Educação em saúde com adolescentes: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lais Aparecida Melo Freire
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8LYQ87
Resumo: As atividades educativas em saúde realizadas com adolescentes estão centradas na biologia e fisiologia humanas abordando temas que são considerados importantes para o desenvolvimento saudável deste público. Para abordar estes temas tem sido utilizada a pedagogia tradicional fundamentada na transmissão do conhecimento e no relacionamento desigual entre educador e educando. Existem algumas iniciativas de mudança na prática, buscando utilizar os pressupostos da pedagogia dialógica. Apesar dos avanços relacionados com a ampliação do conceito de saúde e do incremento da participação dos educandos em seu processo de aprendizagem, existe ainda uma lacuna entre teoria e prática. Propomos um estudo que objetiva analisar princípios educacionais de Paulo Freire em oficinas de promoção da saúde sexual com adolescentes. Para isso utilizamos a metodologiaqualitativa na modalidade de pesquisa participante. O cenário da pesquisa foi uma escola estadual do município de Ouro Branco, Minas Gerais. Participaram do estudo quatorze adolescentes com idade entre quinze e dezoito anos regularmente matriculados na escola. Os dados foram coletados por meio de nove oficinas educativas e do diário de campo. A estratégia para interpretar e agrupar as falas dos adolescentes e educadores durante as oficinas, por critérios de sentido, foi a análise de conteúdo, utilizada em pesquisas qualitativas. A análise do material das oficinas e dos diários de campo se deu a partir de três núcleos temáticos. O primeiro núcleo refere-se às oficinas e suas potencialidades, o segundo núcleo diz respeito aos processos de construção de conhecimentos pelos adolescentes e o terceiro inclui a promoção da saúde sexual e o princípio da dialogicidade de Paulo Freire. No primeiro núcleo, destacamos a pertinência e potencialidade da oficina para instaurar um campo de fala e escuta, que se conformaram como dispositivos pedagógicos constitutivos do tipo de educação desenvolvida. No segundo núcleo, identificamos que o processo de construção de conhecimento pelos adolescentes foi favorecido pela educação fundamentada nos princípios de Freire. Compreendemos o valor destas atividades, mas ao mesmo tempo, nos indagamos em que medida elas teriam favorecido a construção de conhecimentos e teriam levado ao desenvolvimento de novas relações entre o ser, o conhecer e o agir. No terceiro núcleo, observamos a materialização do diálogo na educação realizada bem como as condições favoráveis por ele fomentadas para a promoção da saúde sexual de adolescentes. Reconhecemos que o diálogo é princípio pedagógico ideal para tratar temáticas junto ao público adolescente por serem estes naturalmente indagadores e questionadores. O repensar sobre a pesquisa e sobre a utilização da pedagogia problematizadora nos faz acreditar que o caminho para aproximar as práticas educativas dos pressupostos de Freire está no movimento de ação-reflexãoação.Verificamos a necessidade de mais estudos que descrevam práticas de educação em saúde, descrevendo o referencial metodológico que as informa e as estratégias empregadas, com o objetivo de ajudar os profissionais de saúde em suas intervenções cotidianas. Esclarecemos que ao valorizarmos a temática da educação em saúde, não deixamos de reconhecer a importância da família, da escola, do setor saúde e do governo na promoção da saúde sexual dos adolescentes
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Propomos um estudo que objetiva analisar princípios educacionais de Paulo Freire em oficinas de promoção da saúde sexual com adolescentes. Para isso utilizamos a metodologiaqualitativa na modalidade de pesquisa participante. O cenário da pesquisa foi uma escola estadual do município de Ouro Branco, Minas Gerais. Participaram do estudo quatorze adolescentes com idade entre quinze e dezoito anos regularmente matriculados na escola. Os dados foram coletados por meio de nove oficinas educativas e do diário de campo. A estratégia para interpretar e agrupar as falas dos adolescentes e educadores durante as oficinas, por critérios de sentido, foi a análise de conteúdo, utilizada em pesquisas qualitativas. A análise do material das oficinas e dos diários de campo se deu a partir de três núcleos temáticos. O primeiro núcleo refere-se às oficinas e suas potencialidades, o segundo núcleo diz respeito aos processos de construção de conhecimentos pelos adolescentes e o terceiro inclui a promoção da saúde sexual e o princípio da dialogicidade de Paulo Freire. No primeiro núcleo, destacamos a pertinência e potencialidade da oficina para instaurar um campo de fala e escuta, que se conformaram como dispositivos pedagógicos constitutivos do tipo de educação desenvolvida. No segundo núcleo, identificamos que o processo de construção de conhecimento pelos adolescentes foi favorecido pela educação fundamentada nos princípios de Freire. Compreendemos o valor destas atividades, mas ao mesmo tempo, nos indagamos em que medida elas teriam favorecido a construção de conhecimentos e teriam levado ao desenvolvimento de novas relações entre o ser, o conhecer e o agir. No terceiro núcleo, observamos a materialização do diálogo na educação realizada bem como as condições favoráveis por ele fomentadas para a promoção da saúde sexual de adolescentes. Reconhecemos que o diálogo é princípio pedagógico ideal para tratar temáticas junto ao público adolescente por serem estes naturalmente indagadores e questionadores. O repensar sobre a pesquisa e sobre a utilização da pedagogia problematizadora nos faz acreditar que o caminho para aproximar as práticas educativas dos pressupostos de Freire está no movimento de ação-reflexãoação.Verificamos a necessidade de mais estudos que descrevam práticas de educação em saúde, descrevendo o referencial metodológico que as informa e as estratégias empregadas, com o objetivo de ajudar os profissionais de saúde em suas intervenções cotidianas. Esclarecemos que ao valorizarmos a temática da educação em saúde, não deixamos de reconhecer a importância da família, da escola, do setor saúde e do governo na promoção da saúde sexual dos adolescentesHealth education activities carried out with adolescents are centered on human biology and physiology, addressing themes that are considered important in the healthy development of this group. In the treatment of these themes, a traditional pedagogy, founded on the transmission of knowledge and the unequal relationship between educator and student, has been utilized. There are some initiatives to change this practice which seek to utilize assumptions from dialogical pedagogy. Despite advances related to the widening of the concept of health and the increase of student participation in their learning process, there is a gap between theory and practice. We propose a study which is geared towards an analysis of Paulo Freires educational principles in sexual health awareness workshops with adolescents. To this end, we use qualitative methodology in the participant survey modality. The survey setting was a state run school in the municipality of Ouro Branco, Minas Gerais. Fourteen regularly enrolled adolescents, between the ages of fifteen and eighteen, participated in the study. The data was collected through nine educational workshops and from a field diary. The strategy for interpreting and grouping what was communicated by the adolescents and educators during the workshops, by criteria of meaning, was the content analysis used in qualitative research. Analysis of material fromworkshops and field diaries was based on three thematic cores. The first core refers to workshops and their potential; the second core relates to knowledge construction processes by the adolescents; and the third includes the promotion of sexual health and Paulo Freires principle of dialog. In the first core, we highlight the relevance and potential of theworkshop to create a field of speak and listen, that conforms to the type of education developed in its pedagogical devices. In the second core, we identify that the knowledge construction process of the adolescents benefitted from education founded in Freires principles. We understand the value of these activities but, at the same time, we investigated to what degree they had favored the construction of knowledge and led to thedevelopment of new relations between being, knowing and acting. In the third core, we observe the materialization of dialog in the education carried out, as well as the favorable conditions fostered by it towards the promotion of adolescent sexual health. We recognize that dialog is a fundamental pedagogical principle in the treatment of themes with theadolescent, as they are investigators and questioners naturally. Rethinking the survey research and the utilization of a questioning pedagogy makes us believe that the path to approaching educational practices from Freires assumptions is in the action-reflectionactionmovement. We verified a necessity for more studies that describe educational health practices, outlining the methodological benchmark that informs them and the strategies employed, with the objective of helping health professionals in their day to day interventions. We would like to emphasize that in appreciating the theme of health education, we recognize the importance of the family, school, health sector and thegovernment in the promotion of adolescent sexual health.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHumanosSexualidadeEnfermagemPesquisa QualitativaEducação em SaúdeComportamento do AdolescenteAdolescenteSexualidadePesquisa QualitativaAdolescentesEducação em SaúdeEducação em saúde com adolescentes: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALla_s_aparecida_de_melo_freire.pdfapplication/pdf618278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8LYQ87/1/la_s_aparecida_de_melo_freire.pdfe3cd9b8c2e42e6e5d4094f9e0580f9e8MD51TEXTla_s_aparecida_de_melo_freire.pdf.txtla_s_aparecida_de_melo_freire.pdf.txtExtracted texttext/plain185863https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8LYQ87/2/la_s_aparecida_de_melo_freire.pdf.txt943dc9929b6d53660e8307a6285ed24cMD521843/GCPA-8LYQ872019-11-14 03:51:35.458oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-8LYQ87Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:51:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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