Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Frossard Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37420
Resumo: RESUMO Este trabalho pretendeu estudar as marcas expressivas da voz de Milton Nascimento, em três (3) canções do disco Clube da Esquina (1972), de Milton e Márcio Borges. O objetivo paralelo foi conhecer e mapear o território do Clube da Esquina e de Milton Nascimento, acompanhando a trajetória destes, desde a origem, até a concretização do disco. Para isso, primeiro, realizou-se a escuta de todas as faixas do disco, buscando demarcar o território próprio do Clube da Esquina, bem como identificar características distintivas da voz de Milton, neste contexto. Depois, fez-se o mesmo com as canções selecionadas, mas de forma mais criteriosa. A escolha de músicas deste álbum do Clube da Esquina, para o estudo da voz de Bituca, foi motivada pela relevância histórico-cultural e pelo prestígio desfrutado por essa música, no Brasil e no exterior. Considerou-se, também, o fato de Milton Nascimento ser o principal responsável pelo disco. O conceito de Marcas Expressivas partiu de conjecturas encontradas em “Acerca do Ritornelo”, de Deleuze e Guatarri (1997). Em analogias, os autores referem-se ás características e comportamentos de pássaros canoros, comparando tais traços ao trabalho expressivo do artista. Eles relacionam a plumagem, os ritos de acasalamento e o canto de certos pássaros, que os distinguem de outros, com as marcas expressivas do artista, isto é, a voz de um cantor, as pinceladas de um pintor, os passos de uma bailarina. Conforme esse raciocínio, as características singulares de cada artista, corresponderiam às suas marcas expressivas únicas, sua impressão digital. O referencial teórico utilizado nesse trabalho teve contribuições de Tagg (2015), Ulhoa (1998), e outros. Recorreu-se aos estudos teóricos de Tagg (2015) para identificar e organizar os elementos indicativos da presença de marcas expressivas. Trata-se dos parâmetros de expressividade musical, classificados em grupos distintos que se relacionam a diversos aspectos musicais: (1) tempo e velocidade e espaço; (2) timbre e intensidade, (3) tom e tonalidade e (4) totalidade. As conclusões indicam que as marcas expressivas, embora se relacionem aos parâmetros de expressividade, não coincidem exatamente com esses padrões, mas constituem marcas distintivas de um determinado cantor, instrumentista, ou compositor. No caso de Milton Nascimento, que é as três coisas ao mesmo tempo, isso se torna ainda mais evidente. Palavras Chave: Marcas Expressivas, Voz, Clube da Esquina, Milton Nascimento.
id UFMG_2c0cde8de6720ebe1976e4b0595d6465
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37420
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mauro Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2910529710363813Marcos Edson Cardoso FilhoClara Sandronihttp://lattes.cnpq.br/9103129306176710Renato Frossard Cardoso2021-08-11T18:32:47Z2021-08-11T18:32:47Z2021-05-21http://hdl.handle.net/1843/37420RESUMO Este trabalho pretendeu estudar as marcas expressivas da voz de Milton Nascimento, em três (3) canções do disco Clube da Esquina (1972), de Milton e Márcio Borges. O objetivo paralelo foi conhecer e mapear o território do Clube da Esquina e de Milton Nascimento, acompanhando a trajetória destes, desde a origem, até a concretização do disco. Para isso, primeiro, realizou-se a escuta de todas as faixas do disco, buscando demarcar o território próprio do Clube da Esquina, bem como identificar características distintivas da voz de Milton, neste contexto. Depois, fez-se o mesmo com as canções selecionadas, mas de forma mais criteriosa. A escolha de músicas deste álbum do Clube da Esquina, para o estudo da voz de Bituca, foi motivada pela relevância histórico-cultural e pelo prestígio desfrutado por essa música, no Brasil e no exterior. Considerou-se, também, o fato de Milton Nascimento ser o principal responsável pelo disco. O conceito de Marcas Expressivas partiu de conjecturas encontradas em “Acerca do Ritornelo”, de Deleuze e Guatarri (1997). Em analogias, os autores referem-se ás características e comportamentos de pássaros canoros, comparando tais traços ao trabalho expressivo do artista. Eles relacionam a plumagem, os ritos de acasalamento e o canto de certos pássaros, que os distinguem de outros, com as marcas expressivas do artista, isto é, a voz de um cantor, as pinceladas de um pintor, os passos de uma bailarina. Conforme esse raciocínio, as características singulares de cada artista, corresponderiam às suas marcas expressivas únicas, sua impressão digital. O referencial teórico utilizado nesse trabalho teve contribuições de Tagg (2015), Ulhoa (1998), e outros. Recorreu-se aos estudos teóricos de Tagg (2015) para identificar e organizar os elementos indicativos da presença de marcas expressivas. Trata-se dos parâmetros de expressividade musical, classificados em grupos distintos que se relacionam a diversos aspectos musicais: (1) tempo e velocidade e espaço; (2) timbre e intensidade, (3) tom e tonalidade e (4) totalidade. As conclusões indicam que as marcas expressivas, embora se relacionem aos parâmetros de expressividade, não coincidem exatamente com esses padrões, mas constituem marcas distintivas de um determinado cantor, instrumentista, ou compositor. No caso de Milton Nascimento, que é as três coisas ao mesmo tempo, isso se torna ainda mais evidente. Palavras Chave: Marcas Expressivas, Voz, Clube da Esquina, Milton Nascimento.ABSTRACT This work aimed to study the expressive marks of Milton Nascimento's voice, in three (3) songs from the album Clube da Esquina (1972), by Milton and Márcio Borges. Our additional goal was to get acquainted and map the territory of Clube da Esquina and Milton Nascimento, researching their trajectory, from the beginning, until the accomplishment of the album. To accomplish that, first, listening of all tracks was achieved, in order to trace Clube da Esquina’s territory and identify distinctive traits of Milton Nascimento's voice. Then, the same was done with the selected songs, but in a more careful way. The choice of songs from this Clube da Esquina’s album, to study Bituca's voice, was motivated by the historical-cultural relevance and the prestige enjoyed by this music, in Brazil and abroad. It was also considered the fact that Milton Nascimento was the main responsible for the record. The concept of Expressive Marks was based on conjectures found in “Acerca do Ritornelo” (About the Ritornelo), by Deleuze and Guatarri (1997). In analogies, the authors refer to the characteristics and behavior of songbirds, comparing these traits to the expressive work of the artist. They relate the plumage, mating rites and the singing of certain birds, which distinguish them from others, with the expressive marks of the artist, that is, the voice of a singer, the brushstrokes of a painter, the steps of a dancer. According to this reasoning, the unique characteristics of each artist would correspond to their unique expressive marks, their digital impression. The theoretical framework used in this work had contributions from Tagg (2015), Ulhoa (1998), and others. Tagg's (2015) theoretical studies were used to identify and organize the elements that can highlight the presence of expressive marks. These are the parameters of musical expressiveness, classified into distinct groups that relate to different musical aspects: (1) time and speed and space; (2) timbre and intensity, (3) tone and tonality, and (4) wholeness. The conclusions indicate that, although the concept of expressive marks is related to the parameters of expressiveness, they do not exactly coincide with those patterns, but constitute distinctive marks of a certain singer, musician, or composer. In the case of Milton Nascimento, who is all three things at once, this became even more evident. Keywords: Expressive Marks, Voice, Clube da Esquina, Milton Nascimento.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance MusicalMúsica popular - BrasilClube da esquina (Grupo musical)Nascimento, Milton, 1942 -.Marcas expressivasVozClube da esquinaMilton NascimentoEstudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"Study of Expressiveness Marks of the Voice in Three (3) Songs from the Album Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos".info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao_Frossard_estudo_de_marcas_expressivas_formatado_final.pdfDissertacao_Frossard_estudo_de_marcas_expressivas_formatado_final.pdfDissertação Aprovada Pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Estudo de Marcas Expressivas da Voz Em Três Canções do Clube da Esquina: Cais, Pelo Amor de Deus e Os Povos. Área de Concentração: Performance Musical. Canto Popular.application/pdf2122312https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37420/1/Dissertacao_Frossard_estudo_de_marcas_expressivas_formatado_final.pdf716bb4b02a04b43d9c52b06b93a93172MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37420/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37420/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/374202021-08-11 15:32:47.366oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-11T18:32:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Study of Expressiveness Marks of the Voice in Three (3) Songs from the Album Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos".
title Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
spellingShingle Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
Renato Frossard Cardoso
Marcas expressivas
Voz
Clube da esquina
Milton Nascimento
Performance Musical
Música popular - Brasil
Clube da esquina (Grupo musical)
Nascimento, Milton, 1942 -.
title_short Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
title_full Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
title_fullStr Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
title_full_unstemmed Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
title_sort Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
author Renato Frossard Cardoso
author_facet Renato Frossard Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910529710363813
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Edson Cardoso Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Clara Sandroni
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9103129306176710
dc.contributor.author.fl_str_mv Renato Frossard Cardoso
contributor_str_mv Mauro Rodrigues
Marcos Edson Cardoso Filho
Clara Sandroni
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas expressivas
Voz
Clube da esquina
Milton Nascimento
topic Marcas expressivas
Voz
Clube da esquina
Milton Nascimento
Performance Musical
Música popular - Brasil
Clube da esquina (Grupo musical)
Nascimento, Milton, 1942 -.
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance Musical
Música popular - Brasil
Clube da esquina (Grupo musical)
Nascimento, Milton, 1942 -.
description RESUMO Este trabalho pretendeu estudar as marcas expressivas da voz de Milton Nascimento, em três (3) canções do disco Clube da Esquina (1972), de Milton e Márcio Borges. O objetivo paralelo foi conhecer e mapear o território do Clube da Esquina e de Milton Nascimento, acompanhando a trajetória destes, desde a origem, até a concretização do disco. Para isso, primeiro, realizou-se a escuta de todas as faixas do disco, buscando demarcar o território próprio do Clube da Esquina, bem como identificar características distintivas da voz de Milton, neste contexto. Depois, fez-se o mesmo com as canções selecionadas, mas de forma mais criteriosa. A escolha de músicas deste álbum do Clube da Esquina, para o estudo da voz de Bituca, foi motivada pela relevância histórico-cultural e pelo prestígio desfrutado por essa música, no Brasil e no exterior. Considerou-se, também, o fato de Milton Nascimento ser o principal responsável pelo disco. O conceito de Marcas Expressivas partiu de conjecturas encontradas em “Acerca do Ritornelo”, de Deleuze e Guatarri (1997). Em analogias, os autores referem-se ás características e comportamentos de pássaros canoros, comparando tais traços ao trabalho expressivo do artista. Eles relacionam a plumagem, os ritos de acasalamento e o canto de certos pássaros, que os distinguem de outros, com as marcas expressivas do artista, isto é, a voz de um cantor, as pinceladas de um pintor, os passos de uma bailarina. Conforme esse raciocínio, as características singulares de cada artista, corresponderiam às suas marcas expressivas únicas, sua impressão digital. O referencial teórico utilizado nesse trabalho teve contribuições de Tagg (2015), Ulhoa (1998), e outros. Recorreu-se aos estudos teóricos de Tagg (2015) para identificar e organizar os elementos indicativos da presença de marcas expressivas. Trata-se dos parâmetros de expressividade musical, classificados em grupos distintos que se relacionam a diversos aspectos musicais: (1) tempo e velocidade e espaço; (2) timbre e intensidade, (3) tom e tonalidade e (4) totalidade. As conclusões indicam que as marcas expressivas, embora se relacionem aos parâmetros de expressividade, não coincidem exatamente com esses padrões, mas constituem marcas distintivas de um determinado cantor, instrumentista, ou compositor. No caso de Milton Nascimento, que é as três coisas ao mesmo tempo, isso se torna ainda mais evidente. Palavras Chave: Marcas Expressivas, Voz, Clube da Esquina, Milton Nascimento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-11T18:32:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-11T18:32:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37420
url http://hdl.handle.net/1843/37420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37420/1/Dissertacao_Frossard_estudo_de_marcas_expressivas_formatado_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37420/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37420/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 716bb4b02a04b43d9c52b06b93a93172
00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589226409754624