O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS
Resumo: O presente estudo originou-se do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Clorinda Junqueira, localizada em Ituiutaba, Minas Gerais. Como base do estudo ora realizado, buscamos, na presente análise: avaliar e refletir sobre o processo de construção dessa importante ferramenta de efetivação da gestão democrática: o PPP, tecendo algumas considerações sobre o papel do gestor no envolvimento da comunidade escolar interna e externa da escola supracitada. Ademais, esse documento norteador de toda a dinâmica educativa escolar, necessita contemplar as concepções da comunidade sobre educação, homem e sociedade que pretende formar. Nessa perspectiva, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e a revisão de literatura, baseando-se nos estudos e concepções de Wittmann (2011), Dourado (2001), Veiga (1998), Freire (1996), dentre outros, devido à relevância e a contribuição de seus estudos para a formação e atuação dos gestores escolares. Ressaltou-se ainda que, o gestor, como representante legal da escola, é o responsável por instituir uma prática democrática, pautada no diálogo, na busca de respostas para as questões emergentes dos processos decisórios e na criação de relações positivas entre todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de superar conflitos e promover uma educação de qualidade para todos.
id UFMG_2cc11b6e7a92a02ca65fdfec327faf47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGAS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Priscila Rezende MoreiraTerezinha de Jesus Oliveira Ferreira2019-08-12T07:32:45Z2019-08-12T07:32:45Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGASO presente estudo originou-se do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Clorinda Junqueira, localizada em Ituiutaba, Minas Gerais. Como base do estudo ora realizado, buscamos, na presente análise: avaliar e refletir sobre o processo de construção dessa importante ferramenta de efetivação da gestão democrática: o PPP, tecendo algumas considerações sobre o papel do gestor no envolvimento da comunidade escolar interna e externa da escola supracitada. Ademais, esse documento norteador de toda a dinâmica educativa escolar, necessita contemplar as concepções da comunidade sobre educação, homem e sociedade que pretende formar. Nessa perspectiva, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e a revisão de literatura, baseando-se nos estudos e concepções de Wittmann (2011), Dourado (2001), Veiga (1998), Freire (1996), dentre outros, devido à relevância e a contribuição de seus estudos para a formação e atuação dos gestores escolares. Ressaltou-se ainda que, o gestor, como representante legal da escola, é o responsável por instituir uma prática democrática, pautada no diálogo, na busca de respostas para as questões emergentes dos processos decisórios e na criação de relações positivas entre todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de superar conflitos e promover uma educação de qualidade para todos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas  Organização e administraçãoAdministradores escolaresGestão democráticaProjeto Político PedagógicoComunidade escolarO papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdfapplication/pdf685926https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/1/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdfdcbff7a5e888719788d2d870420ac1e2MD51TEXTtcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txttcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain99947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/2/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txt0ccffe51ccc32ddff57ba76adb2aff58MD521843/BUOS-9LMGAS2019-11-14 11:36:44.382oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGASRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:36:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
title O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
spellingShingle O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Comunidade escolar
Educação
Escolas  Organização e administração
Administradores escolares
title_short O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
title_full O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
title_fullStr O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
title_full_unstemmed O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
title_sort O papel do gestor escolar na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
author Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira
author_facet Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Terezinha de Jesus Oliveira Ferreira
contributor_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Comunidade escolar
topic Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Comunidade escolar
Educação
Escolas  Organização e administração
Administradores escolares
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Escolas  Organização e administração
Administradores escolares
description O presente estudo originou-se do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Clorinda Junqueira, localizada em Ituiutaba, Minas Gerais. Como base do estudo ora realizado, buscamos, na presente análise: avaliar e refletir sobre o processo de construção dessa importante ferramenta de efetivação da gestão democrática: o PPP, tecendo algumas considerações sobre o papel do gestor no envolvimento da comunidade escolar interna e externa da escola supracitada. Ademais, esse documento norteador de toda a dinâmica educativa escolar, necessita contemplar as concepções da comunidade sobre educação, homem e sociedade que pretende formar. Nessa perspectiva, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e a revisão de literatura, baseando-se nos estudos e concepções de Wittmann (2011), Dourado (2001), Veiga (1998), Freire (1996), dentre outros, devido à relevância e a contribuição de seus estudos para a formação e atuação dos gestores escolares. Ressaltou-se ainda que, o gestor, como representante legal da escola, é o responsável por instituir uma prática democrática, pautada no diálogo, na busca de respostas para as questões emergentes dos processos decisórios e na criação de relações positivas entre todos os segmentos da comunidade escolar, a fim de superar conflitos e promover uma educação de qualidade para todos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T07:32:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T07:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGAS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/1/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGAS/2/tcc_terezinha_de_jesus_oliveira_ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dcbff7a5e888719788d2d870420ac1e2
0ccffe51ccc32ddff57ba76adb2aff58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676636155805696