Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taila Suian Idzi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56835
https://orcid.org/0000-0002-8439-219X
Resumo: A presente tese parte da minha própria produção em artes visuais para investigar e discutir as relações entre processos artísticos e processos de subjetivação, tendo como objeto de análise meu trabalho como artista, em diálogo com outros artistas contemporâneos. Para tanto, desenvolvi uma metodologia teórico-prática que envolveu a criação de uma poética da errância, que tematiza tanto o deslocamento literal, quanto o deslocamento metafórico, de viajar dentro de si, a partir de uma obra de arte ou do próprio processo artístico. Dessa forma, eu exploro também os acidentes de percurso enquanto lugares de criação e fundo uma poética que abraça tanto o erro quanto a fragmentação, que se apresenta em um corpo de trabalho intermidiático, (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), (HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), criado entre tempos de trânsito intenso entre Belo Horizonte-MG e Porto Alegre-RS e em tempos de isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. Os trabalhos aqui apresentados envolvem a gravura em metal, o vídeo, a fotografia, a heliogravura, a poesia e práticas que transitam entre a coleção e o arquivo. O referencial teórico utilizado parte das confluências entre os campos das escritas de si, percorrendo conceitos como “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010), “guinada subjetiva”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “escrita de si” FOUCAULT (1992) e também do campo da arte arquivística, percorrendo conceitos como “furor de arquivo” (ROLNIK, 2005), “febre de arquivo” (ENWENZOR, 2008), “impulso arquivístico” (FOSTER, 2004) e “impulso historiográfico” (BEIGUELMAN, 2018) e os reúne sob o conceito de horizonte de subjetivação. Com base nesses aportes teóricos, busca-se investigar e discutir as relações entre escrita de si e arquivo tanto na minha prática como nas de outros artistas, procurando compreender as relações entre arte e arquivo, palavra e imagem, em processos de arquivamento do eu (ARTIÈRES, 1998) e de escritas de si.
id UFMG_2ab123ff862e87217fac2ecd5d20bde3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56835
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria do Carmo de Freitas Venerosohttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731João Paulo Gomes de Araújo QueirozRosa Maria Bueno FischerRosvita Kolb BernardesGeorge Rembrandt GutlichEduardo Ferreira Verashttp://lattes.cnpq.br/1897352109405695Taila Suian Idzi2023-07-21T14:00:03Z2023-07-21T14:00:03Z2023-06-30http://hdl.handle.net/1843/56835https://orcid.org/0000-0002-8439-219XA presente tese parte da minha própria produção em artes visuais para investigar e discutir as relações entre processos artísticos e processos de subjetivação, tendo como objeto de análise meu trabalho como artista, em diálogo com outros artistas contemporâneos. Para tanto, desenvolvi uma metodologia teórico-prática que envolveu a criação de uma poética da errância, que tematiza tanto o deslocamento literal, quanto o deslocamento metafórico, de viajar dentro de si, a partir de uma obra de arte ou do próprio processo artístico. Dessa forma, eu exploro também os acidentes de percurso enquanto lugares de criação e fundo uma poética que abraça tanto o erro quanto a fragmentação, que se apresenta em um corpo de trabalho intermidiático, (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), (HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), criado entre tempos de trânsito intenso entre Belo Horizonte-MG e Porto Alegre-RS e em tempos de isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. Os trabalhos aqui apresentados envolvem a gravura em metal, o vídeo, a fotografia, a heliogravura, a poesia e práticas que transitam entre a coleção e o arquivo. O referencial teórico utilizado parte das confluências entre os campos das escritas de si, percorrendo conceitos como “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010), “guinada subjetiva”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “escrita de si” FOUCAULT (1992) e também do campo da arte arquivística, percorrendo conceitos como “furor de arquivo” (ROLNIK, 2005), “febre de arquivo” (ENWENZOR, 2008), “impulso arquivístico” (FOSTER, 2004) e “impulso historiográfico” (BEIGUELMAN, 2018) e os reúne sob o conceito de horizonte de subjetivação. Com base nesses aportes teóricos, busca-se investigar e discutir as relações entre escrita de si e arquivo tanto na minha prática como nas de outros artistas, procurando compreender as relações entre arte e arquivo, palavra e imagem, em processos de arquivamento do eu (ARTIÈRES, 1998) e de escritas de si.This dissertation starts from my own production in the visual arts to investigate and discuss the relationships between artistic processes and processes of subjectivation, having my work as an artist as the object of analysis in dialogue with other contemporary artists. To do so, I developed a theoretical-practical methodology that involved the creation of a poetics of wandering, which thematizes both the literal displacement and the metaphorical displacement of traveling within oneself, from a work of art or from the artistic process itself. In this way, I also explore the accidents along the way as places of creation, grounding a poetics that embraces both error and fragmentation, which is presented in an intermedial body of work (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), ( HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), created between times of intense transit between Belo Horizonte-MG and Porto Alegre-RS and in times of isolation resulting from the Covid-19 pandemic. The works presented here involve metal engraving, video, photography, heliogravure, poetry and practices that transit between collection and archive. The theoretical framework used starts from the confluences between the fields of self-writing, covering concepts such as “biographical space” (ARFUCH, 2010), “subjective turn”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “self-writing” FOUCAULT (1992) and also from the field of archival art, covering concepts such as “archive craze” (ROLNIK, 2005), “archive fever” (ENWENZOR, 2008), “archival impulse” (FOSTER, 2004) and “historiographical impulse” (BEIGUELMAN, 2018) and brings them together under the concept of horizon of subjectivation. Based on these theoretical contributions, the aim is to investigate and discuss the relationship between self-writing and archive both in my practice and in that of other artists, seeking to understand the relationship between art and archive, word and image, in processes of archiving the self (ARTIÈRES, 1998) and self-writing.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCriação (Literária, artística, etc.)GravuraPoéticaMemória na arteLivros de artistasEscrita de siArquivamento de siHorizonte de subjetivaçãoErrânciaQuero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivoI wanna have time to review the things I have: self writings, wandering, archiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPALAVRA MORDENTE.pdfPALAVRA MORDENTE.pdfapplication/pdf12382893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/2/PALAVRA%20MORDENTE.pdff4b269f6bd6d204103063f4e80ebee83MD52QUERO TER TEMPO PARA REVER AS COISAS QUE TENHO - Escritas de si. errância. arquivo.pdfQUERO TER TEMPO PARA REVER AS COISAS QUE TENHO - Escritas de si. errância. arquivo.pdfapplication/pdf35657483https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/5/QUERO%20TER%20TEMPO%20PARA%20REVER%20AS%20COISAS%20QUE%20TENHO%20-%20Escritas%20de%20si.%20err%c3%a2ncia.%20arquivo.pdf0f5a7c4afb7788a864da86e2c43248e7MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/6/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD571843/568352023-07-21 11:00:03.821oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-21T14:00:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv I wanna have time to review the things I have: self writings, wandering, archive
title Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
spellingShingle Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
Taila Suian Idzi
Escrita de si
Arquivamento de si
Horizonte de subjetivação
Errância
Criação (Literária, artística, etc.)
Gravura
Poética
Memória na arte
Livros de artistas
title_short Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
title_full Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
title_fullStr Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
title_full_unstemmed Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
title_sort Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo
author Taila Suian Idzi
author_facet Taila Suian Idzi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria do Carmo de Freitas Veneroso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1612365823765731
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv João Paulo Gomes de Araújo Queiroz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosa Maria Bueno Fischer
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosvita Kolb Bernardes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv George Rembrandt Gutlich
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eduardo Ferreira Veras
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1897352109405695
dc.contributor.author.fl_str_mv Taila Suian Idzi
contributor_str_mv Maria do Carmo de Freitas Veneroso
João Paulo Gomes de Araújo Queiroz
Rosa Maria Bueno Fischer
Rosvita Kolb Bernardes
George Rembrandt Gutlich
Eduardo Ferreira Veras
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de si
Arquivamento de si
Horizonte de subjetivação
Errância
topic Escrita de si
Arquivamento de si
Horizonte de subjetivação
Errância
Criação (Literária, artística, etc.)
Gravura
Poética
Memória na arte
Livros de artistas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Criação (Literária, artística, etc.)
Gravura
Poética
Memória na arte
Livros de artistas
description A presente tese parte da minha própria produção em artes visuais para investigar e discutir as relações entre processos artísticos e processos de subjetivação, tendo como objeto de análise meu trabalho como artista, em diálogo com outros artistas contemporâneos. Para tanto, desenvolvi uma metodologia teórico-prática que envolveu a criação de uma poética da errância, que tematiza tanto o deslocamento literal, quanto o deslocamento metafórico, de viajar dentro de si, a partir de uma obra de arte ou do próprio processo artístico. Dessa forma, eu exploro também os acidentes de percurso enquanto lugares de criação e fundo uma poética que abraça tanto o erro quanto a fragmentação, que se apresenta em um corpo de trabalho intermidiático, (CLUVER, 2008), (HIGGINS, 2012), (HOEK, 2006), (VENEROSO, 2008), criado entre tempos de trânsito intenso entre Belo Horizonte-MG e Porto Alegre-RS e em tempos de isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. Os trabalhos aqui apresentados envolvem a gravura em metal, o vídeo, a fotografia, a heliogravura, a poesia e práticas que transitam entre a coleção e o arquivo. O referencial teórico utilizado parte das confluências entre os campos das escritas de si, percorrendo conceitos como “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010), “guinada subjetiva”, (SARLO, 2007), KLINGER (2012), “escrita de si” FOUCAULT (1992) e também do campo da arte arquivística, percorrendo conceitos como “furor de arquivo” (ROLNIK, 2005), “febre de arquivo” (ENWENZOR, 2008), “impulso arquivístico” (FOSTER, 2004) e “impulso historiográfico” (BEIGUELMAN, 2018) e os reúne sob o conceito de horizonte de subjetivação. Com base nesses aportes teóricos, busca-se investigar e discutir as relações entre escrita de si e arquivo tanto na minha prática como nas de outros artistas, procurando compreender as relações entre arte e arquivo, palavra e imagem, em processos de arquivamento do eu (ARTIÈRES, 1998) e de escritas de si.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-21T14:00:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-21T14:00:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/56835
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8439-219X
url http://hdl.handle.net/1843/56835
https://orcid.org/0000-0002-8439-219X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/2/PALAVRA%20MORDENTE.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/5/QUERO%20TER%20TEMPO%20PARA%20REVER%20AS%20COISAS%20QUE%20TENHO%20-%20Escritas%20de%20si.%20err%c3%a2ncia.%20arquivo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/6/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56835/7/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f4b269f6bd6d204103063f4e80ebee83
0f5a7c4afb7788a864da86e2c43248e7
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971280275701760