Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28812 |
Resumo: | A ideia central da pesquisa é discutir parte do repertório do Clube da Esquina analisando os traços que caracterizam a tópica da mobilidade nas canções. Para isso, foram examinadas canções compostas pelos principais letristas envolvidos com o Clube: Fernando Brant, Márcio Borges e Ronaldo Bastos, gravadas entre 1970 e 1979. A análise das canções também se articula com um exame do contexto em que essas obras foram criadas e gravadas: a ditadura militar e a censura e ainda a expansão da indústria fonográfica no Brasil. |
id |
UFF-2_411015523491ad2c9d6ac1f6c084a181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28812 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da EsquinaClube da EsquinaMilton NascimentoMobilidadeDitadura militarIndústria fonográficaLiteratura brasileiraMúsica popular brasileiraNascimento, Milton doIndústria fonográficaClube da EsquinaMilton NascimentoMobilityMilitary dictatorshipPhonographic industryA ideia central da pesquisa é discutir parte do repertório do Clube da Esquina analisando os traços que caracterizam a tópica da mobilidade nas canções. Para isso, foram examinadas canções compostas pelos principais letristas envolvidos com o Clube: Fernando Brant, Márcio Borges e Ronaldo Bastos, gravadas entre 1970 e 1979. A análise das canções também se articula com um exame do contexto em que essas obras foram criadas e gravadas: a ditadura militar e a censura e ainda a expansão da indústria fonográfica no Brasil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe research’s main idea is to discuss part of Clube da Esquina’s repertoire analyzing traces that characterize the songs’ topical mobility. For that, songs composed by the main lyricists involved in the Clube were examined: Fernando Brant, Márcio Borges and Ronaldo Bastos, recorded between 1970 and 1979. The songs’ analysis is also articulated with the examination of the context in which these works were created and recorded: the military dictatorship and the censorship, as well as the expansion of the phonographic industry in Brazil.100 p.Matos, Cláudia Neiva deGomes, Verônica da Silva2023-05-15T17:41:54Z2023-05-15T17:41:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Verônica da Silva. Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28812CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-15T17:41:58Zoai:app.uff.br:1/28812Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-15T17:41:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina |
title |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina |
spellingShingle |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina Gomes, Verônica da Silva Clube da Esquina Milton Nascimento Mobilidade Ditadura militar Indústria fonográfica Literatura brasileira Música popular brasileira Nascimento, Milton do Indústria fonográfica Clube da Esquina Milton Nascimento Mobility Military dictatorship Phonographic industry |
title_short |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina |
title_full |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina |
title_fullStr |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina |
title_full_unstemmed |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina |
title_sort |
Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina |
author |
Gomes, Verônica da Silva |
author_facet |
Gomes, Verônica da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Cláudia Neiva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Verônica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clube da Esquina Milton Nascimento Mobilidade Ditadura militar Indústria fonográfica Literatura brasileira Música popular brasileira Nascimento, Milton do Indústria fonográfica Clube da Esquina Milton Nascimento Mobility Military dictatorship Phonographic industry |
topic |
Clube da Esquina Milton Nascimento Mobilidade Ditadura militar Indústria fonográfica Literatura brasileira Música popular brasileira Nascimento, Milton do Indústria fonográfica Clube da Esquina Milton Nascimento Mobility Military dictatorship Phonographic industry |
description |
A ideia central da pesquisa é discutir parte do repertório do Clube da Esquina analisando os traços que caracterizam a tópica da mobilidade nas canções. Para isso, foram examinadas canções compostas pelos principais letristas envolvidos com o Clube: Fernando Brant, Márcio Borges e Ronaldo Bastos, gravadas entre 1970 e 1979. A análise das canções também se articula com um exame do contexto em que essas obras foram criadas e gravadas: a ditadura militar e a censura e ainda a expansão da indústria fonográfica no Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-15T17:41:54Z 2023-05-15T17:41:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Verônica da Silva. Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28812 |
identifier_str_mv |
GOMES, Verônica da Silva. Ventania em qualquer direção: a poética da mobilidade nas canções do Clube da Esquina. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053584393699328 |