Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY |
Resumo: | Este trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar. |
id |
UFMG_30144d3cb690c45e3d32169ee7cb02d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GEWY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Willi de Barros GoncalvesEliette Aparecida AleixoEvandro Jose Lemos da CunhaDiná Maria Mendonça2019-08-14T04:51:37Z2019-08-14T04:51:37Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWYEste trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPintura Estudo e ensinoDialetologiaDesenho Estudo e ensinoArte Estudo e ensinoEnsino de DesenhoLinguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte VisualEnsino de PinturaEducaçãoEstudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdfapplication/pdf1228532https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/1/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf0e07091dd3eb316a1b15f83ae3e830f1MD51TEXTmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain45305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/2/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtf2b04b1e2ba1fd864780d74c40e4b922MD521843/BUBD-A9GEWY2019-11-14 16:40:57.779oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GEWYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:40:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais |
title |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais |
spellingShingle |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais Diná Maria Mendonça Ensino de Desenho Linguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte Visual Ensino de Pintura Educação Pintura Estudo e ensino Dialetologia Desenho Estudo e ensino Arte Estudo e ensino |
title_short |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais |
title_full |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais |
title_fullStr |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais |
title_sort |
Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais |
author |
Diná Maria Mendonça |
author_facet |
Diná Maria Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Willi de Barros Goncalves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eliette Aparecida Aleixo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diná Maria Mendonça |
contributor_str_mv |
Willi de Barros Goncalves Eliette Aparecida Aleixo Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Desenho Linguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte Visual Ensino de Pintura Educação |
topic |
Ensino de Desenho Linguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte Visual Ensino de Pintura Educação Pintura Estudo e ensino Dialetologia Desenho Estudo e ensino Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pintura Estudo e ensino Dialetologia Desenho Estudo e ensino Arte Estudo e ensino |
description |
Este trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T04:51:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T04:51:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/1/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/2/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e07091dd3eb316a1b15f83ae3e830f1 f2b04b1e2ba1fd864780d74c40e4b922 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589214200135680 |