Análise da priorização de atividades críticas em projetos lineares: estudo de casos em projetos ferroviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Humberto Coelho de Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWGEX
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório sobre as atividades dos projetos conceituais de engenharia em empreendimentos lineares (ou projetos de infraestrutura), mais especificamente ferrovias, na segunda etapa do método Front-End-Loading. Utilizando o método de estudo de casos múltiplos, procurou-se identificar quais atividades de engenharia podem ser priorizadas considerando o impacto em termos de custos de construção do empreendimento, impacto no prazo de construção e no prazo de desenvolvimento do projeto. Em paralelo, utilizou-se o método Delphi para fazer uma pesquisa junto a especialistas, no sentido de identificar quais as atividades mais relevantes na determinação do escopo da etapa de projeto de empreendimentos lineares. A partir dessa pesquisa exploratória e da aplicação do Delphi, foram sugeridas 10 diretrizes, dentre elas a Diretriz 3 : Há disciplinas de engenharia mais relevantes, as quais devem ser tratadas em maior nível de detalhes, enquanto que para as disciplinas com menor relevância sugere-se que as mesmas sejam incluídas como verbas baseadas em índices de outros projetos com características similares na etapa de FEL2, a Diretriz 5 As disciplinas de projetos de natureza e características semelhantes às dos casos 1, 2 e 3 tendem a ser agrupadas pelo grau de relevância conforme proposto a seguir: Grupo 1: (Alta relevância): Análise e definição das diretrizes de traçado, Topografia, Estudos geológicos e geotécnicos para o projeto conceitual em FEL-2, Infraestrutura, Estudos e seleção de alternativas técnicas (Trade-offs), Projeto geométrico e Terraplenagem. Grupo 2: (Média/Alta relevância): Pontes, Túneis, Superestrutura e Plano de estudos geológico-geotécnicos para a fase de projeto básico. Grupo 3: (Média relevância): Hidrologia, Projeto para aquisição de áreas, Caracterização geral complementar da região em estudo, Interferências, Áreas de empréstimos e Áreas de disposição de material excedente. Grupo 4: (Média/baixa relevância): Edificações e instalações fixas, Acessos rodoviários para manutenção, Canteiro de obras e Telecomunicação e automação. Grupo 5: (Baixa relevância): Serviços preliminares e Paisagismo e serviços complementares e a Diretriz 7 Sugere-se que a análise da maturidade do projeto conceitual ao final de FEL-2 deve considerar a aderência dos produtos de engenharia ao planejamento inicial do projeto elaborado focando os recursos e esforços nas atividades de maior relevância. O estudo conclui que para projetos ferroviários com características semelhantes às dos casos 1, 2 e 3, as atividades mais críticas são Análise e definição das diretrizes de traçado, Topografia, Estudos geológicos e geotécnicos para o projeto conceitual em FEL-2, Infraestrutura, Estudos e seleção de alternativas técnicas (Trade-offs), Projeto geométrico e Terraplenagem. Por outro lado, a pesquisa mostrou a importância de, no início de cada projeto, identificar as disciplinas e atividades técnicas e gerenciais que receberão a maior quantidade de recursos e esforços no sentido de obter maior maturidade dos produtos de engenharia ao final da etapa de FEL-2, o que poderá permitir o aumento da assertividade e da previsibilidade dos projetos e, consequentemente, poderá contribuir para melhorar as tomadas de decisões sobre a realização dos investimentos nestes empreendimentos de capital.
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O estudo conclui que para projetos ferroviários com características semelhantes às dos casos 1, 2 e 3, as atividades mais críticas são Análise e definição das diretrizes de traçado, Topografia, Estudos geológicos e geotécnicos para o projeto conceitual em FEL-2, Infraestrutura, Estudos e seleção de alternativas técnicas (Trade-offs), Projeto geométrico e Terraplenagem. Por outro lado, a pesquisa mostrou a importância de, no início de cada projeto, identificar as disciplinas e atividades técnicas e gerenciais que receberão a maior quantidade de recursos e esforços no sentido de obter maior maturidade dos produtos de engenharia ao final da etapa de FEL-2, o que poderá permitir o aumento da assertividade e da previsibilidade dos projetos e, consequentemente, poderá contribuir para melhorar as tomadas de decisões sobre a realização dos investimentos nestes empreendimentos de capital.This thesis presents a exploratory study about the activities in conceptual engineering projects for linear projects (or infrastructure projects), specially railways, into the second phase of the methodology Front-End-Loading. Based on the analysis of four different railways, using the multiple case studies, it aimed to identify what activities of engineering could be prioritized considering its impact into the construction costs, into the construction planning and into the conceptual design planning. A survey was conducted to experts using the Delphi methodology to identify what are the most relevant activities to the scope definition in linear projects. From that exploratory research and from the survey, ten guidelines were suggested, of which we mention the Guideline 3: There are disciplines more relevant, which might be further developed, while the less relevant disciplines might be included into the budget as index from other similar projects, the Guideline 5: The disciplines of projects with similar nature and characteristics of the cases 1, 2 and 3 tend to be grouped by relevance as the following: Group 1 (Highest relevance): Preliminary studies of alignments, Topography, Geotechnical and Geological studies for conceptual projects (FEL-2), Infrastructure, Trade-offs, Geometric design and Earthwork. Group 2 (Medium/High relevance): Bridges, Tunnels, Superstructure and Geological and geotechnical plan for the next phase (basic design FEL-3). Group 3 (Medium relevance): Hydrology, Land acquisition, General characterization of the area to be studied, Interferences, Borrow material areas, Areas for material disposal. Group 4 (Medium/Low relevance): Building and facilities, Road access for maintenance, Construction site and Telecommunication and automation. Group 5 (Low relevance): Preliminary services and Landscaping and complementary services, and the Guideline 7: Suggest the analysis of the level of maturity of the conceptual projects in the end of FEL-2 consider the adherence of the products of engineering to the baseline focusing the resources available and efforts to the disciplines with the highest relevance. The study conclude that for railway projects with similar characteristics to the cases 1, 2 and 3, the most critical ones are Alignment analysis and definition of directions, Topography survey, Geological and geotechnical studies for conceptual projects in FEL-2, Infrastructure, Studies and definition of technical solutions (Trade-offs), Geometric design and Earthwork. On the other hand the research showed the importance of, in the beginning of each project, to identify the disciplines and the technical and management activities which will receive most part of resources and efforts to gain more maturity of the engineering products in the end of FEL-2 phase. This will may afford the increase of assertiveness and predictability of projects and, consequently, it will may contribute to improve the decision making process about go or dont go for these enterprises.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração de projetosConstrução civilProjetos linearesProjetos de infraestruturaGerenciamento de projetosPriorização de atividadesAnálise da priorização de atividades críticas em projetos lineares: estudo de casos em projetos ferroviáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmelo__humberto_c.___dissertacao.pdfapplication/pdf2784836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWGEX/1/melo__humberto_c.___dissertacao.pdf5b73444ecf158c8ef6d9b0cfdd4de8efMD51TEXTmelo__humberto_c.___dissertacao.pdf.txtmelo__humberto_c.___dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain282178https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWGEX/2/melo__humberto_c.___dissertacao.pdf.txt293133d23dc961cddbd71ddeb7d74a06MD521843/BUBD-9WWGEX2019-11-14 09:00:08.239oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WWGEXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:00:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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