Adolescentes em tempo integral: vivências - saberes - significados : a construção da identidade de adolescentes a partir de vivências em projetos de educação em tempo integral na Rede Municipal de Educação Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catherine Monique de Souza Hermont
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7MFF7Q
Resumo: Esta pesquisa busca compreender os significados atribuídas por adolescentes à vivências em uma proposta de ampliação do tempo escolar. Procurando compreender a constituição das identidades juvenis e discentes A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e seus arredores/ comunidade. Duas turmas que constituíam o Projeto Rede do 3° Ciclo, num total de 56 estudantes de 12 à 17 anos. A coleta de dados, de abordagem qualitativa, foi realizada em três passos: iniciando pelo acompanhamento dos estudantes durante o 2ª semestre de 2006, em uma perspectiva etnográfica. Durante o ano de 2007, foram realizadas entrevistas semi- estruturadas com participantes da turma com trajetórias diferenciadas, foram colhidos dados sobre as trajetórias escolares para a definição dessas entrevistas. Finalizando a coleta de dados, foram realizadas algumas discussões coletivas, no final de 2007, com base em fotos e materiais recolhidos ao longo do período de acompanhamento da turma. Permitindo registrar algumas informações sobre a progressão escolar dos estudantes. A análise dos dados permitiu perceber os significados de passar o dia todo na escola e os conceitos de si mesmo construídos. As relações estabelecidas entre essas duas identidades se formam a partir de conceitos diversos entre ser jovem e ser aluno, e se apresentam de diversas formas. Três espaços de experiência de articulam para a construção desses conceitos: as experiências escolares de anos anteriores, a do ano de 2006 no tempo regular do 3° ciclo e no tempo ampliado do projeto. Percebesse que ser jovem e ser aluno/estudante não é tarefa realizável a todos os participantes do grupo pesquisado.
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