EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou analisar a relação da escola com as famílias pobres. Compôs-se um Estudo de Caso de um aluno para ilustrar a produção do fracasso escolar no contexto contemporâneo. Discutiu-se as argumentações históricas e atuais que sustentam as explicações sobre o fracasso escolar desses alunos, ancorando-se na teoria psicanalítica. Tomando o livro de Patto (1993) como parâmetro, por ser precursor na discussão dessa temática, constatamos semelhanças entre as concepções teórico-práticas das escolas na década de 1980 que sustentavam a prática docente com as concepções que ancoram tais práticas junto a esse segmento em nosso contexto. Percebe-se que essas explicações e concepções impedem a inclusão efetiva dos alunos pobres, com acesso e permanência em uma escola com ensino de qualidade. |
id |
PUC_GO-4_0b6a9e8d4af30d3991256b9b152f2431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8441 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAREducação; PsicanáliseEscola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar.Fracasso escolarEste artigo resulta de uma pesquisa que buscou analisar a relação da escola com as famílias pobres. Compôs-se um Estudo de Caso de um aluno para ilustrar a produção do fracasso escolar no contexto contemporâneo. Discutiu-se as argumentações históricas e atuais que sustentam as explicações sobre o fracasso escolar desses alunos, ancorando-se na teoria psicanalítica. Tomando o livro de Patto (1993) como parâmetro, por ser precursor na discussão dessa temática, constatamos semelhanças entre as concepções teórico-práticas das escolas na década de 1980 que sustentavam a prática docente com as concepções que ancoram tais práticas junto a esse segmento em nosso contexto. Percebe-se que essas explicações e concepções impedem a inclusão efetiva dos alunos pobres, com acesso e permanência em uma escola com ensino de qualidade.EDITORA DA PUC GOIÁSMoraes, Edissônias CordeiroLegnani, Viviane NevesSilva, Daniela Souza2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/844110.18224/educ.v24i1.8441Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 19 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441/5355Direitos autorais 2021 Daniela Souza Silva, Edissônias Cordeiro Moraes, Viviane Neves Legnaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR |
title |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR |
spellingShingle |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR Moraes, Edissônias Cordeiro Educação; Psicanálise Escola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar. Fracasso escolar |
title_short |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR |
title_full |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR |
title_fullStr |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR |
title_sort |
EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS POBRES: A ATUALIDADE DA OBRA A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR |
author |
Moraes, Edissônias Cordeiro |
author_facet |
Moraes, Edissônias Cordeiro Legnani, Viviane Neves Silva, Daniela Souza |
author_role |
author |
author2 |
Legnani, Viviane Neves Silva, Daniela Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Edissônias Cordeiro Legnani, Viviane Neves Silva, Daniela Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Psicanálise Escola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar. Fracasso escolar |
topic |
Educação; Psicanálise Escola. Exclusão. Psicanálise. Fracasso escolar. Fracasso escolar |
description |
Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou analisar a relação da escola com as famílias pobres. Compôs-se um Estudo de Caso de um aluno para ilustrar a produção do fracasso escolar no contexto contemporâneo. Discutiu-se as argumentações históricas e atuais que sustentam as explicações sobre o fracasso escolar desses alunos, ancorando-se na teoria psicanalítica. Tomando o livro de Patto (1993) como parâmetro, por ser precursor na discussão dessa temática, constatamos semelhanças entre as concepções teórico-práticas das escolas na década de 1980 que sustentavam a prática docente com as concepções que ancoram tais práticas junto a esse segmento em nosso contexto. Percebe-se que essas explicações e concepções impedem a inclusão efetiva dos alunos pobres, com acesso e permanência em uma escola com ensino de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441 10.18224/educ.v24i1.8441 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8441/5355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Daniela Souza Silva, Edissônias Cordeiro Moraes, Viviane Neves Legnani info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Daniela Souza Silva, Edissônias Cordeiro Moraes, Viviane Neves Legnani |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 19 páginas 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660715737088 |