Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diná Maria Mendonça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY
Resumo: Este trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar.
id UFMG_30144d3cb690c45e3d32169ee7cb02d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GEWY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Willi de Barros GoncalvesEliette Aparecida AleixoEvandro Jose Lemos da CunhaDiná Maria Mendonça2019-08-14T04:51:37Z2019-08-14T04:51:37Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWYEste trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPintura Estudo e ensinoDialetologiaDesenho Estudo e ensinoArte Estudo e ensinoEnsino de DesenhoLinguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte VisualEnsino de PinturaEducaçãoEstudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdfapplication/pdf1228532https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/1/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf0e07091dd3eb316a1b15f83ae3e830f1MD51TEXTmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain45305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/2/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtf2b04b1e2ba1fd864780d74c40e4b922MD521843/BUBD-A9GEWY2019-11-14 16:40:57.779oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GEWYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:40:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
title Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
spellingShingle Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
Diná Maria Mendonça
Ensino de Desenho
Linguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte Visual
Ensino de Pintura
Educação
Pintura Estudo e ensino
Dialetologia
Desenho Estudo e ensino
Arte Estudo e ensino
title_short Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
title_full Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
title_fullStr Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
title_full_unstemmed Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
title_sort Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais
author Diná Maria Mendonça
author_facet Diná Maria Mendonça
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Willi de Barros Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eliette Aparecida Aleixo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Diná Maria Mendonça
contributor_str_mv Willi de Barros Goncalves
Eliette Aparecida Aleixo
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Desenho
Linguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte Visual
Ensino de Pintura
Educação
topic Ensino de Desenho
Linguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte Visual
Ensino de Pintura
Educação
Pintura Estudo e ensino
Dialetologia
Desenho Estudo e ensino
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Pintura Estudo e ensino
Dialetologia
Desenho Estudo e ensino
Arte Estudo e ensino
description Este trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T04:51:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T04:51:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/1/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/2/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e07091dd3eb316a1b15f83ae3e830f1
f2b04b1e2ba1fd864780d74c40e4b922
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589214200135680