Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M |
Resumo: | Este trabalho tem como referencial teórico a psicanálise e procura investigar a violência escolar como um novo sintoma do fracasso escolar. Para isso investiga uma experiência de educação de jovens na cidade de Belo Horizonte, que fracassa pelas manifestações de violência desencadeadas por eles. A experiência é considerada inovadora pela política pública educacional destinada aos jovens, por afirmar a educação como direito em tempo integral, mas fracassa na sua função de transmissão. A partir da oferta da palavra aos jovens alunos dessa escola pública, localizada numa área de vulnerabilidade social, utilizando o dispositivo da conversação, procuramos aprender com esse jovem aluno, o que eles tema dizer sobre essa situação. Utilizando da concepção de sintoma, como uma manifestação que fala do mal-estar do sujeito em relação à cultura de seu tempo, o trabalho procurou localizar os pontos de condensação desse mal-estar nas conversações. A conversação foi feita com aqueles que ninguém quer conversar: os bagunceiros, os violentos, os desordeiros. Alunos que não participam de gangues e nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas que cometiam os atos de violência. O trabalho mostra que o jovem recusa o discurso da carência, da vulnerabilidade e do favelado. Recusa pelos seus atos, um projeto educativo que reforça as identificações recebidas no social, que falam deles como bandidos, favelados e vagabundos. Comprova que o desejo dos mesmos era por uma escola que cumprisse a sua função de ensiná-los e servisse como espaço de apoio nesse tempo da vida em que o real do sexo é desagregador do sujeito. Para as políticas públicas demonstra que o excesso de saber segrega o sujeito dos projetos educativos direcionados aos jovens. |
id |
UFMG_2c995d8ba84d8eace45f8af9ac2df8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858P9M |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lydia Bezerra SantiagoAngelina HarariMarilia Pontes SpositoMarcelo Ricardo PereiraLuiz Alberto Oliveira GoncalvesRenata Nunes Vasconcelos2019-08-12T07:09:11Z2019-08-12T07:09:11Z2010-02-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9MEste trabalho tem como referencial teórico a psicanálise e procura investigar a violência escolar como um novo sintoma do fracasso escolar. Para isso investiga uma experiência de educação de jovens na cidade de Belo Horizonte, que fracassa pelas manifestações de violência desencadeadas por eles. A experiência é considerada inovadora pela política pública educacional destinada aos jovens, por afirmar a educação como direito em tempo integral, mas fracassa na sua função de transmissão. A partir da oferta da palavra aos jovens alunos dessa escola pública, localizada numa área de vulnerabilidade social, utilizando o dispositivo da conversação, procuramos aprender com esse jovem aluno, o que eles tema dizer sobre essa situação. Utilizando da concepção de sintoma, como uma manifestação que fala do mal-estar do sujeito em relação à cultura de seu tempo, o trabalho procurou localizar os pontos de condensação desse mal-estar nas conversações. A conversação foi feita com aqueles que ninguém quer conversar: os bagunceiros, os violentos, os desordeiros. Alunos que não participam de gangues e nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas que cometiam os atos de violência. O trabalho mostra que o jovem recusa o discurso da carência, da vulnerabilidade e do favelado. Recusa pelos seus atos, um projeto educativo que reforça as identificações recebidas no social, que falam deles como bandidos, favelados e vagabundos. Comprova que o desejo dos mesmos era por uma escola que cumprisse a sua função de ensiná-los e servisse como espaço de apoio nesse tempo da vida em que o real do sexo é desagregador do sujeito. Para as políticas públicas demonstra que o excesso de saber segrega o sujeito dos projetos educativos direcionados aos jovens.This work has as theorist reference the psichoanalysis and call to investigate the school violence as a new symptom of student failure. For this investigate the education experience between young in the city of Belo Horizonte, which failure for the own violence manifestation. The experience is considered innovator for educational public politician dedicate to young, for affirm the education as a law in integral time but failure in your function of transmission. As from offer of world the young students this public school, localized in area of social vulnerability, utilizing conversation mechanism, we sought to learn with this young student , which they have to tell about this situation. Utilizing the symptom of conception, as a manifestation that talks about subject indisposition in reporting a culture of your time, the work sought to locate the points of condensation this indisposition during the conversations. The conversation was made with people that nobody want to talk: the hooligans , the impetuous, the riotous. Students that doesnt involve with gangs and drug traffic, but commit violen acts. The work show us that the young refusal the necessity speech, of vulnerability and of dweller in a slum. Refusal for own acts a educational project that intensify the identification received in social, that speak of them like bandit , dweller in a slum and runabout. Show us that their wish was for a school which satisfy the function of teach them and was a space of support in this times of life in that real sexy is a of subject. For the public politician demonstrates that the excess of knowledge segregates the subject of the educational projects in the way of young.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalViolência escolarEducaçãoDisciplina escolarFracasso escolarPsicanálise aplicadaSegregaçãoPolíticas públicasJuventudeIdentificaçãoViolênciaFracasso escolarEscolaSintoma socialViolência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_renata_vasconcelos.pdfapplication/pdf14201201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/1/tese_final_renata_vasconcelos.pdf0a1906a4b696eaf45838ebf026ec575dMD51TEXTtese_final_renata_vasconcelos.pdf.txttese_final_renata_vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain567368https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/2/tese_final_renata_vasconcelos.pdf.txt9b952fd23243da67f022741dba8febf2MD521843/FAEC-858P9M2019-11-14 11:46:14.106oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858P9MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:46:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar |
title |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar |
spellingShingle |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar Renata Nunes Vasconcelos Psicanálise aplicada Segregação Políticas públicas Juventude Identificação Violência Fracasso escolar Escola Sintoma social Sociologia educacional Violência escolar Educação Disciplina escolar Fracasso escolar |
title_short |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar |
title_full |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar |
title_fullStr |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar |
title_full_unstemmed |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar |
title_sort |
Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar |
author |
Renata Nunes Vasconcelos |
author_facet |
Renata Nunes Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lydia Bezerra Santiago |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Angelina Harari |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marilia Pontes Sposito |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marcelo Ricardo Pereira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Luiz Alberto Oliveira Goncalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Nunes Vasconcelos |
contributor_str_mv |
Ana Lydia Bezerra Santiago Angelina Harari Marilia Pontes Sposito Marcelo Ricardo Pereira Luiz Alberto Oliveira Goncalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise aplicada Segregação Políticas públicas Juventude Identificação Violência Fracasso escolar Escola Sintoma social |
topic |
Psicanálise aplicada Segregação Políticas públicas Juventude Identificação Violência Fracasso escolar Escola Sintoma social Sociologia educacional Violência escolar Educação Disciplina escolar Fracasso escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia educacional Violência escolar Educação Disciplina escolar Fracasso escolar |
description |
Este trabalho tem como referencial teórico a psicanálise e procura investigar a violência escolar como um novo sintoma do fracasso escolar. Para isso investiga uma experiência de educação de jovens na cidade de Belo Horizonte, que fracassa pelas manifestações de violência desencadeadas por eles. A experiência é considerada inovadora pela política pública educacional destinada aos jovens, por afirmar a educação como direito em tempo integral, mas fracassa na sua função de transmissão. A partir da oferta da palavra aos jovens alunos dessa escola pública, localizada numa área de vulnerabilidade social, utilizando o dispositivo da conversação, procuramos aprender com esse jovem aluno, o que eles tema dizer sobre essa situação. Utilizando da concepção de sintoma, como uma manifestação que fala do mal-estar do sujeito em relação à cultura de seu tempo, o trabalho procurou localizar os pontos de condensação desse mal-estar nas conversações. A conversação foi feita com aqueles que ninguém quer conversar: os bagunceiros, os violentos, os desordeiros. Alunos que não participam de gangues e nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas que cometiam os atos de violência. O trabalho mostra que o jovem recusa o discurso da carência, da vulnerabilidade e do favelado. Recusa pelos seus atos, um projeto educativo que reforça as identificações recebidas no social, que falam deles como bandidos, favelados e vagabundos. Comprova que o desejo dos mesmos era por uma escola que cumprisse a sua função de ensiná-los e servisse como espaço de apoio nesse tempo da vida em que o real do sexo é desagregador do sujeito. Para as políticas públicas demonstra que o excesso de saber segrega o sujeito dos projetos educativos direcionados aos jovens. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T07:09:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T07:09:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/1/tese_final_renata_vasconcelos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/2/tese_final_renata_vasconcelos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a1906a4b696eaf45838ebf026ec575d 9b952fd23243da67f022741dba8febf2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589316556881920 |