O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS |
Resumo: | O presente estudo originou-se do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Clorinda Junqueira, localizada em Ituiutaba, Minas Gerais. Como base do estudo ora realizado, buscamos, na presente análise: avaliar e refletir sobre o processo de construção dessa importante ferramenta de efetivação da gestão democrática: o PPP, tecendo algumas considerações sobre o papel do gestor no envolvimento da comunidade escolar interna e externa da escola supracitada. Ademais, esse documento norteador de toda a dinâmica educativa escolar, necessita contemplar as concepções da comunidade sobre educação, homem e sociedade que pretende formar. Nessa perspectiva, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e a revisão de literatura, baseando-se nos estudos e concepções de Wittmann (2011), Dourado (2001), Veiga (1998), Freire (1996), dentre outros, devido à relevância e a contribuição de seus estudos para a formação e atuação dos gestores escolares. Ressaltou-se ainda que, o gestor, como representante legal da escola, é o responsável por instituir uma prática democrática, pautada no diálogo, na busca de respostas para as questões emergentes dos processos decisórios e na criação de relações positivas entre todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de superar conflitos e promover uma educação de qualidade para todos. |
id |
UFMG_2cc11b6e7a92a02ca65fdfec327faf47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGAS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Priscila Rezende MoreiraTerezinha de Jesus Oliveira Ferreira2019-08-12T07:32:45Z2019-08-12T07:32:45Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGASO presente estudo originou-se do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Clorinda Junqueira, localizada em Ituiutaba, Minas Gerais. Como base do estudo ora realizado, buscamos, na presente análise: avaliar e refletir sobre o processo de construção dessa importante ferramenta de efetivação da gestão democrática: o PPP, tecendo algumas considerações sobre o papel do gestor no envolvimento da comunidade escolar interna e externa da escola supracitada. Ademais, esse documento norteador de toda a dinâmica educativa escolar, necessita contemplar as concepções da comunidade sobre educação, homem e sociedade que pretende formar. Nessa perspectiva, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e a revisão de literatura, baseando-se nos estudos e concepções de Wittmann (2011), Dourado (2001), Veiga (1998), Freire (1996), dentre outros, devido à relevância e a contribuição de seus estudos para a formação e atuação dos gestores escolares. Ressaltou-se ainda que, o gestor, como representante legal da escola, é o responsável por instituir uma prática democrática, pautada no diálogo, na busca de respostas para as questões emergentes dos processos decisórios e na criação de relações positivas entre todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de superar conflitos e promover uma educação de qualidade para todos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas Organização e administraçãoAdministradores escolaresGestão democráticaProjeto Político PedagógicoComunidade escolarO papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdfapplication/pdf685926https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/1/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdfdcbff7a5e888719788d2d870420ac1e2MD51TEXTtcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txttcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain99947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/2/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txt0ccffe51ccc32ddff57ba76adb2aff58MD521843/BUOS-9LMGAS2019-11-14 11:36:44.382oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGASRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:36:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico |
title |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico |
spellingShingle |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Comunidade escolar Educação Escolas Organização e administração Administradores escolares |
title_short |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico |
title_full |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico |
title_fullStr |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico |
title_full_unstemmed |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico |
title_sort |
O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico |
author |
Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira |
author_facet |
Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira |
contributor_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Comunidade escolar |
topic |
Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Comunidade escolar Educação Escolas Organização e administração Administradores escolares |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Escolas Organização e administração Administradores escolares |
description |
O presente estudo originou-se do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Clorinda Junqueira, localizada em Ituiutaba, Minas Gerais. Como base do estudo ora realizado, buscamos, na presente análise: avaliar e refletir sobre o processo de construção dessa importante ferramenta de efetivação da gestão democrática: o PPP, tecendo algumas considerações sobre o papel do gestor no envolvimento da comunidade escolar interna e externa da escola supracitada. Ademais, esse documento norteador de toda a dinâmica educativa escolar, necessita contemplar as concepções da comunidade sobre educação, homem e sociedade que pretende formar. Nessa perspectiva, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e a revisão de literatura, baseando-se nos estudos e concepções de Wittmann (2011), Dourado (2001), Veiga (1998), Freire (1996), dentre outros, devido à relevância e a contribuição de seus estudos para a formação e atuação dos gestores escolares. Ressaltou-se ainda que, o gestor, como representante legal da escola, é o responsável por instituir uma prática democrática, pautada no diálogo, na busca de respostas para as questões emergentes dos processos decisórios e na criação de relações positivas entre todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de superar conflitos e promover uma educação de qualidade para todos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T07:32:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T07:32:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/1/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/2/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dcbff7a5e888719788d2d870420ac1e2 0ccffe51ccc32ddff57ba76adb2aff58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676636155805696 |