Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/56835 https://orcid.org/0000-0002-8439-219X |
Resumo: | A presente tese parte da minha própria produção em artes visuais para investigar e discutir as relações entre processos artísticos e processos de subjetivação, tendo como objeto de análise meu trabalho como artista, em diálogo com outros artistas contemporâneos. Para tanto, desenvolvi uma metodologia teórico-prática que envolveu a criação de uma poética da errância, que tematiza tanto o deslocamento literal, quanto o deslocamento metafórico, de viajar dentro de si, a partir de uma obra de arte ou do próprio processo artístico. Dessa forma, eu exploro também os acidentes de percurso enquanto lugares de criação e fundo uma poética que abraça tanto o erro quanto a fragmentação, que se apresenta em um corpo de trabalho intermidiático, (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), (HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), criado entre tempos de trânsito intenso entre Belo Horizonte-MG e Porto Alegre-RS e em tempos de isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. Os trabalhos aqui apresentados envolvem a gravura em metal, o vídeo, a fotografia, a heliogravura, a poesia e práticas que transitam entre a coleção e o arquivo. O referencial teórico utilizado parte das confluências entre os campos das escritas de si, percorrendo conceitos como “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010), “guinada subjetiva”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “escrita de si” FOUCAULT (1992) e também do campo da arte arquivística, percorrendo conceitos como “furor de arquivo” (ROLNIK, 2005), “febre de arquivo” (ENWENZOR, 2008), “impulso arquivístico” (FOSTER, 2004) e “impulso historiográfico” (BEIGUELMAN, 2018) e os reúne sob o conceito de horizonte de subjetivação. Com base nesses aportes teóricos, busca-se investigar e discutir as relações entre escrita de si e arquivo tanto na minha prática como nas de outros artistas, procurando compreender as relações entre arte e arquivo, palavra e imagem, em processos de arquivamento do eu (ARTIÈRES, 1998) e de escritas de si. |
id |
UFMG_2ab123ff862e87217fac2ecd5d20bde3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/56835 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria do Carmo de Freitas Venerosohttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731João Paulo Gomes de Araújo QueirozRosa Maria Bueno FischerRosvita Kolb BernardesGeorge Rembrandt GutlichEduardo Ferreira Verashttp://lattes.cnpq.br/1897352109405695Taila Suian Idzi2023-07-21T14:00:03Z2023-07-21T14:00:03Z2023-06-30http://hdl.handle.net/1843/56835https://orcid.org/0000-0002-8439-219XA presente tese parte da minha própria produção em artes visuais para investigar e discutir as relações entre processos artísticos e processos de subjetivação, tendo como objeto de análise meu trabalho como artista, em diálogo com outros artistas contemporâneos. Para tanto, desenvolvi uma metodologia teórico-prática que envolveu a criação de uma poética da errância, que tematiza tanto o deslocamento literal, quanto o deslocamento metafórico, de viajar dentro de si, a partir de uma obra de arte ou do próprio processo artístico. Dessa forma, eu exploro também os acidentes de percurso enquanto lugares de criação e fundo uma poética que abraça tanto o erro quanto a fragmentação, que se apresenta em um corpo de trabalho intermidiático, (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), (HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), criado entre tempos de trânsito intenso entre Belo Horizonte-MG e Porto Alegre-RS e em tempos de isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. Os trabalhos aqui apresentados envolvem a gravura em metal, o vídeo, a fotografia, a heliogravura, a poesia e práticas que transitam entre a coleção e o arquivo. O referencial teórico utilizado parte das confluências entre os campos das escritas de si, percorrendo conceitos como “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010), “guinada subjetiva”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “escrita de si” FOUCAULT (1992) e também do campo da arte arquivística, percorrendo conceitos como “furor de arquivo” (ROLNIK, 2005), “febre de arquivo” (ENWENZOR, 2008), “impulso arquivístico” (FOSTER, 2004) e “impulso historiográfico” (BEIGUELMAN, 2018) e os reúne sob o conceito de horizonte de subjetivação. Com base nesses aportes teóricos, busca-se investigar e discutir as relações entre escrita de si e arquivo tanto na minha prática como nas de outros artistas, procurando compreender as relações entre arte e arquivo, palavra e imagem, em processos de arquivamento do eu (ARTIÈRES, 1998) e de escritas de si.This dissertation starts from my own production in the visual arts to investigate and discuss the relationships between artistic processes and processes of subjectivation, having my work as an artist as the object of analysis in dialogue with other contemporary artists. To do so, I developed a theoretical-practical methodology that involved the creation of a poetics of wandering, which thematizes both the literal displacement and the metaphorical displacement of traveling within oneself, from a work of art or from the artistic process itself. In this way, I also explore the accidents along the way as places of creation, grounding a poetics that embraces both error and fragmentation, which is presented in an intermedial body of work (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), ( HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), created between times of intense transit between Belo Horizonte-MG and Porto Alegre-RS and in times of isolation resulting from the Covid-19 pandemic. The works presented here involve metal engraving, video, photography, heliogravure, poetry and practices that transit between collection and archive. The theoretical framework used starts from the confluences between the fields of self-writing, covering concepts such as “biographical space” (ARFUCH, 2010), “subjective turn”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “self-writing” FOUCAULT (1992) and also from the field of archival art, covering concepts such as “archive craze” (ROLNIK, 2005), “archive fever” (ENWENZOR, 2008), “archival impulse” (FOSTER, 2004) and “historiographical impulse” (BEIGUELMAN, 2018) and brings them together under the concept of horizon of subjectivation. Based on these theoretical contributions, the aim is to investigate and discuss the relationship between self-writing and archive both in my practice and in that of other artists, seeking to understand the relationship between art and archive, word and image, in processes of archiving the self (ARTIÈRES, 1998) and self-writing.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCriação (Literária, artística, etc.)GravuraPoéticaMemória na arteLivros de artistasEscrita de siArquivamento de siHorizonte de subjetivaçãoErrânciaQuero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivoI wanna have time to review the things I have: self writings, wandering, archiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPALAVRA MORDENTE.pdfPALAVRA MORDENTE.pdfapplication/pdf12382893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/2/PALAVRA%20MORDENTE.pdff4b269f6bd6d204103063f4e80ebee83MD52QUERO TER TEMPO PARA REVER AS COISAS QUE TENHO - Escritas de si. errância. arquivo.pdfQUERO TER TEMPO PARA REVER AS COISAS QUE TENHO - Escritas de si. errância. arquivo.pdfapplication/pdf35657483https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/5/QUERO%20TER%20TEMPO%20PARA%20REVER%20AS%20COISAS%20QUE%20TENHO%20-%20Escritas%20de%20si.%20err%c3%a2ncia.%20arquivo.pdf0f5a7c4afb7788a864da86e2c43248e7MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/6/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD571843/568352023-07-21 11:00:03.821oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-21T14:00:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
I wanna have time to review the things I have: self writings, wandering, archive |
title |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo |
spellingShingle |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo Taila Suian Idzi Escrita de si Arquivamento de si Horizonte de subjetivação Errância Criação (Literária, artística, etc.) Gravura Poética Memória na arte Livros de artistas |
title_short |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo |
title_full |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo |
title_fullStr |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo |
title_full_unstemmed |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo |
title_sort |
Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo |
author |
Taila Suian Idzi |
author_facet |
Taila Suian Idzi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria do Carmo de Freitas Veneroso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1612365823765731 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
João Paulo Gomes de Araújo Queiroz |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosa Maria Bueno Fischer |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosvita Kolb Bernardes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
George Rembrandt Gutlich |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Eduardo Ferreira Veras |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1897352109405695 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taila Suian Idzi |
contributor_str_mv |
Maria do Carmo de Freitas Veneroso João Paulo Gomes de Araújo Queiroz Rosa Maria Bueno Fischer Rosvita Kolb Bernardes George Rembrandt Gutlich Eduardo Ferreira Veras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita de si Arquivamento de si Horizonte de subjetivação Errância |
topic |
Escrita de si Arquivamento de si Horizonte de subjetivação Errância Criação (Literária, artística, etc.) Gravura Poética Memória na arte Livros de artistas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Criação (Literária, artística, etc.) Gravura Poética Memória na arte Livros de artistas |
description |
A presente tese parte da minha própria produção em artes visuais para investigar e discutir as relações entre processos artísticos e processos de subjetivação, tendo como objeto de análise meu trabalho como artista, em diálogo com outros artistas contemporâneos. Para tanto, desenvolvi uma metodologia teórico-prática que envolveu a criação de uma poética da errância, que tematiza tanto o deslocamento literal, quanto o deslocamento metafórico, de viajar dentro de si, a partir de uma obra de arte ou do próprio processo artístico. Dessa forma, eu exploro também os acidentes de percurso enquanto lugares de criação e fundo uma poética que abraça tanto o erro quanto a fragmentação, que se apresenta em um corpo de trabalho intermidiático, (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), (HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), criado entre tempos de trânsito intenso entre Belo Horizonte-MG e Porto Alegre-RS e em tempos de isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. Os trabalhos aqui apresentados envolvem a gravura em metal, o vídeo, a fotografia, a heliogravura, a poesia e práticas que transitam entre a coleção e o arquivo. O referencial teórico utilizado parte das confluências entre os campos das escritas de si, percorrendo conceitos como “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010), “guinada subjetiva”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “escrita de si” FOUCAULT (1992) e também do campo da arte arquivística, percorrendo conceitos como “furor de arquivo” (ROLNIK, 2005), “febre de arquivo” (ENWENZOR, 2008), “impulso arquivístico” (FOSTER, 2004) e “impulso historiográfico” (BEIGUELMAN, 2018) e os reúne sob o conceito de horizonte de subjetivação. Com base nesses aportes teóricos, busca-se investigar e discutir as relações entre escrita de si e arquivo tanto na minha prática como nas de outros artistas, procurando compreender as relações entre arte e arquivo, palavra e imagem, em processos de arquivamento do eu (ARTIÈRES, 1998) e de escritas de si. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-21T14:00:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-21T14:00:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/56835 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8439-219X |
url |
http://hdl.handle.net/1843/56835 https://orcid.org/0000-0002-8439-219X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/2/PALAVRA%20MORDENTE.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/5/QUERO%20TER%20TEMPO%20PARA%20REVER%20AS%20COISAS%20QUE%20TENHO%20-%20Escritas%20de%20si.%20err%c3%a2ncia.%20arquivo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/6/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/7/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4b269f6bd6d204103063f4e80ebee83 0f5a7c4afb7788a864da86e2c43248e7 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971280275701760 |