Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_2e4c1c51ff81256df9745146a2c942f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMVS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Aline Gabriele PereiraMarina de Lima TavaresClênio Ramos Rezende2019-08-10T22:12:52Z2019-08-10T22:12:52Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMVSO trabalho apresenta uma análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Joaíma, tendo com o tema a presença da família na escola. O objetivo geral foi buscar fundamentação teórica que auxiliasse na promoção da participação da família na escola e os objetivos específicos: identificar pontos positivos da participação da família na escola; analisar o contexto da comunidadeescolar e fatores que dificultam sua participação; e buscar mecanismos que incentivem a participação das famílias na vida escolar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto e pesquisa documental com base no PPP da escola em anexo. Foi discutida a participação da família na escola, como ela vê sua posição diante da instituição de ensino, como tem se comportadode forma positiva e negativa, e como a escola tem colaborado para que a família participe ou não das suas decisões. Ao final, verificou-se que a escola não apresenta meios que facilitem essa aproximação entre escola e família, visando apenas os seus interesses e deixando sua principal aliada submissa às suas decisões. As mudanças acontecerão quando a escola acolher as famílias em seu meio, valorizando sua ideias, e as famílias sentindo que também podem contribuir para a melhoria da educação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFamília EducaçãoEducação Participação dos paisEscolas Organização e administraçãoLar e escolaRelação família-escolaGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoA presença da família na Escola: desafios e perspectivas de uma Escola Municipal de Joaíma-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_clenio_ramos_rezende.pdfapplication/pdf192246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/1/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf31125a2c7bb328cc52154e9c9fd5d316MD51TEXTtcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txttcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain65860https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMVS/2/tcc_clenio_ramos_rezende.pdf.txtb84042be23a8074c343ed154a686b755MD521843/BUBD-9LLMVS2019-11-14 05:08:39.54oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMVSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:08:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547555015884800