Avaliação de duas ferramentas para a representação das variáveis acústicas implicadas no vibrato da flauta.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jessica Dalsant
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8L8P6X
Resumo: O presente trabalho investigou o vibrato na flauta transversal para determinar que ferramentas de análise acústica pudessem descrevê-lo de forma abrangente, tendo em vista sua aplicação no ensino dessa técnica instrumental. Depois de considerarem-se trabalhos previamente escritos sobre o assunto, resolveu-se focar a análise acústica do vibrato nos seguintes parâmetros acústicos: a profundidade, a taxa, o desvio da frequência fundamental, a modulação do envelope espectral, a regularidade e a forma da onda, o modo de ataque e conclusão da nota, os ruídos/nuvens fantasmas, a evolução no tempo.Esse conjunto de variáveis foi avaliado por dois processos de cálculo: primeiro, o programa de análise espectrográfica SpectraPro, segundo, o algoritmo proposto pelos departamentos de eletrônica e de física da UFMG. Ambos os processos são baseados na Transformada Rápida de Fourier (FFT), mas usam interfaces diferentes.Avaliaram-se dois tipos de amostras: 1) nota longa selecionada de gravações comerciais; 2) nota longa escolhida de gravações não comerciais feitas por diversos flautistas profissionais em diferentes oitavas e dinâmicas. A nota selecionada foi sempre a mesma e extraída da peça para flauta solo Syrinx, do compositor Claude Debussy (1862-1918). Os resultados da aplicação dessas ferramentas de medição do vibrato indicaram que o primeiro processo é mais efetivo na medição do modo de ataque e conclusão da nota, assim como, ruídos/nuvens fantasmas, evolução do vibrato no tempo e envelope espectral, mas não é adequado para rastrear a evolução temporal da taxa e da profundidade das modulações. O segundo processo calcula com maior precisão a regularidade, a forma da onda, a taxa e a profundidade da frequência fundamental (F0). A análise de diferentes variáveis acústicas envolvidas no vibrato permite-nos compreender mudanças que ocorrem no timbre e no som da flauta. Deste modo, conhecendo os diversos efeitos acústicos causados pelo vibrato na flauta, abrem-se possibilidades técnicas e didáticas, que ajudam o flautista a aprimorar o uso, a qualidade e a flexibilidade do seu vibrato, aumentando os recursos timbrísticos e expressivos determinantes da qualidade sonora do instrumento.
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Ambos os processos são baseados na Transformada Rápida de Fourier (FFT), mas usam interfaces diferentes.Avaliaram-se dois tipos de amostras: 1) nota longa selecionada de gravações comerciais; 2) nota longa escolhida de gravações não comerciais feitas por diversos flautistas profissionais em diferentes oitavas e dinâmicas. A nota selecionada foi sempre a mesma e extraída da peça para flauta solo Syrinx, do compositor Claude Debussy (1862-1918). Os resultados da aplicação dessas ferramentas de medição do vibrato indicaram que o primeiro processo é mais efetivo na medição do modo de ataque e conclusão da nota, assim como, ruídos/nuvens fantasmas, evolução do vibrato no tempo e envelope espectral, mas não é adequado para rastrear a evolução temporal da taxa e da profundidade das modulações. O segundo processo calcula com maior precisão a regularidade, a forma da onda, a taxa e a profundidade da frequência fundamental (F0). A análise de diferentes variáveis acústicas envolvidas no vibrato permite-nos compreender mudanças que ocorrem no timbre e no som da flauta. Deste modo, conhecendo os diversos efeitos acústicos causados pelo vibrato na flauta, abrem-se possibilidades técnicas e didáticas, que ajudam o flautista a aprimorar o uso, a qualidade e a flexibilidade do seu vibrato, aumentando os recursos timbrísticos e expressivos determinantes da qualidade sonora do instrumento.This work investigated the flute vibrato, to determine which analytical tools that represent it in a more comprehensive way. Our aim is to use these tools to improve flute instrumental technic.After considering previously published works on this topic, it has been decided to focus this investigation on the following vibrato acoustical parameters: extent, rate, deviation from the fundamental frequency (F0), regularity and wave shape, attack end ending of the note, use of the vibrato in the attack and ending of the note, noises/ ghost clouds, vibrato and spectral envelope evolution in time. Two different types of tools were tested: first the spectrographic analysis program named SpectraPro, second an algorithm for the measure of vibratos fluctuations, proposed by the Physics and Electronics Departments of UFMG. Both tools are based based on the Fast Fourier Transform (FFT), but using different interfaces. Two types of samples have been evaluated: 1) long notes extracted from commercial recording 2) long notes from non commercial recordings, played live by different professional flutists in different dynamics and octaves. The same note was selected from a piece for solos flute, Syrinx, by Claude Debussy (1862-1918). The results of the application of these two tools indicated that the first one is more effective in measuring attack end ending of the note, noises/ ghost clouds, vibrato and spectral envelope evolution along the time, but its not precise in detecting rate and extent development in time. The second tool revealed to be more precise in measuring regularity, wave shape, rate and extent of F0. The analysis of different acoustical parameters involved in vibrato allows us to understand what kind of changes happens in flutes sound and timbre. To comprehend the various acoustical effects caused by vibrato in flute sound, means giving new technical and pedagogical possibilities for every flutist to improve the use, quality and flexibility of his/her vibrato and timbre. This can help to enrich the sound quality and the expressive possibilities of the flute.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAcústica (Música)Flauta qualidade sonoraVibrato (Musica)Análise espectral aplicada à músicaFerramentas de análise do vibratoVibrato na flauta transversalAnálise espectrográfica do vibratoAlgoritmo de análise do vibratoAvaliação de duas ferramentas para a representação das variáveis acústicas implicadas no vibrato da flauta.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado_dalsant.pdfapplication/pdf3220178https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8L8P6X/1/mestrado_dalsant.pdfb294e5ce0695f2de36377e7fe8f59122MD51TEXTmestrado_dalsant.pdf.txtmestrado_dalsant.pdf.txtExtracted texttext/plain108447https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8L8P6X/2/mestrado_dalsant.pdf.txt8d0973718bfe0690f3ae38662c35dfc0MD521843/AAGS-8L8P6X2019-11-14 03:20:46.518oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8L8P6XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:20:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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