A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS |
Resumo: | O trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação. |
id |
UFMG_2e4c1c51ff81256df9745146a2c942f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMVS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Aline Gabriele PereiraMarina de Lima TavaresClênio Ramos Rezende2019-08-10T22:12:52Z2019-08-10T22:12:52Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVSO trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFamília EducaçãoEducação Participação dos paisEscolas Organização e administraçãoLar e escolaRelação família-escolaGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoA presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_clenio_ramos_rezende.pdfapplication/pdf192246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/1/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf31125a2c7bb328cc52154e9c9fd5d316MD51TEXTtcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txttcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain65860https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/2/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txtb84042be23a8074c343ed154a686b755MD521843/BUBD-9LLMVS2019-11-14 05:08:39.54oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMVSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:08:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG |
title |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG |
spellingShingle |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG Clênio Ramos Rezende Relação família-escola Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Família Educação Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração Lar e escola |
title_short |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG |
title_full |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG |
title_fullStr |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG |
title_full_unstemmed |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG |
title_sort |
A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG |
author |
Clênio Ramos Rezende |
author_facet |
Clênio Ramos Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marina de Lima Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clênio Ramos Rezende |
contributor_str_mv |
Aline Gabriele Pereira Marina de Lima Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação família-escola Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico |
topic |
Relação família-escola Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Família Educação Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração Lar e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Família Educação Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração Lar e escola |
description |
O trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T22:12:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T22:12:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/1/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/2/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31125a2c7bb328cc52154e9c9fd5d316 b84042be23a8074c343ed154a686b755 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589338391379968 |