Chão de passagem: o fazer artístico como errância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/30612 |
Resumo: | A presente dissertação propõe investigar as possíveis formas de um processo artístico realizar-se a partir do deslocamento. Para tal, foi tomado o gesto de caminhar, errar pelas ruas, como procedimento que potencializa a elaboração de questões de ordem filosófica, social, urbanística e estética. Ensejada como projeto acadêmico, a pesquisa foi também instaurada a partir da realização de trabalhos plásticos em regime de ateliê. A elaboração de cada obra foi contornada por um histórico de ações e procedimentos que discutiram ao longo da história – fazendo um recorte que inicia-se ao final do séc. XIX e estende-se pelo séc. XX até os dias de hoje – as potências no ato de caminhar a pé pelas ruas da cidade. O projeto como um todo configurou-se, assim, como período de imersão na investigação dessa prática e prevê a ampliação da discussão em torno dos seus conceitos e preceitos, bem como assume o fazer artístico como elemento aberto e múltiplo. Para além do texto que compõe esse volume, foi proposta uma exposição final com os trabalhos desenvolvidos até então. Nela, os apontamentos colocados aqui estão reverberados e espelhados em cada obra, dispostas no espaço expositivo como forma outra de tornar generosa a pesquisa, compartilhando com o público os caminhos percorridos nesses últimos dois anos. |
id |
UFMG_7acbb993afdfcbe3d0d5dfd58d13a273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/30612 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Angelica Melendi de Biasizzohttp://lattes.cnpq.br/6187888484795809Eduardo Antonio de JesusBrigida Moura Campbell Paeshttp://lattes.cnpq.br/8806985716595960Bruno Gonçalves Oliveira Rios2019-10-22T13:12:16Z2019-10-22T13:12:16Z2019-05-31http://hdl.handle.net/1843/30612A presente dissertação propõe investigar as possíveis formas de um processo artístico realizar-se a partir do deslocamento. Para tal, foi tomado o gesto de caminhar, errar pelas ruas, como procedimento que potencializa a elaboração de questões de ordem filosófica, social, urbanística e estética. Ensejada como projeto acadêmico, a pesquisa foi também instaurada a partir da realização de trabalhos plásticos em regime de ateliê. A elaboração de cada obra foi contornada por um histórico de ações e procedimentos que discutiram ao longo da história – fazendo um recorte que inicia-se ao final do séc. XIX e estende-se pelo séc. XX até os dias de hoje – as potências no ato de caminhar a pé pelas ruas da cidade. O projeto como um todo configurou-se, assim, como período de imersão na investigação dessa prática e prevê a ampliação da discussão em torno dos seus conceitos e preceitos, bem como assume o fazer artístico como elemento aberto e múltiplo. Para além do texto que compõe esse volume, foi proposta uma exposição final com os trabalhos desenvolvidos até então. Nela, os apontamentos colocados aqui estão reverberados e espelhados em cada obra, dispostas no espaço expositivo como forma outra de tornar generosa a pesquisa, compartilhando com o público os caminhos percorridos nesses últimos dois anos.This dissertation proposes an investigation of possibili- ties for an artistic process developed on the idea of displacement. The gestures of walking and ramble in the streets were taken as procedures that strengthen the elaboration of philosophical, social, urbanistic and aesthetic questions. As an academic project, this research was also made through the accomplishment of art pieces in the studio. The creation of each piece was made connected to the historical investigation of other previous artistic actions and procedures discussed throughout history – starting at the end of the XIX century, passing through the beginning of the XX century and coming up to the presents days – when artists dealt with the act of walking through cities streets. The development of the project as a whole configured a period of intense immersion in the investigation of artistic practices assumed as open and multiple paths, enlarging the borders of conceptual discussion. In addition to the text that composes this volume, a final exhibition was proposed presenting the pieces developed during the project. The pieces in the exhibition are intimately connected to the text’s notes and reverberate then through the arrangement made in the space as another way of making research generously accessible for the public.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPercepção visualIntervenções urbanasArte e sociedadeNatureza (Estética)Criação (Literária, artística, etc.)Arte moderna – Séc. XXIErrânciaCidadeProcesso artísticoDeslocamentoAteliêExposiçãoChão de passagem: o fazer artístico como errânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALChão de passagem- Bruno Rios.pdfChão de passagem- Bruno Rios.pdfapplication/pdf141493257https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30612/1/Ch%c3%a3o%20de%20passagem-%20Bruno%20Rios.pdf400632b6f903de751690c294b33801acMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30612/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTChão de passagem- Bruno Rios.pdf.txtChão de passagem- Bruno Rios.pdf.txtExtracted texttext/plain338597https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30612/3/Ch%c3%a3o%20de%20passagem-%20Bruno%20Rios.pdf.txte56d02ffca31ca991744d445834ac63dMD531843/306122019-11-15 03:44:23.139oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T06:44:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância |
title |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância |
spellingShingle |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância Bruno Gonçalves Oliveira Rios Errância Cidade Processo artístico Deslocamento Ateliê Exposição Percepção visual Intervenções urbanas Arte e sociedade Natureza (Estética) Criação (Literária, artística, etc.) Arte moderna – Séc. XXI |
title_short |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância |
title_full |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância |
title_fullStr |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância |
title_full_unstemmed |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância |
title_sort |
Chão de passagem: o fazer artístico como errância |
author |
Bruno Gonçalves Oliveira Rios |
author_facet |
Bruno Gonçalves Oliveira Rios |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6187888484795809 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eduardo Antonio de Jesus |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brigida Moura Campbell Paes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8806985716595960 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno Gonçalves Oliveira Rios |
contributor_str_mv |
Maria Angelica Melendi de Biasizzo Eduardo Antonio de Jesus Brigida Moura Campbell Paes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Errância Cidade Processo artístico Deslocamento Ateliê Exposição |
topic |
Errância Cidade Processo artístico Deslocamento Ateliê Exposição Percepção visual Intervenções urbanas Arte e sociedade Natureza (Estética) Criação (Literária, artística, etc.) Arte moderna – Séc. XXI |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção visual Intervenções urbanas Arte e sociedade Natureza (Estética) Criação (Literária, artística, etc.) Arte moderna – Séc. XXI |
description |
A presente dissertação propõe investigar as possíveis formas de um processo artístico realizar-se a partir do deslocamento. Para tal, foi tomado o gesto de caminhar, errar pelas ruas, como procedimento que potencializa a elaboração de questões de ordem filosófica, social, urbanística e estética. Ensejada como projeto acadêmico, a pesquisa foi também instaurada a partir da realização de trabalhos plásticos em regime de ateliê. A elaboração de cada obra foi contornada por um histórico de ações e procedimentos que discutiram ao longo da história – fazendo um recorte que inicia-se ao final do séc. XIX e estende-se pelo séc. XX até os dias de hoje – as potências no ato de caminhar a pé pelas ruas da cidade. O projeto como um todo configurou-se, assim, como período de imersão na investigação dessa prática e prevê a ampliação da discussão em torno dos seus conceitos e preceitos, bem como assume o fazer artístico como elemento aberto e múltiplo. Para além do texto que compõe esse volume, foi proposta uma exposição final com os trabalhos desenvolvidos até então. Nela, os apontamentos colocados aqui estão reverberados e espelhados em cada obra, dispostas no espaço expositivo como forma outra de tornar generosa a pesquisa, compartilhando com o público os caminhos percorridos nesses últimos dois anos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-22T13:12:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-22T13:12:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/30612 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/30612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30612/1/Ch%c3%a3o%20de%20passagem-%20Bruno%20Rios.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30612/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30612/3/Ch%c3%a3o%20de%20passagem-%20Bruno%20Rios.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
400632b6f903de751690c294b33801ac 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 e56d02ffca31ca991744d445834ac63d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676992472416256 |