Adolescentes com câncer: um diálogo de possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Jocastra Bispo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32410
Resumo: Introdução: O câncer é definido como um grupo de doenças que tem em comum o crescimento descontrolados e autônomo de células, dentro desse grupo temos o câncer infantojuvenil. O diagnóstico do câncer carrega consigo estigmas que refletem na forma como o adolescente é visto pela sociedade e pelos serviços de saúde. Ele ainda acarreta uma série de ressignificações e um novo contexto no desenvolvimento na vida do individuo, que se encontra em uma fase da vida marcada pela crescente autonomia. A educação em saúde embasada nos pressupostos freireanos do diálogo, da ética, da amorosidade e da autonomia constitui importante ferramenta para profissionais de saúde no cuidado que estimule o protagonismo do adolescente em tratamento/diagnóstico oncológico. Objetivo geral: Compreender a percepção de adolescentes com diagnóstico de câncer referente ao processo de adoecimento, tratamento, as demandas de educação em saúde como também, o compartilhamento de informações com outros adolescentes. Método: Tratou-se de estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Para coleta dos dados foram utilizados Desenho-estória com tema e entrevista. A amostra foi composta por adolescentes com faixa etária entre 14 a 19 anos que estavam em tratamento oncológico em um serviço que compõe a rede de referência na assistência em câncer no nordeste do Brasil. A análise dos dados do Desenho-estória com tema e das entrevistas foi baseada no modelo de Análise do Conteúdo Temático, com auxilio do Software Atlas.ti. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco sob o CAAE nº 62925316.8.0000.5208. Resultados: Participaram desta pesquisa 12 adolescentes. A análise do Desenho-estória com tema resultou duas categorias temáticas sendo elas a complexidade do ser adolescente com câncer e a integralidade no cuidar e ressignificação da adolescência em pacientes oncológicos. Das entrevistas emergiram quatro categorias temáticas nomeadas descoberta da doença e percurso assistencial, conhecimento do adolescente com câncer sobre seu processo de adoecimento e tratamento, internamento hospitalar e o adolescente com câncer: desafios para uma assistência humanizada e o compartilhamento de conhecimento por adolescentes com câncer: possibilidades e limites. As categorias foram interpretas sob a luz dos Constructos Freireanos diálogo, amorosidade, ética e autonomia. Os achados deste estudo convergiram na contribuição para reconstrução da assistência da equipe multidisciplinar de saúde ao adolescente com diagnóstico/tratamento oncológico, numa perspectiva educativa que correspondam as reais demandas desse grupo, desvelando as potencialidades deste grupo reconhecendo-os como multiplicadores dos conhecimentos sobre a doença e tratamento do câncer para estratégias de educação em saúde rompendo com a centralização do conhecimento no profissional de saúde.
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spelling SANTANA, Jocastra Bispo dehttp://lattes.cnpq.br/1652920720542311http://lattes.cnpq.br/8814068290329233MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles2019-09-10T17:06:03Z2019-09-10T17:06:03Z2018-02-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32410Introdução: O câncer é definido como um grupo de doenças que tem em comum o crescimento descontrolados e autônomo de células, dentro desse grupo temos o câncer infantojuvenil. O diagnóstico do câncer carrega consigo estigmas que refletem na forma como o adolescente é visto pela sociedade e pelos serviços de saúde. Ele ainda acarreta uma série de ressignificações e um novo contexto no desenvolvimento na vida do individuo, que se encontra em uma fase da vida marcada pela crescente autonomia. A educação em saúde embasada nos pressupostos freireanos do diálogo, da ética, da amorosidade e da autonomia constitui importante ferramenta para profissionais de saúde no cuidado que estimule o protagonismo do adolescente em tratamento/diagnóstico oncológico. Objetivo geral: Compreender a percepção de adolescentes com diagnóstico de câncer referente ao processo de adoecimento, tratamento, as demandas de educação em saúde como também, o compartilhamento de informações com outros adolescentes. Método: Tratou-se de estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Para coleta dos dados foram utilizados Desenho-estória com tema e entrevista. A amostra foi composta por adolescentes com faixa etária entre 14 a 19 anos que estavam em tratamento oncológico em um serviço que compõe a rede de referência na assistência em câncer no nordeste do Brasil. A análise dos dados do Desenho-estória com tema e das entrevistas foi baseada no modelo de Análise do Conteúdo Temático, com auxilio do Software Atlas.ti. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco sob o CAAE nº 62925316.8.0000.5208. Resultados: Participaram desta pesquisa 12 adolescentes. A análise do Desenho-estória com tema resultou duas categorias temáticas sendo elas a complexidade do ser adolescente com câncer e a integralidade no cuidar e ressignificação da adolescência em pacientes oncológicos. Das entrevistas emergiram quatro categorias temáticas nomeadas descoberta da doença e percurso assistencial, conhecimento do adolescente com câncer sobre seu processo de adoecimento e tratamento, internamento hospitalar e o adolescente com câncer: desafios para uma assistência humanizada e o compartilhamento de conhecimento por adolescentes com câncer: possibilidades e limites. 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It still entails a series of re-significances and a new context in the development of the individual's life, which is at a stage of life marked by increasing autonomy. Health education based on the Freirean presuppositions of dialogue, ethics, amorousness and autonomy is an important tool for healthcare professionals in the care that stimulates the protagonism of the adolescent in treatment / oncological diagnosis. Objective: To understand the perception of adolescents diagnosed with cancer related to the process of illness, treatment, health education demands, as well as the sharing of information with other adolescents. Method: This was a descriptive, exploratory study with a qualitative approach. For collecting the data were used Drawing-story with theme and interview. The sample consisted of adolescents aged 14 to 19 years who were in oncological treatment in a service that makes up the referral network in cancer care in northeastern Brazil. The analysis of the Design-Story data with the theme and the interviews was based on the Thematic Content Analysis model, with the assistance of the Atlas.ti Software. The project was approved by the Human Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco under CAAE 62925316.8.0000.5208. Results: Twelve adolescents participated in this study. The analysis of the Story-Design with theme resulted in two thematic categories being the complexity of being adolescent with cancer and the integrality in the care and resignification of the adolescence in cancer patients. From the interviews emerged four thematic categories named discovery of the disease and care pathway, knowledge of the adolescent with cancer about its process of illness and treatment, hospitalization and the adolescent with cancer: challenges for a humanized care and the sharing of knowledge by adolescents with cancer: possibilities and limits. The categories were interpreted in the light of the Freireanos Constructs dialogue, amorousness, ethics and autonomy. The findings of this study converged in the contribution to reconstruction of the assistance of the multidisciplinary health team to the adolescent with diagnosis / oncological treatment, in an educational perspective that correspond to the real demands of this group, revealing the potentialities of this group recognizing them as multipliers of knowledge about the disease and cancer treatment for health education strategies breaking with the centralization of knowledge in the health professional.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNeoplasiasEducação em saúdeAdolescentePesquisa qualitativaEnfermagemAdolescentes com câncer: um diálogo de possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Jocastra Bispo de Santana.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jocastra Bispo de Santana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32410/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jocastra%20Bispo%20de%20Santana.pdf.jpgd704d656514fac25ffd888ee5aebf7bcMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Jocastra Bispo de Santana.pdfDISSERTAÇÃO Jocastra Bispo de Santana.pdfapplication/pdf1683374https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jocastra%20Bispo%20de%20Santana.pdf0ce7818e03e09f687846310392ef5f9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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