Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elen de Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a1171
http://hdl.handle.net/1843/37724
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092
Resumo: Com base na abordagem de quatro obras, Apocalipse 1,11, do Teatro da Vertigem, Agreste e Projeto Body Art, de Newton Moreno, e Amores surdos,de Grace Passô, pretende-se reconhecer proposições de inserção de elementos desviantes do real ou do referencial de representação no teatro contemporâneo.Nesse sentido, as obras lidabym, cada qual com uma poética particular, com elementos estranhos que marcam desvios de comportamento, provocando assim um deslocamento quanto à composição da mimese teatral, e aproximam-se das percepções da realidade social em suas múltiplas marginalizações e formas de leitura.
id UFMG_2bff0e1400f23d2c78bb07d69cd9c285
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37724
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-08-24T15:08:23Z2021-08-24T15:08:23Z2018-12-2923479941007http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a11712358-4114http://hdl.handle.net/1843/37724https://orcid.org/0000-0003-1281-2092Com base na abordagem de quatro obras, Apocalipse 1,11, do Teatro da Vertigem, Agreste e Projeto Body Art, de Newton Moreno, e Amores surdos,de Grace Passô, pretende-se reconhecer proposições de inserção de elementos desviantes do real ou do referencial de representação no teatro contemporâneo.Nesse sentido, as obras lidabym, cada qual com uma poética particular, com elementos estranhos que marcam desvios de comportamento, provocando assim um deslocamento quanto à composição da mimese teatral, e aproximam-se das percepções da realidade social em suas múltiplas marginalizações e formas de leitura.From the approach of four theatrical pieces – Apocalipse 1,11 (Teatro da Vertigem),Agreste and Projeto Body Art (by Newton Moreno), and Amores surdos (by Grace Passô) –, we intend to recognize propositions of insertion of deviant elements of the real or the referential of representation in contemporary theater. In this sense, the works deal, each with a particular poetics, with strange elements that mark deviations of behavior, thus causing a displacement as to the composition of the theatrical mimesis, and approach the perceptions of social reality in its multiple marginalizations and forms of reading.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASGragoatáTeatroMimese na arteDramaturgia contemporâneaDesvios do realMimese teatralLiteratura dramáticaFissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporâneaFissures of the real: deviations from mimesis in contemporary Brazilian dramaturgyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33613Elen de Medeirosapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37724/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALFissuras do real desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea .pdfFissuras do real desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea .pdfapplication/pdf177393https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37724/2/Fissuras%20do%20real%20desvios%20da%20mimese%20na%20dramaturgia%20brasileira%20contempor%c3%a2nea%20.pdf6631b2719b322d846bde5c091276b656MD521843/377242021-08-24 12:08:23.407oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-24T15:08:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Fissures of the real: deviations from mimesis in contemporary Brazilian dramaturgy
title Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
spellingShingle Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
Elen de Medeiros
Dramaturgia contemporânea
Desvios do real
Mimese teatral
Literatura dramática
Teatro
Mimese na arte
title_short Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
title_full Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
title_fullStr Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
title_full_unstemmed Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
title_sort Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea
author Elen de Medeiros
author_facet Elen de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elen de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia contemporânea
Desvios do real
Mimese teatral
Literatura dramática
topic Dramaturgia contemporânea
Desvios do real
Mimese teatral
Literatura dramática
Teatro
Mimese na arte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro
Mimese na arte
description Com base na abordagem de quatro obras, Apocalipse 1,11, do Teatro da Vertigem, Agreste e Projeto Body Art, de Newton Moreno, e Amores surdos,de Grace Passô, pretende-se reconhecer proposições de inserção de elementos desviantes do real ou do referencial de representação no teatro contemporâneo.Nesse sentido, as obras lidabym, cada qual com uma poética particular, com elementos estranhos que marcam desvios de comportamento, provocando assim um deslocamento quanto à composição da mimese teatral, e aproximam-se das percepções da realidade social em suas múltiplas marginalizações e formas de leitura.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T15:08:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-24T15:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37724
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a1171
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-4114
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1281-2092
url http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n47a1171
http://hdl.handle.net/1843/37724
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092
identifier_str_mv 2358-4114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gragoatá
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37724/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37724/2/Fissuras%20do%20real%20desvios%20da%20mimese%20na%20dramaturgia%20brasileira%20contempor%c3%a2nea%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
6631b2719b322d846bde5c091276b656
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677060393926656