Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSDE |
Resumo: | Esta dissertação de Mestrado apresenta o meu processo de criação em direção a uma poética dramatúrgica e autoral. O estudo revela o processo da escrita de três monólogos na estética do teatro dramático tal como entendido por Pavis em seu Dicionário de Teatro (2017) e aponta para a construção da realidade cênica como mimese do real, seguindo o escopo tradicional da curva dramática: apresentação das personagens e do conflito, clímax e resolução do conflito apresentado. A dissertação mostra a metodologia que parte da observação atenta de realidade compartilhada e das leituras teóricas e dramáticas, para a construção de um horizonte dramatúrgico que se pretendeu artístico, poético e político. Os monólogos criados apresentam três versões de uma mesma realidade cênica, na qual os personagens vivenciam situações de opressão, sexualidade, religiosidade e uso abusivo de álcool. O trabalho discutiu situações cotidianas vivenciadas no interior de Minas, chamando atenção para questões-problema por meio do teatro dramático. |
id |
UFMG_2b615bc7bf375fc424623e32c3c779e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B4ZSDE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marina Marcondes MachadoVinicius da Silva LirioLuiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaBruno David Adamy Guimaraes2019-08-14T11:15:10Z2019-08-14T11:15:10Z2018-03-21http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSDEEsta dissertação de Mestrado apresenta o meu processo de criação em direção a uma poética dramatúrgica e autoral. O estudo revela o processo da escrita de três monólogos na estética do teatro dramático tal como entendido por Pavis em seu Dicionário de Teatro (2017) e aponta para a construção da realidade cênica como mimese do real, seguindo o escopo tradicional da curva dramática: apresentação das personagens e do conflito, clímax e resolução do conflito apresentado. A dissertação mostra a metodologia que parte da observação atenta de realidade compartilhada e das leituras teóricas e dramáticas, para a construção de um horizonte dramatúrgico que se pretendeu artístico, poético e político. Os monólogos criados apresentam três versões de uma mesma realidade cênica, na qual os personagens vivenciam situações de opressão, sexualidade, religiosidade e uso abusivo de álcool. O trabalho discutiu situações cotidianas vivenciadas no interior de Minas, chamando atenção para questões-problema por meio do teatro dramático.This masters dissertation presents my creation process towards a dramaturgic and authorial poetics. The study reveals the writing process of three monologues on the aesthetics of the dramatic theatre as understood by Pavis in his Dictionary of the Theatre (2017) and points to the construction of the scenic reality as mimesis of the real, intending to be a perfect copy of it and following the traditional scope of the dramatic curve: presentation of the characters and the conflict, climax and resolution of the presented conflict. As the process is revealed, the dissertation shows the methodology that starts from the careful observation of shared reality and the theoretical and dramatic readings for the construction of a dramaturgic horizon that was intended to be artistic, poetic and political. The three monologues created present three versions of the same scenic reality, where the characters experience situations of oppression, sexuality, religiosity and the abusive use of alcohol. With this scenic elaboration, it was intended to discuss on these daily situations experienced in the countryside of Minas Gerais, drawing attention to these problem-questions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatroCriação literáriaRepresentação teatralDramaturgiaTeatro dramáticoProcesso criativoReversões: processo criativo de um dramaturgo em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdfapplication/pdf1259346https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSDE/1/disserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdf3d34678294aaa94a7b8e7259f6f049f5MD51TEXTdisserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdf.txtdisserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdf.txtExtracted texttext/plain190708https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSDE/2/disserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdf.txt63dc119901b405cf459034f9da4f11e2MD521843/EBAP-B4ZSDE2019-11-14 12:30:49.687oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B4ZSDERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:30:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação |
title |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação |
spellingShingle |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação Bruno David Adamy Guimaraes Dramaturgia Teatro dramático Processo criativo Teatro Criação literária Representação teatral |
title_short |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação |
title_full |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação |
title_fullStr |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação |
title_full_unstemmed |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação |
title_sort |
Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação |
author |
Bruno David Adamy Guimaraes |
author_facet |
Bruno David Adamy Guimaraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marina Marcondes Machado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vinicius da Silva Lirio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno David Adamy Guimaraes |
contributor_str_mv |
Marina Marcondes Machado Vinicius da Silva Lirio Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramaturgia Teatro dramático Processo criativo |
topic |
Dramaturgia Teatro dramático Processo criativo Teatro Criação literária Representação teatral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro Criação literária Representação teatral |
description |
Esta dissertação de Mestrado apresenta o meu processo de criação em direção a uma poética dramatúrgica e autoral. O estudo revela o processo da escrita de três monólogos na estética do teatro dramático tal como entendido por Pavis em seu Dicionário de Teatro (2017) e aponta para a construção da realidade cênica como mimese do real, seguindo o escopo tradicional da curva dramática: apresentação das personagens e do conflito, clímax e resolução do conflito apresentado. A dissertação mostra a metodologia que parte da observação atenta de realidade compartilhada e das leituras teóricas e dramáticas, para a construção de um horizonte dramatúrgico que se pretendeu artístico, poético e político. Os monólogos criados apresentam três versões de uma mesma realidade cênica, na qual os personagens vivenciam situações de opressão, sexualidade, religiosidade e uso abusivo de álcool. O trabalho discutiu situações cotidianas vivenciadas no interior de Minas, chamando atenção para questões-problema por meio do teatro dramático. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T11:15:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T11:15:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSDE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSDE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSDE/1/disserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B4ZSDE/2/disserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d34678294aaa94a7b8e7259f6f049f5 63dc119901b405cf459034f9da4f11e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589446630637568 |