A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clênio Ramos Rezende
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS
Resumo: O trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação.
id UFMG_2e4c1c51ff81256df9745146a2c942f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMVS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aline Gabriele PereiraMarina de Lima TavaresClênio Ramos Rezende2019-08-10T22:12:52Z2019-08-10T22:12:52Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVSO trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFamília EducaçãoEducação Participação dos paisEscolas Organização e administraçãoLar e escolaRelação família-escolaGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoA presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_clenio_ramos_rezende.pdfapplication/pdf192246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/1/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf31125a2c7bb328cc52154e9c9fd5d316MD51TEXTtcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txttcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain65860https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/2/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txtb84042be23a8074c343ed154a686b755MD521843/BUBD-9LLMVS2019-11-14 05:08:39.54oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMVSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:08:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
title A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
spellingShingle A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
Clênio Ramos Rezende
Relação família-escola
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
title_short A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
title_full A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
title_fullStr A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
title_full_unstemmed A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
title_sort A presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MG
author Clênio Ramos Rezende
author_facet Clênio Ramos Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marina de Lima Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Clênio Ramos Rezende
contributor_str_mv Aline Gabriele Pereira
Marina de Lima Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
topic Relação família-escola
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
description O trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T22:12:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T22:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/1/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/2/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 31125a2c7bb328cc52154e9c9fd5d316
b84042be23a8074c343ed154a686b755
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589338391379968