Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jessica Mota Pinheiro da Rocha
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/57356
Resumo: The present work consists of a didactic-pedagogical project whose objective is to present a sequence of reading and production activities of digital infographics from the perspective of multiliteracy pedagogy. This proposal is intended for students of the 8th grade and was developed in order to improve some skills of reading and production of texts, selected from the National Common Curriculum Base (BNCC). Based on Soares's (2003) theoretical reflections on literacies, Rojo (2013) on multiliteracies and Coscarelli (2016) on digital literacies, working with this textual genre in the classroom can provide students with a creative, dynamic and collaborative experience, since the infographic is a verb-visual text increasingly common in print and digital media, dialogue directly with the reality that surrounds them. In this sense, it is important to highlight the urgency of language practices that combine the use of digital tools in favor of meaningful learning.
id UFMG_2d5194f443c039ea0c381113189fff00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/57356
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitaisMultiletramentosLeituraProduçãoInfográficosLinguagem e línguas - Estudo e ensinoThe present work consists of a didactic-pedagogical project whose objective is to present a sequence of reading and production activities of digital infographics from the perspective of multiliteracy pedagogy. This proposal is intended for students of the 8th grade and was developed in order to improve some skills of reading and production of texts, selected from the National Common Curriculum Base (BNCC). Based on Soares's (2003) theoretical reflections on literacies, Rojo (2013) on multiliteracies and Coscarelli (2016) on digital literacies, working with this textual genre in the classroom can provide students with a creative, dynamic and collaborative experience, since the infographic is a verb-visual text increasingly common in print and digital media, dialogue directly with the reality that surrounds them. In this sense, it is important to highlight the urgency of language practices that combine the use of digital tools in favor of meaningful learning.O presente trabalho consiste em um projeto didático-pedagógico cujo objetivo é apresentar uma sequência de atividades de leitura e produção de infográficos digitais sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos. Tal proposta é destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e foi desenvolvida com o intuito de aprimorar algumas habilidades de leitura e produção de textos, elencadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apoiado nas reflexões teóricas de Soares (2003) sobre letramentos, de Rojo (2013) sobre multiletramentos e de Coscarelli (2016) sobre letramentos digitais, o trabalho com esse gênero textual em sala de aula pode proporcionar aos educandos uma experiência criativa, dinâmica e colaborativa, uma vez que o infográfico é um texto verbo-visual cada vez mais comum na mídia impressa e digital, dialogando diretamente com a realidade que os cerca. Nesse sentido, convém destacar a urgência de práticas de linguagem que aliem o uso de ferramentas digitais em favor de uma aprendizagem significativa.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e EnsinoUFMGLuciana de Oliveira Silvahttp://lattes.cnpq.br/1050402328968536Adriane Terezinha SartoriAna Elisa Costa NovaisJessica Mota Pinheiro da Rocha2023-08-02T16:36:42Z2023-08-02T16:36:42Z2020-01-21Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/57356porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-08-02T16:36:43Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/57356Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-08-02T16:36:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
title Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
spellingShingle Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
Jessica Mota Pinheiro da Rocha
Multiletramentos
Leitura
Produção
Infográficos
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
title_short Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
title_full Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
title_fullStr Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
title_full_unstemmed Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
title_sort Multiletramentos nas aulas de língua materna: uma proposta de leitura e produção de infográficos digitais
author Jessica Mota Pinheiro da Rocha
author_facet Jessica Mota Pinheiro da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luciana de Oliveira Silva
http://lattes.cnpq.br/1050402328968536
Adriane Terezinha Sartori
Ana Elisa Costa Novais
dc.contributor.author.fl_str_mv Jessica Mota Pinheiro da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Leitura
Produção
Infográficos
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
topic Multiletramentos
Leitura
Produção
Infográficos
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
description The present work consists of a didactic-pedagogical project whose objective is to present a sequence of reading and production activities of digital infographics from the perspective of multiliteracy pedagogy. This proposal is intended for students of the 8th grade and was developed in order to improve some skills of reading and production of texts, selected from the National Common Curriculum Base (BNCC). Based on Soares's (2003) theoretical reflections on literacies, Rojo (2013) on multiliteracies and Coscarelli (2016) on digital literacies, working with this textual genre in the classroom can provide students with a creative, dynamic and collaborative experience, since the infographic is a verb-visual text increasingly common in print and digital media, dialogue directly with the reality that surrounds them. In this sense, it is important to highlight the urgency of language practices that combine the use of digital tools in favor of meaningful learning.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
2023-08-02T16:36:42Z
2023-08-02T16:36:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/57356
url http://hdl.handle.net/1843/57356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248032883277824