UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Pereira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Victer, Eline das Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987
Resumo: Este artigo tem como tema central o desenvolvimento do Letramento Matemático através da metodologia de Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Para isso realiza reflexões acerca do Letramento Matemático tomando como base o aspecto histórico e os conceitos de Letramento na Língua Materna. Buscamos entender o que significa “ler” matemática a partir do entendimento de linguagem. Além disso, distinguimos o Letramento Matemático dos conceitos de Alfabetização Matemática e Numeramento que, por vezes, se encontram ou confundem. Também, refletimos a adoção da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática, entendendo a razões e formas de utilizar essa metodologia. Esses estudos foram feitos visando apresentar a metodologia de Resolução de Problemas como forma de alcançar o desenvolvimento do Letramento Matemático. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão de Letramento, Alfabetização, Numeramento e Resolução de Problemas.
id UNIABEU-1_333abdd4a2c2da9b20ef3b73a91575e0
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3987
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASLetramento Matemático; Ensino Fundamental; Resolução de Problemas.Este artigo tem como tema central o desenvolvimento do Letramento Matemático através da metodologia de Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Para isso realiza reflexões acerca do Letramento Matemático tomando como base o aspecto histórico e os conceitos de Letramento na Língua Materna. Buscamos entender o que significa “ler” matemática a partir do entendimento de linguagem. Além disso, distinguimos o Letramento Matemático dos conceitos de Alfabetização Matemática e Numeramento que, por vezes, se encontram ou confundem. Também, refletimos a adoção da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática, entendendo a razões e formas de utilizar essa metodologia. Esses estudos foram feitos visando apresentar a metodologia de Resolução de Problemas como forma de alcançar o desenvolvimento do Letramento Matemático. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão de Letramento, Alfabetização, Numeramento e Resolução de Problemas.Revista UniabeuSilva, Beatriz Pereira daVicter, Eline das Flores2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 99-1152179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-11T20:01:59Zoai:ojs2.abeu.local:article/3987Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-11-11T20:01:59Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Silva, Beatriz Pereira da
Letramento Matemático; Ensino Fundamental; Resolução de Problemas.
title_short UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_full UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
title_sort UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
author Silva, Beatriz Pereira da
author_facet Silva, Beatriz Pereira da
Victer, Eline das Flores
author_role author
author2 Victer, Eline das Flores
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Beatriz Pereira da
Victer, Eline das Flores
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Matemático; Ensino Fundamental; Resolução de Problemas.
topic Letramento Matemático; Ensino Fundamental; Resolução de Problemas.
description Este artigo tem como tema central o desenvolvimento do Letramento Matemático através da metodologia de Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Para isso realiza reflexões acerca do Letramento Matemático tomando como base o aspecto histórico e os conceitos de Letramento na Língua Materna. Buscamos entender o que significa “ler” matemática a partir do entendimento de linguagem. Além disso, distinguimos o Letramento Matemático dos conceitos de Alfabetização Matemática e Numeramento que, por vezes, se encontram ou confundem. Também, refletimos a adoção da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática, entendendo a razões e formas de utilizar essa metodologia. Esses estudos foram feitos visando apresentar a metodologia de Resolução de Problemas como forma de alcançar o desenvolvimento do Letramento Matemático. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão de Letramento, Alfabetização, Numeramento e Resolução de Problemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 99-115
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819854139392