Um sistema de engenharia de tráfego autogerenciável para redes IP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Dias de Oliveira Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNGCG
Resumo: Embora consolidada entre as operadoras de telecomunicações, a oferta de um pacote de serviços que agrega telefonia, televisão e Internet ainda é entregue, na maioria das vezes, através de diferentes redes de telecomunicações. A convergência desses serviços em uma única rede permitiria a redução nos custos de implantação, expansão e manutenção. A crescente diversidade de equipamentos multimídia como netbooks, smartphones, tablets, smartTVs, óculos de realidade aumentada, entre outros, compatíveis com a rede IP, indicam que esta é a rede ideal para a convergência. Entretanto, os diferentes serviços somados à diversidade de dispositivos multimídia, geram um perfil de tráfego dinâmico, complexo e imprevisível, para o qual o atual esquema de gerência da rede se torna lento e ineficiente. A proposta deste trabalho é um sistema de engenharia de tráfego autogerenciado, onde a operação e a manutenção da rede sejam realizadas com eficiência e sem a intervenção humana. Para avaliação de desempenho do sistema proposto, foi utilizado o simulador ns-2. Nesse ambiente foram configurados diferentes cenários, com fluxos de taxa variável (Variable Bit Rate - VBR), provenientes de vídeos reais, e fluxos de taxa constante (Constant Bit Rate - CBR). Os resultados mostram que quando os recursos disponíveis na rede são maiores do que a demanda dos serviços, o sistema autogerenciável é capaz de otimizar a alocação destes recursos, de forma a buscar atender toda a demanda com a qualidade necessária, distribuindo quanto possível a carga na rede. Já quando a demanda é maior do que os recursos de que a rede dispõe, o sistema busca alocar o máximo de demandas, sem prejudicar a qualidade de suas respectivas transmissões. Também foi avaliado o comportamento do sistema na ocorrência de uma falha de enlace, mostrando que o mesmo é capaz de reagir, sem a interferência humana, adaptando-se ao novo estado da rede para continuar atendendo os serviços afetados.
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Entretanto, os diferentes serviços somados à diversidade de dispositivos multimídia, geram um perfil de tráfego dinâmico, complexo e imprevisível, para o qual o atual esquema de gerência da rede se torna lento e ineficiente. A proposta deste trabalho é um sistema de engenharia de tráfego autogerenciado, onde a operação e a manutenção da rede sejam realizadas com eficiência e sem a intervenção humana. Para avaliação de desempenho do sistema proposto, foi utilizado o simulador ns-2. Nesse ambiente foram configurados diferentes cenários, com fluxos de taxa variável (Variable Bit Rate - VBR), provenientes de vídeos reais, e fluxos de taxa constante (Constant Bit Rate - CBR). Os resultados mostram que quando os recursos disponíveis na rede são maiores do que a demanda dos serviços, o sistema autogerenciável é capaz de otimizar a alocação destes recursos, de forma a buscar atender toda a demanda com a qualidade necessária, distribuindo quanto possível a carga na rede. Já quando a demanda é maior do que os recursos de que a rede dispõe, o sistema busca alocar o máximo de demandas, sem prejudicar a qualidade de suas respectivas transmissões. Também foi avaliado o comportamento do sistema na ocorrência de uma falha de enlace, mostrando que o mesmo é capaz de reagir, sem a interferência humana, adaptando-se ao novo estado da rede para continuar atendendo os serviços afetados.The offer of a service bundle, which includes phone, television and Internet, is still delivered most often through separate telecommunications networks even though it is consolidated among telecom operators. The convergence of these services into a single network would save on costs of implementation, expansion and maintenance. The growing diversity of multimedia devices such as netbooks, smartphones, tablets, smartTVs and augmented reality glasses, among others compatible with the IP networks is an indication that this is the ideal network for convergence. However, different services in addition to the diversity of multimedia devices generate a dynamic, complex and unpredictable traffic profile, for which the current network management scheme becomes slow and inefficient. The proposal of this work is a self-managed traffic engineering system in which the network operation and maintenance are performed efficiently and without human intervention. The ns-2 simulator was used for the performance evaluation of the proposed system. Different scenarios were configured in this environment with Variable Bit Rate (VBR) flows from real videos and Constant Bit Rate (CBR) flows. The results show that when the available resources in the network are greater than the services demand, the self-managing system is able to optimize the resources allocation in order to meet the demand with the required quality, distributing the network load when possible. However, when demand is greater than the resources that the network can provide, the system seeks to maximize demand allocation without sacrificing the broadcast quality. The behavior of the system in the occurrence of a link failure was also assessed and showed that the system is capable of reacting without human interference, adapting to the new network state to continue delivering the affected services.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInterconexão de redes (Telecomunicações)Engenharia elétricaEngenharia ElétricaUm sistema de engenharia de tráfego autogerenciável para redes IPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1013m_ppgee_pedro_carvalho.pdfapplication/pdf1841421https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNGCG/1/1013m_ppgee_pedro_carvalho.pdf93c14256028ecb2e4f0e3f8fd65e318fMD51TEXT1013m_ppgee_pedro_carvalho.pdf.txt1013m_ppgee_pedro_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain143024https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNGCG/2/1013m_ppgee_pedro_carvalho.pdf.txtc3c2c99d3a7158108c6bb3227fc9babfMD521843/BUOS-9LNGCG2019-11-14 21:48:57.644oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNGCGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:48:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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