A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciane Batista dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HYGJP
Resumo: A presente pesquisa tem como interesse investigar a linguagem Matemática na Educação Infantil. Ela se justifica pela importância desse conhecimento para a formação global das crianças, pois está presente em seus cotidianos desde quando bem pequenas. Também se justifica pela demanda atual do campo educacional sobre tal tema, muitas vezes até mesmo desconhecido para o trabalho na Educação Infantil. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como se desenvolvem as atividades de linguagem matemática com crianças de três anos em uma turma da UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Luxemburgo. Para isso, busca perceber como as crianças fazem uso da linguagem matemática no cotidiano da sala de aula; como as várias experiências em sala podem contribuir para desenvolver o raciocínio lógico matemático com crianças de três anos e quais estratégias podem viabilizar o ensino da linguagem matemática com essas crianças. A metodologia que guiou esta pesquisa partiu de uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a linguagem matemática na Educação Infantil; também houve um período de observação do campo de pesquisa, uma sala de aula com crianças na idade de três anos; e, por último, a realização de uma intervenção. Para o registro da observação foram utilizados recursos como gravação em vídeos e registros em um diário de campo, detalhando o cotidiano dos alunos na UMEI. A intervenção ocorreu com a aplicação de duas brincadeiras, que também foram gravadas e anotadas em registros diários. O referencial teórico partiu de estudos que ajudaram no entendimento da brincadeira como a melhor forma de aprendizado da matemática, como Kamii (1991) e Smole (2000). Os resultados apontam que a brincadeira é o principal veículo para a aprendizagem da matemática na Educação Infantil.
id UFMG_71c875749e374fa6ed9dda5a2839195e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9HYGJP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paula Cristina David GuimarãesMerie Bitar MoukacharVanessa Ferraz Almeida NevesLuciane Batista dos Santos2019-08-11T20:11:24Z2019-08-11T20:11:24Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HYGJPA presente pesquisa tem como interesse investigar a linguagem Matemática na Educação Infantil. Ela se justifica pela importância desse conhecimento para a formação global das crianças, pois está presente em seus cotidianos desde quando bem pequenas. Também se justifica pela demanda atual do campo educacional sobre tal tema, muitas vezes até mesmo desconhecido para o trabalho na Educação Infantil. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como se desenvolvem as atividades de linguagem matemática com crianças de três anos em uma turma da UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Luxemburgo. Para isso, busca perceber como as crianças fazem uso da linguagem matemática no cotidiano da sala de aula; como as várias experiências em sala podem contribuir para desenvolver o raciocínio lógico matemático com crianças de três anos e quais estratégias podem viabilizar o ensino da linguagem matemática com essas crianças. A metodologia que guiou esta pesquisa partiu de uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a linguagem matemática na Educação Infantil; também houve um período de observação do campo de pesquisa, uma sala de aula com crianças na idade de três anos; e, por último, a realização de uma intervenção. Para o registro da observação foram utilizados recursos como gravação em vídeos e registros em um diário de campo, detalhando o cotidiano dos alunos na UMEI. A intervenção ocorreu com a aplicação de duas brincadeiras, que também foram gravadas e anotadas em registros diários. O referencial teórico partiu de estudos que ajudaram no entendimento da brincadeira como a melhor forma de aprendizado da matemática, como Kamii (1991) e Smole (2000). Os resultados apontam que a brincadeira é o principal veículo para a aprendizagem da matemática na Educação Infantil.This research has the interest to investigate the language Mathematics in Preschool education. Its justified by the importance of this knowledge for the overall training of children , because it is present in their everyday since when very small . Also justified by the current demand of the educational field on this theme, often unknown even to work in Preschool education. Features aimed at identifying and analyzing how to develop mathematical language activities with children three years old in a class of UMEI ( Municipal Unit of Preschool education ) Luxemburgo. To do so, seeks to understand how children make use of mathematical language in everyday classroom, how the various experiences in the classroom can help to develop logical reasoning math with children three years old and what strategies can facilitate the teaching of mathematical language with these children. The methodology that guided this research was based on a literature review on the topic in question, the mathematical language in kindergarten, there was also a period of observation of the field research, a classroom with children at the age of three years, and, Finally, the implementation of an intervention. For the observation record resources were used as recording videos and records in a diary, detailing the daily lives of students in UMEI. The intervention occurred with two games, which were also written and recorded in daily logs. The theoretical studies of left that helped in the understanding of the game as the best form of learning mathematics as Kamii (1991) and Smole (2000). The results indicate that play is the primary vehicle for learning mathematics in kindergarten.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica  Estudo e ensinoEducaçãoJogos em educação matematicaEducação pre-escolarEducação InfantilLinguagem matemáticaBrincadeirasA linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_luciane_revisada_vers_o_final_2.pdfapplication/pdf637164https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HYGJP/1/monografia_luciane_revisada_vers_o_final_2.pdf753b12e512345f1e8e6585fa86509e30MD51TEXTmonografia_luciane_revisada_vers_o_final_2.pdf.txtmonografia_luciane_revisada_vers_o_final_2.pdf.txtExtracted texttext/plain80048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HYGJP/2/monografia_luciane_revisada_vers_o_final_2.pdf.txt39d15bd3aef20a2e063cc7c73cc5814aMD521843/BUOS-9HYGJP2019-11-14 08:33:09.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9HYGJPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:33:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
title A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
spellingShingle A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
Luciane Batista dos Santos
Educação Infantil
Linguagem matemática
Brincadeiras
Matematica  Estudo e ensino
Educação
Jogos em educação matematica
Educação pre-escolar
title_short A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
title_full A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
title_fullStr A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
title_sort A linguagem matemática na Educação Infantil: entre desafios e perspectivas
author Luciane Batista dos Santos
author_facet Luciane Batista dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula Cristina David Guimarães
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Merie Bitar Moukachar
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciane Batista dos Santos
contributor_str_mv Paula Cristina David Guimarães
Merie Bitar Moukachar
Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Linguagem matemática
Brincadeiras
topic Educação Infantil
Linguagem matemática
Brincadeiras
Matematica  Estudo e ensino
Educação
Jogos em educação matematica
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matematica  Estudo e ensino
Educação
Jogos em educação matematica
Educação pre-escolar
description A presente pesquisa tem como interesse investigar a linguagem Matemática na Educação Infantil. Ela se justifica pela importância desse conhecimento para a formação global das crianças, pois está presente em seus cotidianos desde quando bem pequenas. Também se justifica pela demanda atual do campo educacional sobre tal tema, muitas vezes até mesmo desconhecido para o trabalho na Educação Infantil. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como se desenvolvem as atividades de linguagem matemática com crianças de três anos em uma turma da UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Luxemburgo. Para isso, busca perceber como as crianças fazem uso da linguagem matemática no cotidiano da sala de aula; como as várias experiências em sala podem contribuir para desenvolver o raciocínio lógico matemático com crianças de três anos e quais estratégias podem viabilizar o ensino da linguagem matemática com essas crianças. A metodologia que guiou esta pesquisa partiu de uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a linguagem matemática na Educação Infantil; também houve um período de observação do campo de pesquisa, uma sala de aula com crianças na idade de três anos; e, por último, a realização de uma intervenção. Para o registro da observação foram utilizados recursos como gravação em vídeos e registros em um diário de campo, detalhando o cotidiano dos alunos na UMEI. A intervenção ocorreu com a aplicação de duas brincadeiras, que também foram gravadas e anotadas em registros diários. O referencial teórico partiu de estudos que ajudaram no entendimento da brincadeira como a melhor forma de aprendizado da matemática, como Kamii (1991) e Smole (2000). Os resultados apontam que a brincadeira é o principal veículo para a aprendizagem da matemática na Educação Infantil.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T20:11:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T20:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HYGJP
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HYGJP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HYGJP/1/monografia_luciane_revisada_vers_o_final_2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HYGJP/2/monografia_luciane_revisada_vers_o_final_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 753b12e512345f1e8e6585fa86509e30
39d15bd3aef20a2e063cc7c73cc5814a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589330477776896