Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Luiza da Silva Medeiros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR
Resumo: Este estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias.
id UFMG_329f74885c5c93e6a33f3dfa49f7a23a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EHFDR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vânia Lúcia de Morais RibeiroMaria Luiza da Silva Medeiros2019-08-13T16:17:44Z2019-08-13T16:17:44Z2012-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDREste estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias.This study tries an articulation referring to the neuropsycologic mechanisms of learning and memory and from the strategic behavioral cognitive therapy used to treat specific kinds of phobia. In this case, we look on knowledge about how the neuroscience can contribute to the process of comprehension of the effects produced by the psychotherapy and different methods of psychotherapy intervention over brain structures listed to learning and memory. Learning is a process from which people can have access to a very large different and diverse ways of knowledge. On the other hand, memory is the capacity of retraining of all what has been learned. The specific phobia is a confusion or troubled memory causes which brings several limitations on every day tasks of patients. The behavioral cognitive therapy is a kind of short therapy which works with cognition, feelings and behaviors, offering to patients new knowledge so that they can have a better life condition. It was used a study of a kind of specific phobia in order to demonstrate links of function of central nervous system and the strategic of behavioral cognitive therapy which can make possible new knowledge and memories.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTerapia cognitivo-comportamentalNeuropsicologiaFobia específicaMemóriaAprendizagemPsicoterapia cognitiva comportamentalEstudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_luiza_04_2012.pdfapplication/pdf466730https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/1/maria_luiza_04_2012.pdf41c12bac681340bf98a122386865f1cbMD51TEXTmaria_luiza_04_2012.pdf.txtmaria_luiza_04_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain94436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/2/maria_luiza_04_2012.pdf.txtb2b45a1c36c387f2395663f93f715ab4MD521843/BUBD-9EHFDR2019-11-14 15:03:50.027oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EHFDRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:03:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
title Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
spellingShingle Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
Maria Luiza da Silva Medeiros
Neuropsicologia
Fobia específica
Memória
Aprendizagem
Psicoterapia cognitiva comportamental
Terapia cognitivo-comportamental
title_short Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
title_full Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
title_fullStr Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
title_full_unstemmed Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
title_sort Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
author Maria Luiza da Silva Medeiros
author_facet Maria Luiza da Silva Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vânia Lúcia de Morais Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Luiza da Silva Medeiros
contributor_str_mv Vânia Lúcia de Morais Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
Fobia específica
Memória
Aprendizagem
Psicoterapia cognitiva comportamental
topic Neuropsicologia
Fobia específica
Memória
Aprendizagem
Psicoterapia cognitiva comportamental
Terapia cognitivo-comportamental
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Terapia cognitivo-comportamental
description Este estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T16:17:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T16:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/1/maria_luiza_04_2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/2/maria_luiza_04_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41c12bac681340bf98a122386865f1cb
b2b45a1c36c387f2395663f93f715ab4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676940778668032