz sobretudo, sob o olhar de uma Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLidiane Xavier de FariaHionara de Oliveira Muniz Leão2019-08-13T09:19:25Z2019-08-13T09:19:25Z2015-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQMK5info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-15T01:19:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQMK5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-15T01:19:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da organização curricular na educação infantil
title Importância da organização curricular na educação infantil
spellingShingle Importância da organização curricular na educação infantil
Hionara de Oliveira Muniz Leão
Professor
Currículo da educação infantil
Diversidade
Educação de crianças Currículos
Escolas Organização e administração
title_short Importância da organização curricular na educação infantil
title_full Importância da organização curricular na educação infantil
title_fullStr Importância da organização curricular na educação infantil
title_full_unstemmed Importância da organização curricular na educação infantil
title_sort Importância da organização curricular na educação infantil
author Hionara de Oliveira Muniz Leão
author_facet Hionara de Oliveira Muniz Leão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lidiane Xavier de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Hionara de Oliveira Muniz Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Currículo da educação infantil
Diversidade
Educação de crianças Currículos
Escolas Organização e administração
topic Professor
Currículo da educação infantil
Diversidade
Educação de crianças Currículos
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho de conclusão foi realizado no Centro Municipal Passinhos do Saber, localizada à Rua José Bernardes Lobato, nº 340, no de Lagoa da Prata-MG, tem como temática a construção de um currículo adequado às necessidades da Educação Infantil, bem como o entorno em que essa instituição escolar se insere. A construção ou adaptação dos currículos escolares, de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs), nas escolas e em especial na educação infantil, possui um papel fundamental na conquista da autonomia e da aprendizagem dos meninos e meninas, nas tomadas de decisões de todos os envolvidos e em toda organização do espaço escolar. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a importância da organização curricular na educação infantil, no âmbito de ampliar os conhecimentos a cerca do assunto, percebendo assim a seriedade de ter tal documento incluso nas normas da escola, assim, explicitados no Projeto Político Pedagógico, determinando tarefas especificas para a concretização de objetivos previstos dentro das necessidades e interesses das crianças, deixando um pouco de ser objeto de contemplação para se tornar real nos espaços escolares. Por fim, vislumbrando que, um currículo coerente com a realidade da sua comunidade e suas necessidades, se faz sobretudo, sob o olhar de uma Gestão Democrática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-21
2019-08-13T09:19:25Z
2019-08-13T09:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQMK5
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQMK5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248328073150464