Educação continuada de profissionais de Enfermagem para atendimento a gestantes de alto risco: um projeto de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia Rodrigues Rocha Santana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A86LZL
Resumo: INTRODUÇÃO: caracterizada por transformações, a gestação é vivenciada pela mulher de forma distinta, acarretando mudanças físicas e emocionais que demanda, além do apoio dos familiares, umacompanhamento adequado dos profissionais de saúde. OBJETIVO: Elaborar um projeto de intervenção com o intuito de capacitação dos profissionais de enfermagem para identificação do nívelde complexidade clínica de gestantes em uma unidade básica do Município de Montes Claros. MÉTODO: trata-se de um estudo de caráter intervencionista que visa interferir na realidade estudada a fim de modificá-la. Para realização desta proposta foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional (PES) composto por 10 passos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: muitos são os desafios que ainda terão que ser enfrentados durante a busca por uma assistência ideal às gestantes de alto risco. Portanto, a valorização da educação\capacitação dos profissionais é fundamental, uma vez que propicia a construção coletiva de conhecimentos e a melhoria da assistência.
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spelling Celia Maria de OliveiraPatricia Rodrigues Rocha Santana2019-08-10T13:30:03Z2019-08-10T13:30:03Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A86LZLINTRODUÇÃO: caracterizada por transformações, a gestação é vivenciada pela mulher de forma distinta, acarretando mudanças físicas e emocionais que demanda, além do apoio dos familiares, umacompanhamento adequado dos profissionais de saúde. OBJETIVO: Elaborar um projeto de intervenção com o intuito de capacitação dos profissionais de enfermagem para identificação do nívelde complexidade clínica de gestantes em uma unidade básica do Município de Montes Claros. MÉTODO: trata-se de um estudo de caráter intervencionista que visa interferir na realidade estudada a fim de modificá-la. Para realização desta proposta foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional (PES) composto por 10 passos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: muitos são os desafios que ainda terão que ser enfrentados durante a busca por uma assistência ideal às gestantes de alto risco. Portanto, a valorização da educação\capacitação dos profissionais é fundamental, uma vez que propicia a construção coletiva de conhecimentos e a melhoria da assistência.INTRODUCTION: characterized by changes, pregnancy is experienced by women in different ways, causing physical and emotional changes that demand not only family support but also adequate monitoring of health professionals. OBJECTIVE: To develop an intervention project withthe purpose of training nursing professionals to identify the clinical complexity level of pregnant women in a primary care unit in the municipality of Montes Claros. METHOD: This is an interventionist project aiming to interfere in the scenario studied in order to modify it. To carry out this proposal it was used the 10 steps Situational Strategic Planning. CONCLUSIONS: Many are thechallenges that still have to be faced for an ideal assistance to high-risk pregnant women. Therefore, the appreciation of education\training of professionals is essential, since it provides collective construction of knowledge and improvement of careUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdePráticas educativasEducaçãoGestação de alto riscocontinuadaEducação em SaúdeEducação continuada de profissionais de Enfermagem para atendimento a gestantes de alto risco: um projeto de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpatr_cia_rodrigues_rocha_santana.pdfapplication/pdf6841654https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A86LZL/1/patr_cia_rodrigues_rocha_santana.pdf80e0e2aab8eab65412f83c5fba2428c6MD51TEXTpatr_cia_rodrigues_rocha_santana.pdf.txtpatr_cia_rodrigues_rocha_santana.pdf.txtExtracted texttext/plain47705https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A86LZL/2/patr_cia_rodrigues_rocha_santana.pdf.txtc24dfd9dfef938a8eb6ac280b0ce4bdcMD521843/BUBD-A86LZL2020-03-17 10:15:21.822oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A86LZLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-03-17T13:15:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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