Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Anglada de Rezende
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B87FW6
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma arqueologia da forma, problematizando, para tal, os termos implicados, arqueologia e forma, no sentido de que se faz necessário entender epistemologicamente o método e o objeto, que, em perspectiva com o contemporâneo, interpelam-nos não só no discurso teórico e crítico, mas, sobretudo, através de obras artísticas. Por isso, trabalhamos a relação entre a arkh e as ciências humanas, desenvolvida na obra de importantes pensadores como Michel Foucault, Jacques Derrida e Philippe Lacoue-Labarthe, de modo a refletir sobre o sentido de sua recorrência no século XX e a pertinência de tal gesto ainda hoje. Como a noção de forma, objeto desta pesquisa, responde pela categoria de conceito, propomos uma discussão sobre o pensamento conceitual considerando correntes como a da não conceitualidade, de Hans Blumenberg, e a do pensamento por imagens benjaminiana, ambas frentes rigorosas do exercício analítico em aliança com o poético. A partir desses questionamentos, traça-se uma arqueologia da forma, como história de uma história dos momentos em que essa noção possibilitou ao pensamento dirigir-se a aspectos da visibilidade, da aparência, da performance, da realização. Com essa arqueologia, objetiva-se perceber os ecos, os desacordos e os contrastes entre esses diferentes modos de conceber a dimensão formal e a obra de três escritores contemporâneos de língua portuguesa, Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto. Enquanto para o primeiro importam mais a metamorfose, os processos de transformação e de devir, trabalhados não apenas tematicamente, mas em um entrelaçamento com a própria noção de obra, Nuno Ramos adentra o universo da formação, criando objetos para se observar como a matéria é concebida e se relaciona com outras matérias. A comparação de tais autores em um mesmo cenário complexifica-se quando tratamos da poesia de Paulo Henriques Britto, para quem a forma se constrói em um intenso enfrentamento com os limites da linguagem, expressando-se em composições de métricas fixas. Portanto, consideramos não só a forma, mas também as suas inflexões, como o informe, a performance e a metamorfose, de modo a pensar sobre como esses termos nos interrogam e colocam questões para o nosso tempo presente.
id UFMG_301cf13ea76b118b4e227f7024ae962f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B87FW6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sabrina Sedlmayer PintoAline Magalhaes PintoVera Lucia de Carvalho Casa NovaJúlia Vasconcelos StudartMarcelo Jacques de MoraesCarolina Anglada de Rezende2019-08-10T05:34:54Z2019-08-10T05:34:54Z2018-12-14http://hdl.handle.net/1843/LETR-B87FW6Este trabalho tem como objetivo realizar uma arqueologia da forma, problematizando, para tal, os termos implicados, arqueologia e forma, no sentido de que se faz necessário entender epistemologicamente o método e o objeto, que, em perspectiva com o contemporâneo, interpelam-nos não só no discurso teórico e crítico, mas, sobretudo, através de obras artísticas. Por isso, trabalhamos a relação entre a arkh e as ciências humanas, desenvolvida na obra de importantes pensadores como Michel Foucault, Jacques Derrida e Philippe Lacoue-Labarthe, de modo a refletir sobre o sentido de sua recorrência no século XX e a pertinência de tal gesto ainda hoje. Como a noção de forma, objeto desta pesquisa, responde pela categoria de conceito, propomos uma discussão sobre o pensamento conceitual considerando correntes como a da não conceitualidade, de Hans Blumenberg, e a do pensamento por imagens benjaminiana, ambas frentes rigorosas do exercício analítico em aliança com o poético. A partir desses questionamentos, traça-se uma arqueologia da forma, como história de uma história dos momentos em que essa noção possibilitou ao pensamento dirigir-se a aspectos da visibilidade, da aparência, da performance, da realização. Com essa arqueologia, objetiva-se perceber os ecos, os desacordos e os contrastes entre esses diferentes modos de conceber a dimensão formal e a obra de três escritores contemporâneos de língua portuguesa, Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto. Enquanto para o primeiro importam mais a metamorfose, os processos de transformação e de devir, trabalhados não apenas tematicamente, mas em um entrelaçamento com a própria noção de obra, Nuno Ramos adentra o universo da formação, criando objetos para se observar como a matéria é concebida e se relaciona com outras matérias. A comparação de tais autores em um mesmo cenário complexifica-se quando tratamos da poesia de Paulo Henriques Britto, para quem a forma se constrói em um intenso enfrentamento com os limites da linguagem, expressando-se em composições de métricas fixas. Portanto, consideramos não só a forma, mas também as suas inflexões, como o informe, a performance e a metamorfose, de modo a pensar sobre como esses termos nos interrogam e colocam questões para o nosso tempo presente.The purpose of this research is to perform an archeology of form, problematizing the terms involved, archeology and form, in the sense that it is necessary to understand epistemologically the method and the object, which in perspective with the contemporary, address us not only in theoretical and critical discourse but, above all, through artistic works. For this reason, we worked on the relationship between the arkh and the human sciences, developed in the work of important thinkers such as Michel Foucault, Jacques Derrida and Philippe Lacoue-Labarthe, in order to reflect on the meaning of its recurrence in the twentieth century and the pertinence of such a gesture until this day. As the notion of form, object of this research, responds by the category of concept, we propose a discussion about conceptual thinking considering ideas such as Hans Blumenbergs nonconceptuality, and Benjamins thought by images, both rigorous fronts of the analytic exercise in union with the poetic. From these questions, an archeology of the form is traced as a history of a history of the moments in which this notion enabled the thought to address aspects of visibility, appearance, performance, and achievement. With this archeology, the objective is to perceive the echoes, the disagreements and the contrasts between these different ways of conceiving the formal dimension and the works of three contemporary writers of Portuguese language, Herberto Helder, Nuno Ramos and Paulo Henriques Britto. For the former, the metamorphosis is more important, the processes of transformation and becoming, worked not only thematically but interwined with the very notion of work, while Nuno Ramos enters the universe of formation, creating objects to observe how matter is conceived and related to other matters. The comparison of such authors in the same scenario, becomes more complex when we deal with the poetry of Paulo Henriques Britto, for whom the form is constructed in an intense confrontation with the limits of the language, being expressed in compositions of fixed metrics. Therefore, we consider not only form, but also its inflections such as formless, performance, and metamorphosis, in order to think about how these terms interrogate us and pose questions for our present time.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRamos, Nuno , 1960 Crítica e interpretaçãoLiteratura comparada Portuguesa e brasileiraArqueologiaBritto, Paulo Henriques Crítica e interpretaçãoHelder, Herberto , 1930 Crítica e interpretaçãoCríticaLiteratura comparada Brasileira e portuguesaNuno RamosPaulo Henriques BrittoFormaArqueologiaHerberto HelderArqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Brittoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcarolina_anglada_tese.pdfapplication/pdf3499389https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B87FW6/1/carolina_anglada_tese.pdfb166e16b49286ed6879f6f085963a922MD51TEXTcarolina_anglada_tese.pdf.txtcarolina_anglada_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain831841https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B87FW6/2/carolina_anglada_tese.pdf.txt92184017bbecb8b9db1424a0d08d812dMD521843/LETR-B87FW62019-11-14 06:21:59.574oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B87FW6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:21:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
title Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
spellingShingle Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
Carolina Anglada de Rezende
Nuno Ramos
Paulo Henriques Britto
Forma
Arqueologia
Herberto Helder
Ramos, Nuno , 1960 Crítica e interpretação
Literatura comparada Portuguesa e brasileira
Arqueologia
Britto, Paulo Henriques Crítica e interpretação
Helder, Herberto , 1930 Crítica e interpretação
Crítica
Literatura comparada Brasileira e portuguesa
title_short Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
title_full Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
title_fullStr Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
title_full_unstemmed Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
title_sort Arqueologia da forma: Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto
author Carolina Anglada de Rezende
author_facet Carolina Anglada de Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabrina Sedlmayer Pinto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aline Magalhaes Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Júlia Vasconcelos Studart
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcelo Jacques de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Anglada de Rezende
contributor_str_mv Sabrina Sedlmayer Pinto
Aline Magalhaes Pinto
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Júlia Vasconcelos Studart
Marcelo Jacques de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Nuno Ramos
Paulo Henriques Britto
Forma
Arqueologia
Herberto Helder
topic Nuno Ramos
Paulo Henriques Britto
Forma
Arqueologia
Herberto Helder
Ramos, Nuno , 1960 Crítica e interpretação
Literatura comparada Portuguesa e brasileira
Arqueologia
Britto, Paulo Henriques Crítica e interpretação
Helder, Herberto , 1930 Crítica e interpretação
Crítica
Literatura comparada Brasileira e portuguesa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Nuno , 1960 Crítica e interpretação
Literatura comparada Portuguesa e brasileira
Arqueologia
Britto, Paulo Henriques Crítica e interpretação
Helder, Herberto , 1930 Crítica e interpretação
Crítica
Literatura comparada Brasileira e portuguesa
description Este trabalho tem como objetivo realizar uma arqueologia da forma, problematizando, para tal, os termos implicados, arqueologia e forma, no sentido de que se faz necessário entender epistemologicamente o método e o objeto, que, em perspectiva com o contemporâneo, interpelam-nos não só no discurso teórico e crítico, mas, sobretudo, através de obras artísticas. Por isso, trabalhamos a relação entre a arkh e as ciências humanas, desenvolvida na obra de importantes pensadores como Michel Foucault, Jacques Derrida e Philippe Lacoue-Labarthe, de modo a refletir sobre o sentido de sua recorrência no século XX e a pertinência de tal gesto ainda hoje. Como a noção de forma, objeto desta pesquisa, responde pela categoria de conceito, propomos uma discussão sobre o pensamento conceitual considerando correntes como a da não conceitualidade, de Hans Blumenberg, e a do pensamento por imagens benjaminiana, ambas frentes rigorosas do exercício analítico em aliança com o poético. A partir desses questionamentos, traça-se uma arqueologia da forma, como história de uma história dos momentos em que essa noção possibilitou ao pensamento dirigir-se a aspectos da visibilidade, da aparência, da performance, da realização. Com essa arqueologia, objetiva-se perceber os ecos, os desacordos e os contrastes entre esses diferentes modos de conceber a dimensão formal e a obra de três escritores contemporâneos de língua portuguesa, Herberto Helder, Nuno Ramos e Paulo Henriques Britto. Enquanto para o primeiro importam mais a metamorfose, os processos de transformação e de devir, trabalhados não apenas tematicamente, mas em um entrelaçamento com a própria noção de obra, Nuno Ramos adentra o universo da formação, criando objetos para se observar como a matéria é concebida e se relaciona com outras matérias. A comparação de tais autores em um mesmo cenário complexifica-se quando tratamos da poesia de Paulo Henriques Britto, para quem a forma se constrói em um intenso enfrentamento com os limites da linguagem, expressando-se em composições de métricas fixas. Portanto, consideramos não só a forma, mas também as suas inflexões, como o informe, a performance e a metamorfose, de modo a pensar sobre como esses termos nos interrogam e colocam questões para o nosso tempo presente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:34:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:34:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-B87FW6
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-B87FW6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B87FW6/1/carolina_anglada_tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B87FW6/2/carolina_anglada_tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b166e16b49286ed6879f6f085963a922
92184017bbecb8b9db1424a0d08d812d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589228937871360