Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_32269799375b2d1e12acc2a20d022d8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41613
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling René Lommez Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5485409441731702João Cura D'Ars de Figueiredo JuniorJacqueline SarmientoRenata Maria de Almeida MartinsLuciano MigliaccioFabrício José Nascimento da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/6927640031689494Rita de Cássia Cavalcante2022-05-12T17:50:41Z2022-05-12T17:50:41Z2022-02-25http://hdl.handle.net/1843/41613https://orcid.org/ 0000-0003-0867-5419O livro de receitas Arte de Brilhantes Vernizes foi escrito por João Stooter, na primeira metade do século XVIII, em Portugal. A obra foi publicada pela primeira vez, em 1729, pela renomada casa de impressão da família Verdussen, sediada em Antuérpia. Dedicado aos mestres torneiros, pintores, escultores e demais artistas portugueses, o principal objetivo do livro era ensiná-los a dar um acabamento estético em suas obras, com qualidade comparável ao que estava sendo realizado nas cidades de Amsterdã, Londres e Paris. O autor reuniu com cuidado a descrição de uma ampla gama de ingredientes provenientes de diferentes partes do mundo, com a identificação das madeiras, óleos, resinas, gomas e corantes naturais, materiais para lixar e dar acabamento em peças de madeira, metal, marfim e coquilho; receitas de vernizes, tinturas e técnicas de ornamentação, que são apresentadas com as quantidades e procedimentos de preparação. Essa pesquisa tem como objetivo compreender os mecanismos de transmissão e circulação da informação no campo da arte, a partir de um exemplar da primeira edição da Arte de Brilhantes Vernizes pertencente ao acervo da Erfgoedbibliotheek Hendrik Conscience, na Antuérpia, que contém notas de alta relevância inseridas à mão pelo próprio autor. Foi realizado um estudo dos mecanismos adotados por João Stooter para transmitir o conhecimento artesanal pela via escrita, em um período em que o ensino era realizado em grande medida dentro das oficinas. A metodologia envolveu a análise do conteúdo informacional do livro e a reprodução de receitas selecionadas, onde foi possível verificar quais foram as estratégias textuais adotadas por João Stooter e se elas foram eficientes no compartilhamento do saber, além de estabelecer relações entre as matérias-primas empregadas pelo autor e os ingredientes utilizados nas reproduções das receitas. Através do levantamento de materiais e técnicas apresentados por João Stooter e análises comparativas com os textos escritos pelos padres jesuítas João Daniel em seu Tesouro descoberto no máximo Rio Amazonas e em Crônica da Missão dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão de João Filipe Bettendorff, foi realizado um estudo sobre circulações, transferências e deslocamentos de informação no universo das artes entre diferentes locais e culturas, trazendo evidências em relação às matérias-primas provenientes das florestas tropicais e às técnicas adotadas pelos povos originários do Brasil, que contribuíram para o desenvolvimento das artes no Mundo Moderno. O trabalho é concluído com a apresentação de um glossário, que tem por objetivo auxiliar na compreensão do livro Arte de Brilhantes Vernizes através da restituição de termos apresentados em suas receitas.The recipe book Arte de Brilhantes Vernizes was written by João Stooter, in the first half of the 18th century, in Portugal. The work was first published in 1729 by the renowned printing house of the Verdussen family, based in Antwerp. Dedicated to master turners, painters, sculptors and other Portuguese artists, the main objective of the book was to teach them how to give an aesthetic finish to their works, with comparable quality to what was being done in the cities of Amsterdam, London and Paris. The author has carefully gathered the description of a wide range of ingredients from distinct parts of the world, with the identification of woods, oils, resins, gums and natural dyes, materials for sanding and finishing pieces of wood, metal, ivory and coquilho; recipes for varnishes, tinctures and ornamentation techniques, which are presented with the quantities and preparation procedures. This research aims to understand the transmission mechanisms and circulation of information in the field of art, from a copy of the first edition of Arte de Brilhantes Vernizes belonging to the collection of Erfgoedbibliotheek Hendrik Conscience, in Antwerp, which contains highly relevant writed notes inserted by the author. A study was carried out on the mechanisms adopted by João Stooter to transmit artisanal knowledge through writing, at a time when teaching was largely carried out within the workshops. Therefore, we sought to analyze the informational content of the book and reproduce selected recipes. The methodology involved the analysis of the informational content of the book and the reproduction of selected recipes, where it was possible to verify which were the textual strategies adopted by João Stooter and if they were efficient in sharing knowledge, in addition to establishing relationships between the raw materials used by the author and the ingredients used in the reproductions of the recipes. Through the survey of materials and techniques presented by João Stooter and comparative analyzes with the texts written by the Jesuit priests João Daniel in his Tesouro descoberto no Rio Amazonas and in João Felipe Bettendorff's Crônica da Missão dos padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão, it was carried out a study on the circulations, transfers and displacements of information in the universe of the arts between different places and cultures, bringing evidence in relation to raw materials from tropical forests and the techniques adopted by the native peoples of Brazil, which contributed to the development of the arts in the Modern World. The work concludes with the presentation of a glossary, which aims to assist in the understanding of the book Arte de Brilhantes Vernizes through the restitution of terms presented in its recipes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFMGBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOCiência da informaçãoArteAnálise de conteúdo (comunicação)Saber e erudiçãoArte de Brilhantes VernizesJoão StooterTransmissão do conhecimentoLivro de receitas artísticasCirculação da InformaçãoTransmissão do conhecimento e circulação da informação em um livro de receitas de vernizes do século XVIIITransmission of knowledge and circulation of information in an 18th century varnish recipes bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTransmissão do conhecimento e circulação da informação em um livro de receitas do século XVIII.pdfTransmissão do conhecimento e circulação da informação em um livro de receitas do século XVIII.pdfapplication/pdf3468720https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41613/1/Transmiss%c3%a3o%20do%20conhecimento%20e%20circula%c3%a7%c3%a3o%20da%20informa%c3%a7%c3%a3o%20em%20um%20livro%20de%20receitas%20do%20s%c3%a9culo%20XVIII.pdfa7121efba7ff9e3ab5ee40cba166b5fdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41613/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/416132022-05-12 14:50:41.679oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-12T17:50:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548236468649984