O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Carmen Castello Branco Rena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHMRJ
Resumo: Observar o interesse dos alunos e professores pela leitura de livros cuja temática esteja ligada à questão da identidade racial é um dos aspectos que devem estar presentes no olhar do profissional que atua na biblioteca. É papel do bibliotecário insistir na valorização da cultura africana, mostrando a proximidade desta com a cultura brasileira, fugindo dos estereótipos e não reduzindo as atividades ao mero cumprimento de um calendário de efemérides. Dar visibilidade ao tema no interior da escola a partir de novas estratégias de divulgação do acervo dos kits de literatura afro-brasileira é o foco do Plano de Ação desenvolvido com base em entrevistas com os usuários da biblioteca. O trabalho mostrou a necessidade de serem realizadas ações de sensibilização e diálogo com professores para o entendimento das Leis 10.639 e 11.645 e para a formação de parcerias com a biblioteca no trabalho de educação das relações étnico-raciais
id UFMG_2a847a8ef0fa2492bfb34e415a156750
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PHMRJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elania de OliveiraMaria Carmen Castello Branco Rena2019-08-14T15:16:14Z2019-08-14T15:16:14Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHMRJObservar o interesse dos alunos e professores pela leitura de livros cuja temática esteja ligada à questão da identidade racial é um dos aspectos que devem estar presentes no olhar do profissional que atua na biblioteca. É papel do bibliotecário insistir na valorização da cultura africana, mostrando a proximidade desta com a cultura brasileira, fugindo dos estereótipos e não reduzindo as atividades ao mero cumprimento de um calendário de efemérides. Dar visibilidade ao tema no interior da escola a partir de novas estratégias de divulgação do acervo dos kits de literatura afro-brasileira é o foco do Plano de Ação desenvolvido com base em entrevistas com os usuários da biblioteca. O trabalho mostrou a necessidade de serem realizadas ações de sensibilização e diálogo com professores para o entendimento das Leis 10.639 e 11.645 e para a formação de parcerias com a biblioteca no trabalho de educação das relações étnico-raciaisUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBibliotecas escolaresRelações etnicasBiblioteca EscolarKits de Literatura Afro-BrasileiraLei 10639/03O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL_acpp__maria_carmem__vers_o_13_de_julho_2012___revis_o_el_nia_2_.pdfapplication/pdf428261https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PHMRJ/1/_acpp__maria_carmem__vers_o_13_de_julho_2012___revis_o_el_nia_2_.pdf35b27c4ecaec99109848de012f26906eMD51TEXT_acpp__maria_carmem__vers_o_13_de_julho_2012___revis_o_el_nia_2_.pdf.txt_acpp__maria_carmem__vers_o_13_de_julho_2012___revis_o_el_nia_2_.pdf.txtExtracted texttext/plain74891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PHMRJ/2/_acpp__maria_carmem__vers_o_13_de_julho_2012___revis_o_el_nia_2_.pdf.txt0621c8ce6a41d30e19b2a0c113eb406eMD521843/VRNS-9PHMRJ2019-11-14 13:36:45.066oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PHMRJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:36:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
title O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
spellingShingle O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
Maria Carmen Castello Branco Rena
Biblioteca Escolar
Kits de Literatura Afro-Brasileira
Lei 10639/03
Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
title_short O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
title_full O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
title_fullStr O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
title_full_unstemmed O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
title_sort O papel do profissional bibliotecário no trabalho para a educação das relações étnico-raciais na escola
author Maria Carmen Castello Branco Rena
author_facet Maria Carmen Castello Branco Rena
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elania de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Carmen Castello Branco Rena
contributor_str_mv Elania de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Kits de Literatura Afro-Brasileira
Lei 10639/03
topic Biblioteca Escolar
Kits de Literatura Afro-Brasileira
Lei 10639/03
Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
description Observar o interesse dos alunos e professores pela leitura de livros cuja temática esteja ligada à questão da identidade racial é um dos aspectos que devem estar presentes no olhar do profissional que atua na biblioteca. É papel do bibliotecário insistir na valorização da cultura africana, mostrando a proximidade desta com a cultura brasileira, fugindo dos estereótipos e não reduzindo as atividades ao mero cumprimento de um calendário de efemérides. Dar visibilidade ao tema no interior da escola a partir de novas estratégias de divulgação do acervo dos kits de literatura afro-brasileira é o foco do Plano de Ação desenvolvido com base em entrevistas com os usuários da biblioteca. O trabalho mostrou a necessidade de serem realizadas ações de sensibilização e diálogo com professores para o entendimento das Leis 10.639 e 11.645 e para a formação de parcerias com a biblioteca no trabalho de educação das relações étnico-raciais
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:16:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHMRJ
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PHMRJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PHMRJ/1/_acpp__maria_carmem__vers_o_13_de_julho_2012___revis_o_el_nia_2_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PHMRJ/2/_acpp__maria_carmem__vers_o_13_de_julho_2012___revis_o_el_nia_2_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 35b27c4ecaec99109848de012f26906e
0621c8ce6a41d30e19b2a0c113eb406e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589401331105792