A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG3H |
Resumo: | No projeto de ensino A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: Relato de uma Experiência no Ensino Médio, trabalhou-se a apropriação de conceitos artísticos visuais, auxiliada pela inserção de novas tecnologias no âmbito escolar, privilegiando a compreensão da fotografia, propondo novos meios de se garantir uma aprendizagem significativa e de valores positivos Nesta monografia há umbreve histórico acerca do processo evolutivo do ensino de artes no Brasil; seguida de um enfoque da importância e inserção de novas tecnologias no âmbito escolar, neste caso a fotografia como conteúdo, seus conhecimentos próprios e específicos, tais como: história, funcionamento, aplicativos, etc. E por fim relata os passos deuma proposta de trabalho voltada para o ensino de Artes Visuais, no 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães. |
id |
UFMG_967e7ea449d5f82487a55369af3dcac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KG3H |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Natalia Martins CarneiroEvandro Jose Lemos da CunhaJaquelina Aparecida Rodrigues Amaro2019-08-10T03:36:22Z2019-08-10T03:36:22Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG3HNo projeto de ensino A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: Relato de uma Experiência no Ensino Médio, trabalhou-se a apropriação de conceitos artísticos visuais, auxiliada pela inserção de novas tecnologias no âmbito escolar, privilegiando a compreensão da fotografia, propondo novos meios de se garantir uma aprendizagem significativa e de valores positivos Nesta monografia há umbreve histórico acerca do processo evolutivo do ensino de artes no Brasil; seguida de um enfoque da importância e inserção de novas tecnologias no âmbito escolar, neste caso a fotografia como conteúdo, seus conhecimentos próprios e específicos, tais como: história, funcionamento, aplicativos, etc. E por fim relata os passos deuma proposta de trabalho voltada para o ensino de Artes Visuais, no 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFotografiaArte Estudo e ensinoEnsino de artesFotografiaImagemA fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_jaquelina_aparecida_rodrigues_amaro.pdfapplication/pdf535729https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KG3H/1/monografia_final_jaquelina_aparecida_rodrigues_amaro.pdfa593a3f28bd8911c185b4177bfdd53dfMD51TEXTmonografia_final_jaquelina_aparecida_rodrigues_amaro.pdf.txtmonografia_final_jaquelina_aparecida_rodrigues_amaro.pdf.txtExtracted texttext/plain59383https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KG3H/2/monografia_final_jaquelina_aparecida_rodrigues_amaro.pdf.txt6392c8b6267c8a211d66781b6a3b8f9eMD521843/BUBD-A9KG3H2019-11-14 05:32:39.758oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KG3HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:32:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio |
title |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio |
spellingShingle |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio Jaquelina Aparecida Rodrigues Amaro Ensino de artes Fotografia Imagem Fotografia Arte Estudo e ensino |
title_short |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio |
title_full |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio |
title_fullStr |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio |
title_sort |
A fotografia no ensino de artes visuais: relato de uma experiência no ensino médio |
author |
Jaquelina Aparecida Rodrigues Amaro |
author_facet |
Jaquelina Aparecida Rodrigues Amaro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Natalia Martins Carneiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaquelina Aparecida Rodrigues Amaro |
contributor_str_mv |
Natalia Martins Carneiro Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de artes Fotografia Imagem |
topic |
Ensino de artes Fotografia Imagem Fotografia Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fotografia Arte Estudo e ensino |
description |
No projeto de ensino A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: Relato de uma Experiência no Ensino Médio, trabalhou-se a apropriação de conceitos artísticos visuais, auxiliada pela inserção de novas tecnologias no âmbito escolar, privilegiando a compreensão da fotografia, propondo novos meios de se garantir uma aprendizagem significativa e de valores positivos Nesta monografia há umbreve histórico acerca do processo evolutivo do ensino de artes no Brasil; seguida de um enfoque da importância e inserção de novas tecnologias no âmbito escolar, neste caso a fotografia como conteúdo, seus conhecimentos próprios e específicos, tais como: história, funcionamento, aplicativos, etc. E por fim relata os passos deuma proposta de trabalho voltada para o ensino de Artes Visuais, no 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T03:36:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T03:36:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG3H |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KG3H |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KG3H/1/monografia_final_jaquelina_aparecida_rodrigues_amaro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KG3H/2/monografia_final_jaquelina_aparecida_rodrigues_amaro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a593a3f28bd8911c185b4177bfdd53df 6392c8b6267c8a211d66781b6a3b8f9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589282713042944 |