id |
UFMG_30144d3cb690c45e3d32169ee7cb02d2
|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GEWY
|
network_acronym_str |
UFMG
|
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
repository_id_str |
|
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
instacron_str |
UFMG
|
institution |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
spelling |
Willi de Barros GoncalvesEliette Aparecida AleixoEvandro Jose Lemos da CunhaDiná Maria Mendonça2019-08-14T04:51:37Z2019-08-14T04:51:37Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWYEste trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPintura Estudo e ensinoDialetologiaDesenho Estudo e ensinoArte Estudo e ensinoEnsino de DesenhoLinguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte VisualEnsino de PinturaEducaçãoEstudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdfapplication/pdf1228532https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/1/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf0e07091dd3eb316a1b15f83ae3e830f1MD51TEXTmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtmonografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain45305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GEWY/2/monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf.txtf2b04b1e2ba1fd864780d74c40e4b922MD521843/BUBD-A9GEWY2019-11-14 16:40:57.779oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GEWYRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:40:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|
_version_ |
1813547382992797696
|