EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Edissônias Cordeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Legnani, Viviane Neves, Silva, Daniela Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou analisar a relação da escola com as famílias pobres. Compôs-se um Estudo de Caso de um aluno para ilustrar a produção do fracasso escolar no contexto contemporâneo. Discutiu-se as argumentações históricas e atuais que sustentam as explicações sobre o fracasso escolar desses alunos, ancorando-se na teoria psicanalítica. Tomando o livro de Patto (1993) como parâmetro, por ser precursor na discussão dessa temática, constatamos semelhanças entre as concepções teórico-práticas das escolas na década de 1980 que sustentavam a prática docente com as concepções que ancoram tais práticas junto a esse segmento em nosso contexto. Percebe-se que essas explicações e concepções impedem a inclusão efetiva dos alunos pobres, com acesso e permanência em uma escola com ensino de qualidade.
id PUC_GO-4_0b6a9e8d4af30d3991256b9b152f2431
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8441
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAREducação; PsicanáliseEscola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar.Fracasso escolarEste artigo resulta de uma pesquisa que buscou analisar a relação da escola com as famílias pobres. Compôs-se um Estudo de Caso de um aluno para ilustrar a produção do fracasso escolar no contexto contemporâneo. Discutiu-se as argumentações históricas e atuais que sustentam as explicações sobre o fracasso escolar desses alunos, ancorando-se na teoria psicanalítica. Tomando o livro de Patto (1993) como parâmetro, por ser precursor na discussão dessa temática, constatamos semelhanças entre as concepções teórico-práticas das escolas na década de 1980 que sustentavam a prática docente com as concepções que ancoram tais práticas junto a esse segmento em nosso contexto. Percebe-se que essas explicações e concepções impedem a inclusão efetiva dos alunos pobres, com acesso e permanência em uma escola com ensino de qualidade.EDITORA DA PUC GOIÁSMoraes, Edissônias CordeiroLegnani, Viviane NevesSilva, Daniela Souza2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/844110.18224/educ.v24i1.8441Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 19 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441/5355Direitos autorais 2021 Daniela Souza Silva, Edissônias Cordeiro Moraes, Viviane Neves Legnaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
title EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
spellingShingle EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
Moraes, Edissônias Cordeiro
Educação; Psicanálise
Escola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar.
Fracasso escolar
title_short EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
title_full EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
title_fullStr EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
title_full_unstemmed EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
title_sort EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
author Moraes, Edissônias Cordeiro
author_facet Moraes, Edissônias Cordeiro
Legnani, Viviane Neves
Silva, Daniela Souza
author_role author
author2 Legnani, Viviane Neves
Silva, Daniela Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Edissônias Cordeiro
Legnani, Viviane Neves
Silva, Daniela Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Psicanálise
Escola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar.
Fracasso escolar
topic Educação; Psicanálise
Escola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar.
Fracasso escolar
description Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou analisar a relação da escola com as famílias pobres. Compôs-se um Estudo de Caso de um aluno para ilustrar a produção do fracasso escolar no contexto contemporâneo. Discutiu-se as argumentações históricas e atuais que sustentam as explicações sobre o fracasso escolar desses alunos, ancorando-se na teoria psicanalítica. Tomando o livro de Patto (1993) como parâmetro, por ser precursor na discussão dessa temática, constatamos semelhanças entre as concepções teórico-práticas das escolas na década de 1980 que sustentavam a prática docente com as concepções que ancoram tais práticas junto a esse segmento em nosso contexto. Percebe-se que essas explicações e concepções impedem a inclusão efetiva dos alunos pobres, com acesso e permanência em uma escola com ensino de qualidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441
10.18224/educ.v24i1.8441
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441/5355
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Daniela Souza Silva, Edissônias Cordeiro Moraes, Viviane Neves Legnani
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Daniela Souza Silva, Edissônias Cordeiro Moraes, Viviane Neves Legnani
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 19 páginas
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660715737088