Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7KAG |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a Linguagem Matemática na Educação Infantil e se propôs a analisar de que maneiras as crianças de uma turma de 5/6 anos interagem com noções matemáticas presentes nas situações/momentos/espaços organizados pela professora. A escolha desse tema justifica-se pelo desejo da professora/pesquisadora em ampliar seus conhecimentos nessa área para seu crescimento profissional e por acreditar que existem poucas práticas significativas de Matemática nas escolas de Educação Infantil. Os objetivos específicos desse estudo consistem em identificar se as crianças trazem noções matemáticas de suas vivências fora da escola; identificar quais são as situações/momentos/espaços para a aprendizagem matemática organizados pela professora e de que forma as crianças interagem com tal conhecimento; e compreender se as crianças percebem a presença do conhecimento matemático nas brincadeiras. A pesquisa qualitativa com base nas observações feitas pela pesquisadora aconteceu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Foram utilizados um caderno de bordo, fotografias e filmagens para registrar as situações referentes à organização do espaço e dos materiais, as interações das crianças com esse espaço, com os diferentes sujeitos e com as atividades propostas. Constituíram referencial teórico os conceitos de Smole, Diniz e Cândido (2000) sobre as brincadeiras nas aulas de Matemática, pois é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem capacidades corporais, compreendem noções de espaço e tempo. Também formaram base desse trabalho Constance Kamii (2008) e seus estudos referentes à construção do conceito de número e sobre o papel da professora como encorajadora do pensamento da criança. Como procedimento dessa pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura, buscando conhecer algumas publicações referente ao tema, além de um período de observação, no qual foram coletados dados relacionados ao conhecimento matemático dessa turma em suas interações. Logo após, foi realizada uma atividade de intervenção e em seguida foram analisados esses momentos com base na literatura mencionada. Como resultados, aponta-se que as crianças interagem com noções matemáticas de diversas maneiras, que elas trazem experiências com o conhecimento matemático de fora da escola e que o espaço da escola contribui em parte para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Além disso, as brincadeiras são o grande instrumento para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos. |
id |
UFMG_2ecdd9b59139e4006368e086f8c87fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H7KAG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula Cristina David GuimarãesMerie Bitar MoukacharOsana Maria Soares CoelhoRailda de Lourdes Dias2019-08-11T16:50:58Z2019-08-11T16:50:58Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7KAGEste trabalho tem como tema a Linguagem Matemática na Educação Infantil e se propôs a analisar de que maneiras as crianças de uma turma de 5/6 anos interagem com noções matemáticas presentes nas situações/momentos/espaços organizados pela professora. A escolha desse tema justifica-se pelo desejo da professora/pesquisadora em ampliar seus conhecimentos nessa área para seu crescimento profissional e por acreditar que existem poucas práticas significativas de Matemática nas escolas de Educação Infantil. Os objetivos específicos desse estudo consistem em identificar se as crianças trazem noções matemáticas de suas vivências fora da escola; identificar quais são as situações/momentos/espaços para a aprendizagem matemática organizados pela professora e de que forma as crianças interagem com tal conhecimento; e compreender se as crianças percebem a presença do conhecimento matemático nas brincadeiras. A pesquisa qualitativa com base nas observações feitas pela pesquisadora aconteceu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Foram utilizados um caderno de bordo, fotografias e filmagens para registrar as situações referentes à organização do espaço e dos materiais, as interações das crianças com esse espaço, com os diferentes sujeitos e com as atividades propostas. Constituíram referencial teórico os conceitos de Smole, Diniz e Cândido (2000) sobre as brincadeiras nas aulas de Matemática, pois é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem capacidades corporais, compreendem noções de espaço e tempo. Também formaram base desse trabalho Constance Kamii (2008) e seus estudos referentes à construção do conceito de número e sobre o papel da professora como encorajadora do pensamento da criança. Como procedimento dessa pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura, buscando conhecer algumas publicações referente ao tema, além de um período de observação, no qual foram coletados dados relacionados ao conhecimento matemático dessa turma em suas interações. Logo após, foi realizada uma atividade de intervenção e em seguida foram analisados esses momentos com base na literatura mencionada. Como resultados, aponta-se que as crianças interagem com noções matemáticas de diversas maneiras, que elas trazem experiências com o conhecimento matemático de fora da escola e que o espaço da escola contribui em parte para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Além disso, as brincadeiras são o grande instrumento para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoEducaçãoMatemática recreativaEducação pre-escolarMatemáticaEducação infantilBrincadeiras nas aulas de matemáticaOs "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_matem_tica_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf1252454https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7KAG/1/a_matem_tica_na_educa__o_infantil.pdfdbe51a3083be06bc50b7a44e772bd2fdMD51TEXTa_matem_tica_na_educa__o_infantil.pdf.txta_matem_tica_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain85848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7KAG/2/a_matem_tica_na_educa__o_infantil.pdf.txt2e6722fae8060b2fb70e4a64ae807e8bMD521843/BUBD-9H7KAG2019-11-14 04:37:07.334oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H7KAGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:37:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil |
title |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil |
spellingShingle |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil Railda de Lourdes Dias Matemática Educação infantil Brincadeiras nas aulas de matemática Matematica Estudo e ensino Educação Matemática recreativa Educação pre-escolar |
title_short |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil |
title_full |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil |
title_fullStr |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil |
title_sort |
Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil |
author |
Railda de Lourdes Dias |
author_facet |
Railda de Lourdes Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paula Cristina David Guimarães |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Merie Bitar Moukachar |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Osana Maria Soares Coelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Railda de Lourdes Dias |
contributor_str_mv |
Paula Cristina David Guimarães Merie Bitar Moukachar Osana Maria Soares Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Educação infantil Brincadeiras nas aulas de matemática |
topic |
Matemática Educação infantil Brincadeiras nas aulas de matemática Matematica Estudo e ensino Educação Matemática recreativa Educação pre-escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matematica Estudo e ensino Educação Matemática recreativa Educação pre-escolar |
description |
Este trabalho tem como tema a Linguagem Matemática na Educação Infantil e se propôs a analisar de que maneiras as crianças de uma turma de 5/6 anos interagem com noções matemáticas presentes nas situações/momentos/espaços organizados pela professora. A escolha desse tema justifica-se pelo desejo da professora/pesquisadora em ampliar seus conhecimentos nessa área para seu crescimento profissional e por acreditar que existem poucas práticas significativas de Matemática nas escolas de Educação Infantil. Os objetivos específicos desse estudo consistem em identificar se as crianças trazem noções matemáticas de suas vivências fora da escola; identificar quais são as situações/momentos/espaços para a aprendizagem matemática organizados pela professora e de que forma as crianças interagem com tal conhecimento; e compreender se as crianças percebem a presença do conhecimento matemático nas brincadeiras. A pesquisa qualitativa com base nas observações feitas pela pesquisadora aconteceu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Foram utilizados um caderno de bordo, fotografias e filmagens para registrar as situações referentes à organização do espaço e dos materiais, as interações das crianças com esse espaço, com os diferentes sujeitos e com as atividades propostas. Constituíram referencial teórico os conceitos de Smole, Diniz e Cândido (2000) sobre as brincadeiras nas aulas de Matemática, pois é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem capacidades corporais, compreendem noções de espaço e tempo. Também formaram base desse trabalho Constance Kamii (2008) e seus estudos referentes à construção do conceito de número e sobre o papel da professora como encorajadora do pensamento da criança. Como procedimento dessa pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura, buscando conhecer algumas publicações referente ao tema, além de um período de observação, no qual foram coletados dados relacionados ao conhecimento matemático dessa turma em suas interações. Logo após, foi realizada uma atividade de intervenção e em seguida foram analisados esses momentos com base na literatura mencionada. Como resultados, aponta-se que as crianças interagem com noções matemáticas de diversas maneiras, que elas trazem experiências com o conhecimento matemático de fora da escola e que o espaço da escola contribui em parte para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Além disso, as brincadeiras são o grande instrumento para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:50:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:50:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7KAG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7KAG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7KAG/1/a_matem_tica_na_educa__o_infantil.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7KAG/2/a_matem_tica_na_educa__o_infantil.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbe51a3083be06bc50b7a44e772bd2fd 2e6722fae8060b2fb70e4a64ae807e8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589302421028864 |