spelling |
Maria de Lourdes Rocha de LimaMario Neto BorgesDanilo Pereira PintoRodney Rezende SaldanhaAngela Imaculada L de F DalbenAdriana Maria Tonini2019-08-13T11:12:12Z2019-08-13T11:12:12Z2007-08-08http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7Este trabalho tem como objetivo verificar a contribuição das atividades acadêmicas complementares definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação do engenheiro, desenvolvendo uma análise comparativa do perfil do engenheiro formado pela resolução 48/1976 (entre 1976 a 2002), com aquele formado pela resolução 11/2002 e 2007, o que resultou em um diagnostico sobre as relações entre políticas educacionais e a formação profssional. Essa investigação insere-se na concepção da teoria critica que possibilita a construção de um novo perfil do profissional de engenharia, cuja formação tenha levado em conta não somente a capacidade de propor soluções tecnicamente corretas, mas também a ambiçãom de considerar os problemas em sua totalidade; a preocupação com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente, a integração social e política desse profissional. Adotou-se uma metodologia mista, primeiramente qualitativa, envolvendo a análise documental sobre a legislação estudada, projetos político-pedagógicos e currículos dos cursos de engenharia cívil e elétrica de Belo Horizonte, bem como entrevista semi-estruturada com seis coordenadores e trinta professores dos cursos estudados.Inclui também, um estudo quantitativo com quatrocentos e quartoze questionários, aplicados ao acaso, a profissionais engenheiros formados entre 1976 a 2007 . Os resultdos obtidos reafirmam o valor formativo das atividades complementares no currículo do curso de Engenharia Civil e Elétrica e sinalizam uma nova formação nesta área com perfil humanista, reflexivo, crítico e generalista.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia elétrica Práticas pedagógicas Ensino superior Engenheiros FormaçãoEngenharia civil CurrículosAtividades acadêmicas complementaresFormação de engenheirosProjetos pedagógicosCursos de engenharia civil e eletrícaEnsino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_doutorado_2007_adriana_maria_tonini.pdfapplication/pdf803911https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-7DPSA7/1/tese_final_doutorado_2007_adriana_maria_tonini.pdff8fa7d7d49e734e4c724be50e8e7b4d6MD511843/IOMS-7DPSA72019-08-13 08:12:12.366oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-7DPSA7Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T11:12:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|