Cultura informacional, representações sociais e Educação a Distância: um estudo de caso da EaD na UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sinay Santos Silva de Araújo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-8LVJLK
Resumo: Esse trabalho investigou a cultura informacional que permeia o processo ensinoaprendizagem a distância. O objetivo foi identificar e sistematizar as concepções e as representações que compõem a cultura informacional no contexto da educação a distância e analisar a sua influência no processo de formação humana. Na construção teórica da pesquisa, propôs-se um conceito de cultura informacional a partir da concepção de cultura no sentido antropológico (GEERTZ, 1989; LARAIA, 2001) e oconceito de informação como um fenômeno social e humano (SILVA, 2005; REIS, 1999). O referencial teórico contou ainda com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009) e a técnica de organização e apresentação de depoimentos chamada Discurso do Sujeito Coletivo desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2005). Ossujeitos da pesquisa foram os alunos, professores e tutores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Normal Superior/Pedagogia e Química, modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa foi dividida em três fases. Na primeira realizou-se uma caracterização histórica e social dos polos deapoio presencial em que os cursos se realizam. Na segunda fase traçou-se o perfil dos alunos e suas representações sobre o curso e o polo ao qual estão vinculados, a partir dos dados coletados por meio de questionário eletrônico respondidos por 192 alunos dos quatro cursos. Na terceira fase da pesquisa fez-se um aprofundamento e verticalizaçãoqualitativa da pesquisa. Para tanto, entrevistou-se 33 participantes entre alunos, professores e tutores vinculados aos cursos de Ciências Biológicas e Matemática. Elaboraram-se os Discursos do Sujeito Coletivo (DSC) acerca dos seguintes tópicos: papel da educação na sociedade; conceito de ciência, informação e conhecimento; opinião sobre educação a distância de modo geral e sobre a educação a distância na Instituição. Os Discursos do Sujeito Coletivo evidenciaram que as representações sociais estão relacionadas com o lugar social, no qual os sujeitos estão inseridos. A cultura informacional necessária ao processo ensino-aprendizagem a distância se relaciona, principalmente, com a necessidade dos sujeitos se adaptarem a essamodalidade educacional. As representações sociais evidenciadas nos Discursos dos Sujeito Coletivo da pesquisa tornaram possível a compreensão dos limites e possibilidades da modalidade EaD no ensino superior e suas repercussões na vida e na formação acadêmica dos alunos.
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O referencial teórico contou ainda com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009) e a técnica de organização e apresentação de depoimentos chamada Discurso do Sujeito Coletivo desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2005). Ossujeitos da pesquisa foram os alunos, professores e tutores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Normal Superior/Pedagogia e Química, modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa foi dividida em três fases. Na primeira realizou-se uma caracterização histórica e social dos polos deapoio presencial em que os cursos se realizam. Na segunda fase traçou-se o perfil dos alunos e suas representações sobre o curso e o polo ao qual estão vinculados, a partir dos dados coletados por meio de questionário eletrônico respondidos por 192 alunos dos quatro cursos. Na terceira fase da pesquisa fez-se um aprofundamento e verticalizaçãoqualitativa da pesquisa. Para tanto, entrevistou-se 33 participantes entre alunos, professores e tutores vinculados aos cursos de Ciências Biológicas e Matemática. Elaboraram-se os Discursos do Sujeito Coletivo (DSC) acerca dos seguintes tópicos: papel da educação na sociedade; conceito de ciência, informação e conhecimento; opinião sobre educação a distância de modo geral e sobre a educação a distância na Instituição. Os Discursos do Sujeito Coletivo evidenciaram que as representações sociais estão relacionadas com o lugar social, no qual os sujeitos estão inseridos. A cultura informacional necessária ao processo ensino-aprendizagem a distância se relaciona, principalmente, com a necessidade dos sujeitos se adaptarem a essamodalidade educacional. As representações sociais evidenciadas nos Discursos dos Sujeito Coletivo da pesquisa tornaram possível a compreensão dos limites e possibilidades da modalidade EaD no ensino superior e suas repercussões na vida e na formação acadêmica dos alunos.This study investigated the informational culture permeates to the distance teaching/learning process. The aim was to identify and systematize the ideas andrepresentations that comprise the information culture in the context of distance education and to analyze its influence in the human development process. Within the theoretical frame of the research, a concept of informational culture derived from the anthropological concept of culture was proposed (GEERTZ, 1989; LARAIA, 2001) as well as a concept of information seen as a social and human phenomenon (SILVA,2005; REIS, 1999). The theoretical referential also included the theory of social representations (MOSCOVICI, 2009) and a technique of interview organization and presentation developed by Lefevre and Lefevre (2005), known as the Collective SubjectDiscourse technique. The research subjects were students, professors and tutors from the Biological Sciences, Mathematics, Superior Normal/ Pedagogy and Chemistry teaching degree courses of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) distance learning program. The research was divided into three phases. First, a historical and social characterization of the presential education centers was undertaken. During the second phase, the students profile and their representations of the course and center they attend were made, based on data collected through an electronic questionnaire answered by 192 students from the four courses. The third phase of the research aimed at furthering it both vertically and qualitatively. To accomplish this, 33 participants were interviewed, among them students, professors and tutors connected to the Biological Sciences, and Mathematics courses. The Collective Subject Discourses (CDS) concerned the following topics: the role of education in society; the concept of science, information and knowledge; the opinion about distance learning in general andmore specifically distance learning at the Institution. The Collective Subject Discourses showed that social representations are related to the social position individuals occupy. The informational culture necessary for the distance teaching-learning process is mainly related to the need for individuals to adapt to this educational model. The social representations evidenced in the collective discourses of the study subjects made it possible to comprehend the limits and possibilities of the DL method in higher education and its repercussions on students lives and academic backgrounds.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaCiência da informaçãoRepresentações sociaisDiscurso do sujeito coletivo (DSC)Cultura informacionalUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Educação a distância (EaD)Representações sociaisCultura informacional, representações sociais e Educação a Distância: um estudo de caso da EaD na UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALconteudo_cd_rom___resumo_de_ideias_centrais_qualiquantisoft_2010.pdfapplication/pdf222444https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-8LVJLK/1/conteudo_cd_rom___resumo_de_ideias_centrais_qualiquantisoft_2010.pdf13a35a26c2db83167dc3a6d74aae4095MD51araujo_2011_cultura_informacional.pdfapplication/pdf1881138https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-8LVJLK/2/araujo_2011_cultura_informacional.pdf726883eef1359e094ddb757a3f1f631dMD52TEXTconteudo_cd_rom___resumo_de_ideias_centrais_qualiquantisoft_2010.pdf.txtconteudo_cd_rom___resumo_de_ideias_centrais_qualiquantisoft_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain90646https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-8LVJLK/3/conteudo_cd_rom___resumo_de_ideias_centrais_qualiquantisoft_2010.pdf.txt9af0699c6fccd7c08684f2d01b5d61eeMD53araujo_2011_cultura_informacional.pdf.txtaraujo_2011_cultura_informacional.pdf.txtExtracted texttext/plain523206https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-8LVJLK/4/araujo_2011_cultura_informacional.pdf.txt4d8bf43fd56452d23a46902951dbe4ecMD541843/ECIC-8LVJLK2019-11-14 13:32:46.737oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECIC-8LVJLKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:32:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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