Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreia Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT
Resumo: O presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo.
id UFMG_73eae0aa7895c5f63bb32d71a0746ac9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8DHT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elania de OliveiraAndreia Aparecida da Silva2019-08-10T23:56:18Z2019-08-10T23:56:18Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHTO presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBibliotecas escolaresRelações etnicasLeituraKit De Literatura Africana e Afro-BrasileiraBiblioteca EscolarTrabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_andreia.pdfapplication/pdf381966https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/1/tcc_andreia.pdff24399461217ab43deacbacb2a824ec0MD51TEXTtcc_andreia.pdf.txttcc_andreia.pdf.txtExtracted texttext/plain46495https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/2/tcc_andreia.pdf.txtd262faf6cb5c1b9072d66c22bde96a03MD521843/VRNS-9P8DHT2019-11-14 06:29:54.804oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8DHTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
title Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
spellingShingle Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
Andreia Aparecida da Silva
Leitura
Kit De Literatura Africana e Afro-Brasileira
Biblioteca Escolar
Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
title_short Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
title_full Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
title_fullStr Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
title_full_unstemmed Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
title_sort Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
author Andreia Aparecida da Silva
author_facet Andreia Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elania de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreia Aparecida da Silva
contributor_str_mv Elania de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Kit De Literatura Africana e Afro-Brasileira
Biblioteca Escolar
topic Leitura
Kit De Literatura Africana e Afro-Brasileira
Biblioteca Escolar
Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
description O presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T23:56:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T23:56:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/1/tcc_andreia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/2/tcc_andreia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f24399461217ab43deacbacb2a824ec0
d262faf6cb5c1b9072d66c22bde96a03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589464936677376