Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT |
Resumo: | O presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo. |
id |
UFMG_73eae0aa7895c5f63bb32d71a0746ac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8DHT |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Elania de OliveiraAndreia Aparecida da Silva2019-08-10T23:56:18Z2019-08-10T23:56:18Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHTO presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBibliotecas escolaresRelações etnicasLeituraKit De Literatura Africana e Afro-BrasileiraBiblioteca EscolarTrabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_andreia.pdfapplication/pdf381966https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/1/tcc_andreia.pdff24399461217ab43deacbacb2a824ec0MD51TEXTtcc_andreia.pdf.txttcc_andreia.pdf.txtExtracted texttext/plain46495https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/2/tcc_andreia.pdf.txtd262faf6cb5c1b9072d66c22bde96a03MD521843/VRNS-9P8DHT2019-11-14 06:29:54.804oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8DHTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar |
title |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar |
spellingShingle |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar Andreia Aparecida da Silva Leitura Kit De Literatura Africana e Afro-Brasileira Biblioteca Escolar Educação Bibliotecas escolares Relações etnicas |
title_short |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar |
title_full |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar |
title_fullStr |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar |
title_sort |
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar |
author |
Andreia Aparecida da Silva |
author_facet |
Andreia Aparecida da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elania de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreia Aparecida da Silva |
contributor_str_mv |
Elania de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Kit De Literatura Africana e Afro-Brasileira Biblioteca Escolar |
topic |
Leitura Kit De Literatura Africana e Afro-Brasileira Biblioteca Escolar Educação Bibliotecas escolares Relações etnicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Bibliotecas escolares Relações etnicas |
description |
O presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T23:56:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T23:56:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/1/tcc_andreia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/2/tcc_andreia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f24399461217ab43deacbacb2a824ec0 d262faf6cb5c1b9072d66c22bde96a03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589464936677376 |