Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Maria Tonini
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a contribuição das atividades acadêmicas complementares definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação do engenheiro, desenvolvendo uma análise comparativa do perfil do engenheiro formado pela resolução 48/1976 (entre 1976 a 2002), com aquele formado pela resolução 11/2002 e 2007, o que resultou em um diagnostico sobre as relações entre políticas educacionais e a formação profssional. Essa investigação insere-se na concepção da teoria critica que possibilita a construção de um novo perfil do profissional de engenharia, cuja formação tenha levado em conta não somente a capacidade de propor soluções tecnicamente corretas, mas também a ambiçãom de considerar os problemas em sua totalidade; a preocupação com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente, a integração social e política desse profissional. Adotou-se uma metodologia mista, primeiramente qualitativa, envolvendo a análise documental sobre a legislação estudada, projetos político-pedagógicos e currículos dos cursos de engenharia cívil e elétrica de Belo Horizonte, bem como entrevista semi-estruturada com seis coordenadores e trinta professores dos cursos estudados.Inclui também, um estudo quantitativo com quatrocentos e quartoze questionários, aplicados ao acaso, a profissionais engenheiros formados entre 1976 a 2007 . Os resultdos obtidos reafirmam o valor formativo das atividades complementares no currículo do curso de Engenharia Civil e Elétrica e sinalizam uma nova formação nesta área com perfil humanista, reflexivo, crítico e generalista.
id UFMG_30f303f38acd20de32d6f7b13cd00746
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-7DPSA7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria de Lourdes Rocha de LimaMario Neto BorgesDanilo Pereira PintoRodney Rezende SaldanhaAngela Imaculada L de F DalbenAdriana Maria Tonini2019-08-13T11:12:12Z2019-08-13T11:12:12Z2007-08-08http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7Este trabalho tem como objetivo verificar a contribuição das atividades acadêmicas complementares definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação do engenheiro, desenvolvendo uma análise comparativa do perfil do engenheiro formado pela resolução 48/1976 (entre 1976 a 2002), com aquele formado pela resolução 11/2002 e 2007, o que resultou em um diagnostico sobre as relações entre políticas educacionais e a formação profssional. Essa investigação insere-se na concepção da teoria critica que possibilita a construção de um novo perfil do profissional de engenharia, cuja formação tenha levado em conta não somente a capacidade de propor soluções tecnicamente corretas, mas também a ambiçãom de considerar os problemas em sua totalidade; a preocupação com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente, a integração social e política desse profissional. Adotou-se uma metodologia mista, primeiramente qualitativa, envolvendo a análise documental sobre a legislação estudada, projetos político-pedagógicos e currículos dos cursos de engenharia cívil e elétrica de Belo Horizonte, bem como entrevista semi-estruturada com seis coordenadores e trinta professores dos cursos estudados.Inclui também, um estudo quantitativo com quatrocentos e quartoze questionários, aplicados ao acaso, a profissionais engenheiros formados entre 1976 a 2007 . Os resultdos obtidos reafirmam o valor formativo das atividades complementares no currículo do curso de Engenharia Civil e Elétrica e sinalizam uma nova formação nesta área com perfil humanista, reflexivo, crítico e generalista.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia elétrica Práticas pedagógicas Ensino superior  Engenheiros  FormaçãoEngenharia civil CurrículosAtividades acadêmicas complementaresFormação de engenheirosProjetos pedagógicosCursos de engenharia civil e eletrícaEnsino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_doutorado_2007_adriana_maria_tonini.pdfapplication/pdf803911https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-7DPSA7/1/tese_final_doutorado_2007_adriana_maria_tonini.pdff8fa7d7d49e734e4c724be50e8e7b4d6MD511843/IOMS-7DPSA72019-08-13 08:12:12.366oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-7DPSA7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T11:12:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
title Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
spellingShingle Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
Adriana Maria Tonini
Currículos
Atividades acadêmicas complementares
Formação de engenheiros
Projetos pedagógicos
Cursos de engenharia civil e eletríca
Engenharia elétrica 
Práticas pedagógicas 
Ensino superior  
Engenheiros  Formação
Engenharia civil 
title_short Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
title_full Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
title_fullStr Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
title_full_unstemmed Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
title_sort Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro
author Adriana Maria Tonini
author_facet Adriana Maria Tonini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de Lourdes Rocha de Lima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mario Neto Borges
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Danilo Pereira Pinto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rodney Rezende Saldanha
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Angela Imaculada L de F Dalben
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Maria Tonini
contributor_str_mv Maria de Lourdes Rocha de Lima
Mario Neto Borges
Danilo Pereira Pinto
Rodney Rezende Saldanha
Angela Imaculada L de F Dalben
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Atividades acadêmicas complementares
Formação de engenheiros
Projetos pedagógicos
Cursos de engenharia civil e eletríca
topic Currículos
Atividades acadêmicas complementares
Formação de engenheiros
Projetos pedagógicos
Cursos de engenharia civil e eletríca
Engenharia elétrica 
Práticas pedagógicas 
Ensino superior  
Engenheiros  Formação
Engenharia civil 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia elétrica 
Práticas pedagógicas 
Ensino superior  
Engenheiros  Formação
Engenharia civil 
description Este trabalho tem como objetivo verificar a contribuição das atividades acadêmicas complementares definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação do engenheiro, desenvolvendo uma análise comparativa do perfil do engenheiro formado pela resolução 48/1976 (entre 1976 a 2002), com aquele formado pela resolução 11/2002 e 2007, o que resultou em um diagnostico sobre as relações entre políticas educacionais e a formação profssional. Essa investigação insere-se na concepção da teoria critica que possibilita a construção de um novo perfil do profissional de engenharia, cuja formação tenha levado em conta não somente a capacidade de propor soluções tecnicamente corretas, mas também a ambiçãom de considerar os problemas em sua totalidade; a preocupação com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente, a integração social e política desse profissional. Adotou-se uma metodologia mista, primeiramente qualitativa, envolvendo a análise documental sobre a legislação estudada, projetos político-pedagógicos e currículos dos cursos de engenharia cívil e elétrica de Belo Horizonte, bem como entrevista semi-estruturada com seis coordenadores e trinta professores dos cursos estudados.Inclui também, um estudo quantitativo com quatrocentos e quartoze questionários, aplicados ao acaso, a profissionais engenheiros formados entre 1976 a 2007 . Os resultdos obtidos reafirmam o valor formativo das atividades complementares no currículo do curso de Engenharia Civil e Elétrica e sinalizam uma nova formação nesta área com perfil humanista, reflexivo, crítico e generalista.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:12:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:12:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-7DPSA7/1/tese_final_doutorado_2007_adriana_maria_tonini.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8fa7d7d49e734e4c724be50e8e7b4d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589154730147840