Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNZY |
Resumo: | Essa pesquisa objetiva potencializar a fotografia como linguagem essencial no processo Ensino/Aprendizagem. Baseia-se em estudos de estudiosos, que investigam o uso dos recursos tecnológicos no ensino de Artes Visuais, dando ênfase na "Fotografia". Relata a experiência de alunos do 1°ano do ensino médio com a fotografia, sua historia e suas formas de expressão artística, bem como esse recurso tecnológico pouco explorado nas escolas, pode abrir novas possibilidades, para aprofundar e enriquecer o ensino da arte em si. Através desse estudo pode se perceber que o uso da "Fotografia ", do Componente Curricular Arte é um recurso importante para a inovação no ensino e formação crítica do educando. |
id |
UFMG_3228ed09c65fb86fd30e3dfa9e03d573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSNZY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudia Regina dos AnjosVerona Campos SegantiniEvandro Jose Lemos da CunhaAdinelia Fabiani Alves Torres2019-08-09T19:23:56Z2019-08-09T19:23:56Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNZYEssa pesquisa objetiva potencializar a fotografia como linguagem essencial no processo Ensino/Aprendizagem. Baseia-se em estudos de estudiosos, que investigam o uso dos recursos tecnológicos no ensino de Artes Visuais, dando ênfase na "Fotografia". Relata a experiência de alunos do 1°ano do ensino médio com a fotografia, sua historia e suas formas de expressão artística, bem como esse recurso tecnológico pouco explorado nas escolas, pode abrir novas possibilidades, para aprofundar e enriquecer o ensino da arte em si. Através desse estudo pode se perceber que o uso da "Fotografia ", do Componente Curricular Arte é um recurso importante para a inovação no ensino e formação crítica do educando.This research aims to leverage photography as essential language in the process Teaching/Learning of Art. It is based on studies of writers, investigating the use of technological resources in teaching Visual Arts, focusing on "Photography". Describes the experience of students of the 1st year of high school with photography, its history and forms of artistic expression as well as this technological resource underexplored by schools, may open new possibilities and enrich the teaching of art. Through this study we perceive the "Photography", used in the lessons of "Art" is an important resource for innovation education and training review of the student.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesEnsinoTecnologiasFotografiaArteUm click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_concluida_2014__pdf_.pdfapplication/pdf1126311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNZY/1/monografia_final_concluida_2014__pdf_.pdfd317390a45ac1b878c03b0fd96b3575aMD51TEXTmonografia_final_concluida_2014__pdf_.pdf.txtmonografia_final_concluida_2014__pdf_.pdf.txtExtracted texttext/plain56387https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNZY/2/monografia_final_concluida_2014__pdf_.pdf.txt15fb1de38af203bd98bccb197ef7fe37MD521843/BUOS-9KSNZY2019-11-14 04:05:57.23oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSNZYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:05:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte |
title |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte |
spellingShingle |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte Adinelia Fabiani Alves Torres Ensino Tecnologias Fotografia Arte Artes |
title_short |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte |
title_full |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte |
title_fullStr |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte |
title_full_unstemmed |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte |
title_sort |
Um click no ensino de Artes Visuais: o uso da fotografia no ensino da arte |
author |
Adinelia Fabiani Alves Torres |
author_facet |
Adinelia Fabiani Alves Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Regina dos Anjos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Verona Campos Segantini |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adinelia Fabiani Alves Torres |
contributor_str_mv |
Claudia Regina dos Anjos Verona Campos Segantini Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Tecnologias Fotografia Arte |
topic |
Ensino Tecnologias Fotografia Arte Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
Essa pesquisa objetiva potencializar a fotografia como linguagem essencial no processo Ensino/Aprendizagem. Baseia-se em estudos de estudiosos, que investigam o uso dos recursos tecnológicos no ensino de Artes Visuais, dando ênfase na "Fotografia". Relata a experiência de alunos do 1°ano do ensino médio com a fotografia, sua historia e suas formas de expressão artística, bem como esse recurso tecnológico pouco explorado nas escolas, pode abrir novas possibilidades, para aprofundar e enriquecer o ensino da arte em si. Através desse estudo pode se perceber que o uso da "Fotografia ", do Componente Curricular Arte é um recurso importante para a inovação no ensino e formação crítica do educando. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T19:23:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T19:23:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNZY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNZY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNZY/1/monografia_final_concluida_2014__pdf_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNZY/2/monografia_final_concluida_2014__pdf_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d317390a45ac1b878c03b0fd96b3575a 15fb1de38af203bd98bccb197ef7fe37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589461830795264 |