Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR |
Resumo: | Este estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias. |
id |
UFMG_329f74885c5c93e6a33f3dfa49f7a23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EHFDR |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vânia Lúcia de Morais RibeiroMaria Luiza da Silva Medeiros2019-08-13T16:17:44Z2019-08-13T16:17:44Z2012-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDREste estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias.This study tries an articulation referring to the neuropsycologic mechanisms of learning and memory and from the strategic behavioral cognitive therapy used to treat specific kinds of phobia. In this case, we look on knowledge about how the neuroscience can contribute to the process of comprehension of the effects produced by the psychotherapy and different methods of psychotherapy intervention over brain structures listed to learning and memory. Learning is a process from which people can have access to a very large different and diverse ways of knowledge. On the other hand, memory is the capacity of retraining of all what has been learned. The specific phobia is a confusion or troubled memory causes which brings several limitations on every day tasks of patients. The behavioral cognitive therapy is a kind of short therapy which works with cognition, feelings and behaviors, offering to patients new knowledge so that they can have a better life condition. It was used a study of a kind of specific phobia in order to demonstrate links of function of central nervous system and the strategic of behavioral cognitive therapy which can make possible new knowledge and memories.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTerapia cognitivo-comportamentalNeuropsicologiaFobia específicaMemóriaAprendizagemPsicoterapia cognitiva comportamentalEstudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_luiza_04_2012.pdfapplication/pdf466730https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/1/maria_luiza_04_2012.pdf41c12bac681340bf98a122386865f1cbMD51TEXTmaria_luiza_04_2012.pdf.txtmaria_luiza_04_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain94436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/2/maria_luiza_04_2012.pdf.txtb2b45a1c36c387f2395663f93f715ab4MD521843/BUBD-9EHFDR2019-11-14 15:03:50.027oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EHFDRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:03:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica |
title |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica |
spellingShingle |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica Maria Luiza da Silva Medeiros Neuropsicologia Fobia específica Memória Aprendizagem Psicoterapia cognitiva comportamental Terapia cognitivo-comportamental |
title_short |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica |
title_full |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica |
title_fullStr |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica |
title_sort |
Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica |
author |
Maria Luiza da Silva Medeiros |
author_facet |
Maria Luiza da Silva Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vânia Lúcia de Morais Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Luiza da Silva Medeiros |
contributor_str_mv |
Vânia Lúcia de Morais Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuropsicologia Fobia específica Memória Aprendizagem Psicoterapia cognitiva comportamental |
topic |
Neuropsicologia Fobia específica Memória Aprendizagem Psicoterapia cognitiva comportamental Terapia cognitivo-comportamental |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Terapia cognitivo-comportamental |
description |
Este estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T16:17:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T16:17:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/1/maria_luiza_04_2012.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EHFDR/2/maria_luiza_04_2012.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41c12bac681340bf98a122386865f1cb b2b45a1c36c387f2395663f93f715ab4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676940778668032 |