A resolução de problemas: uma estratégia metodológica para o ensino por investigação no nível fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lidiane Martinho Tarabal
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NF4G
Resumo: Com base num modelo de escola que propõe que o estudante tenha liberdade de expressão, e cuja metodologia esteja pautada numa ação educativa de ordem social e cultural, esse estudo propõe o desenvolvimento de uma metodologia para trabalhar uma das etapas do ensino por investigação que é a resolução de problemas tendo como objetivo analisar a capacidade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de detectar e resolver problemas do seu cotidiano. A consciência de seu papel em relação a sua inserção e permanência no ambiente em que vive será fundamental no momento de visualizar e categorizar a importância de uma determinada situação como problema. Neste contexto a resolução de problemas demanda pensar em estratégias de resolução, hierarquização de etapas, capacidade de lidar com o inesperado, persistência e disciplina. Os estudantes foram convidados a pensar em alguma situação que, para eles, seria um problema, o mais próximo do seu cotidiano, e desenvolver estratégias para a sua resolução. Essa proposta foi fundamentada no aluno, e o professor foi o mediador. Os resultados mostraram que os estudantes são capazes de desenvolver estratégias capazes de resolver os problemas, no entanto a participação e o aconselhamento dos familiares foram altamente significativos. Os dados sugerem que, quanto mais cedo for possível propiciar aos estudantes a oportunidade de discutir sobre os acontecimentos do seu cotidiano e selecionar aqueles que, para eles, são considerados problemas, mais esses estudantes desenvolverão habilidades para resolvê-los mesmo que se aumente o grau de complexidade. Essa capacidade poderá ser um importante instrumento para a implementação e o sucesso do ensino por investigação, que permitirá, cada vez mais o avanço desse estudante como um cidadão.
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